sábado, 15 de junho de 2013

Deu-la-Deu Martins e o cerco a Alvalade

Deus lo deu, Deus lo há dado...
 
 
Tinha eu 10 anos quando deparei pela primeira vez com esta velha lenda. No meu livro da 3ª classe. Até hoje ela permaneceu na minha memória, de braço dado com a admiração que cultivei durante toda uma vida, para com o elemento feminino, e em particular a sua inteligência e argúcia e aquele sexto sentido que invejarei enquanto por cá andar.
 
Hoje, ao ler esta notícia, sobre afirmações que Bruno de Carvalho terá pronunciado, após o primeiro jogo do playoff da final do campeonato nacional de futsal, lembrei-me de Deu-la-Deu Martins. E pareceu-me descortinar nas entrelinhas do discurso do Presidente, uma mensagem muito semelhante àquela que a heroína de Monção terá utilizado há tantas centenas de anos para "despachar" os galegos.
 
O Presidente do Sporting Clube de Portugal também estará hoje cercado. Um cerco terrível feito por interesses esconsos que terão crescido à sombra de hábitos e incompetências que proliferam em volta de Alvalade há quase duas décadas e do qual não será fácil conseguir a libertação. Mas Bruno de Carvalho, quiçá desconhecedor da lenda monçanense, terá recorrido à sua intuição para concertar estratégia semelhante. E a julgar pela coragem e firmeza que vem evidenciando, não me admirarei muito que o cerco venha a ser levantado e os "galegos" retirem. Porque, parafraseando os revolucionários cubanos que depuseram o ditador Fulgêncio, ao Sporting Clube de Portugal, que outra alternativa nos restará, que... "pátria ou morte" ?!...
 
Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Orgulho, caro "rdpl", orgulho é o que deve sentir e que não recuso invejar! Bem haja Monção, por tais filhos ter!
      Um abraço para si e para todos os monçanenses e muito em particular para todos os sportinguistas de uma terra de que gosto muito.

      SL

      Eliminar