Deus lo deu, Deus lo há dado... |
Tinha eu 10 anos quando deparei pela primeira vez com esta velha lenda. No meu livro da 3ª classe. Até hoje ela permaneceu na minha memória, de braço dado com a admiração que cultivei durante toda uma vida, para com o elemento feminino, e em particular a sua inteligência e argúcia e aquele sexto sentido que invejarei enquanto por cá andar.
Hoje, ao ler esta notícia, sobre afirmações que Bruno de Carvalho terá pronunciado, após o primeiro jogo do playoff da final do campeonato nacional de futsal, lembrei-me de Deu-la-Deu Martins. E pareceu-me descortinar nas entrelinhas do discurso do Presidente, uma mensagem muito semelhante àquela que a heroína de Monção terá utilizado há tantas centenas de anos para "despachar" os galegos.
O Presidente do Sporting Clube de Portugal também estará hoje cercado. Um cerco terrível feito por interesses esconsos que terão crescido à sombra de hábitos e incompetências que proliferam em volta de Alvalade há quase duas décadas e do qual não será fácil conseguir a libertação. Mas Bruno de Carvalho, quiçá desconhecedor da lenda monçanense, terá recorrido à sua intuição para concertar estratégia semelhante. E a julgar pela coragem e firmeza que vem evidenciando, não me admirarei muito que o cerco venha a ser levantado e os "galegos" retirem. Porque, parafraseando os revolucionários cubanos que depuseram o ditador Fulgêncio, ao Sporting Clube de Portugal, que outra alternativa nos restará, que... "pátria ou morte" ?!...
Leoninamente,
Até à próxima
lenda da minha terra :D
ResponderEliminarOrgulho, caro "rdpl", orgulho é o que deve sentir e que não recuso invejar! Bem haja Monção, por tais filhos ter!
EliminarUm abraço para si e para todos os monçanenses e muito em particular para todos os sportinguistas de uma terra de que gosto muito.
SL