quinta-feira, 20 de junho de 2013

Os meninos de Jardim...




Todas as manifestações de arte se divorciam irreversivelmente dos autores, a partir do momento em que são oferecidas ao mundo, seja qual for a interpretação que esse mundo, mesmo individualmente, lhes venha a dar. A poesia nunca fugiu a esse poderoso axioma: ontem, hoje, sempre, e comigo, contigo e com todo o mundo. Entra-nos na alma e passa a ser nossa também e para sempre, independentemente de como entra e de como se aconchega dentro de nós.

A canção que apresento no vídeo acima, com letra de Manuel Rui Alves Monteiro e  música da autoria de Rui Mingas, que também foi o responsável pela apresentação original cantada deste verdadeiro hino pós-independência do povo irmão angolano, passou-me quase despercebida até ao dia em que, através da voz e do talento de Paulo de Carvalho me entrou na alma e nunca mais saiu.

E quando a dura realidade do Sporting Clube de Portugal nos trouxe a quase única alternativa de construir o futuro com os "meninos de Alcochete", a analogia com os "meninos do Huambo" nunca mais descolou do meu pensamento, ainda que assaltada e fortemente abalada pela amargura de deserções que jamais compreenderei e aceitarei. E a fase final da época passada e muito particularmente a evolução deste terrível defeso, trouxeram-me, tanto o recalcamento de decepções anteriores, quanto a confirmação de um sonho possível.
 
E tanto a contratação de Leonardo Jardim, como as potencialidades que adivinho, e não serei só eu, na prodigiosa e talentosa "cantera" leonina, me transportam para a letra e para o espírito dessa linda e fabulosa canção que, se substituirmos "huambo" ou "fogueira" por "jardim", parece ter sido construída para uma realidade ou utopia, com que será absolutamente legítimo podermos sonhar em Alvalade:

Com fios feitos de lágrimas passadas
Os meninos de Huambo fazem alegria
Constroem sonhos com os mais velhos de mãos dadas
E no céu descobrem estrelas de magia

Com os lábios de dizer nova poesia
Soletram as estrelas como letras
E vão juntando no céu como pedrinhas
Estrelas letras para fazer novas palavras

Os meninos à volta da fogueira
Vão aprender coisas de sonho e de verdade
Vão aprender como se ganha uma bandeira
Vão saber o que custou a liberdade

Com os sorrisos mais lindos do planalto
Fazem continhas engraçadas de somar
Somam beijos com flores e com suor
E subtraem manhã cedo por luar

Dividem a chuva miudinha pelo milho
Multiplicam o vento pelo mar
Soltam ao céu as estrelas já escritas
Constelações que brilham sempre sem parar

Os meninos à volta da fogueira
Vão aprender coisas de sonho e de verdade
Vão aprender como se ganha uma bandeira
Vão saber o que custou a liberdade

Palavras sempre novas, sempre novas
Palavras deste tempo sempre novo
Porque os meninos inventaram coisas novas
E até já dizem que as estrelas são do povo

Assim contentes à voltinha da fogueira
Juntam palavras deste tempo sempre novo
Porque os meninos inventaram coisas novas
E até já dizem que as estrelas são do povo

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Eu acredito que vai ser possível dar a volta, mesmo com "estes meninos" com que vamos de ter de caminhar, enquanto esperamos que eles vão crescendo...é que ninguém se fez homem, sem ter sido miúdo primeiro...!!
    Esperemos que Leonardo Jardim consiga (vai conseguir...só pode mesmo conseguir...)fazer com os jogadores à sua disposição, aquela equipa que todos nós esperamos...
    E espero eu também, que todos os sportinguistas sem excepção se lembrem de que também os adeptos têm uma função a cumprir...:

    Apoiar a equipa até à exaustão...!

    O Sporting (sobretudo este ano...) vai ter de demonstrar que é uma equipa de valentes e aguerridos jogadores...
    Os adeptos, como é fácil compreender, também têm o seu papel activo na construção da glória futura do Sporting, já que ninguém consegue viver só do passado...
    Muito me entristeço quando assisto em Alvalade "à traição" (não consigo chamar-lhe outra coisa...) de alguns que se dizem sportinguistas...
    E que apenas vão ao estádio para "dar força" aos adversários...assobiando, invectivando com os piores termos, a equipa do Sporting...
    O adepto sportinguista terá sempre de fazer o seu papel na ajuda à equipa e esse papel, só pode ser bem conseguido... num apoio constante e firme...!
    Só assim transmitiremos para dentro do relvado, de maneira a que a equipa compreenda...que só pode mesmo dar o máximo, porque os adeptos não se contentam com o melhor...!!

    Todos juntos, voltaremos a recolocar o Sporting no seu devido lugar...nós e os meninos do Jardim...

    Que contentes no meio do relvado
    juntam esforços para fazer união
    Porque a equipa sabe fazer coisas novas
    Que engrandecem e elevam o Leão...!

    Sporting Sempre


    SL

    ResponderEliminar
  2. Eu também acredito... (já somos três...!!!)

    E acredito com alma reforçada... depois de ler algumas linhas da entrevista do Dier.... fico com a certeza absoluta que é possível...!!!

    Este "menino" não é de Huambo... mas tem dentro dele, uma força e uma grandeza do mesmo nível... Demonstra uma formação profissional e humana completamente fora de escala... (para os nossos genes...)

    É enorme...!!! É até, comovente...!!! É SPORTING...!!!

    Deviam ser afixada nos tectos dos quartos de algumas pessoas diversas, directas (digo eu), que o "menino" larga...

    É um ensinamento para todos... os que jogam..., os que dizem como se joga..., e também, para os que vêem jogar...!!!

    Com este(s) menino(s) vamos lá...!!! Este não engana... vai ter um futuro brilhante... Merece ter um futuro brilhante... oxalá a sorte o acompanhe...

    SL

    ResponderEliminar