segunda-feira, 17 de junho de 2013

Derrotar os impossíveis !!!...

 
 
"... A minha vida foi sempre a ajudar no que era possível, mas o atletismo português nunca esteve tão mal. Não há dinheiro, só há para o futebol. Há pessoas que acham que eu não gosto de futebol, mas gosto. [...]  A primeira coisa que me tramou foi quando o Sporting fez um estádio sem pista de atletismo. Foi a primeira machadada que me deram.

[...] Um dia vieram perguntar-me se queria ver as maquetes. Fui lá e estavam seis ou sete. Perguntei: “Qual é a que tem pista de atletismo?” E responderam: “Não há.” Ia-me zangando a sério. Como é possível? Treinava todos os dias, de manhã e à tarde, falava com toda a gente...

[...] O Sporting era campeão de atletismo em pista, além de também ser em corta-mato. O clube era conhecido em toda a parte do Mundo porque os seus atletas bateram recordes nacionais, da Europa, do Mundo e até olímpicos em toda a parte. Não por causa dos jogadores de futebol...

[... ] Fiquei muito desgostoso, porque tinha uma obra. Já tínhamos batido recordes no_Japão, nos EUA, em_Inglaterra, em Itália, em_Espanha. A minha ida a 12 Jogos Olímpicos foi muito importante._Fui convidado para o curso de professores de atletismo de França e de Espanha. Outra machadada foi transformarem o futebol num desporto nocturno, o que foi um grande disparate. Antes as pessoas vinham da província ver os jogos. Acabava às cinco da tarde e iam para casa...
 
[...]  Demorou 39 anos o que toda a gente dizia ser impossível. Chorei que nem uma Madalena no dia em que aconteceu. Toda a gente dizia que era impossível e eu derrotei os impossíveis ...".
(Moniz Pereira, excerto de entrevista ao CM)

O homem que "derrotou os impossíveis", vive triste e decepcionado o ocaso de uma vida dedicada aos amores da sua vida: o Sporting e o atletismo! E tem razão! Roubaram-lhe a sua fábrica de campeões! Transformaram em pó o melhor e mais completo estádio olímpico deste pobre país!...
 
No meio da histérica loucura colectiva do "roquetismo", só me lembro de uma única voz que afinou pelo diapasão de Moniz Pereira. Foi ele Tomaz Aires, que defendeu a remodelação de Alvalade, em vez do salto para o abismo que nos destruiu a saúde e os sentimentos.
 
Já não há mais nada a fazer. O tempo não volta para trás. Mas a entrevista de Moniz Pereira deveria servir de reflexão para o novo dirigismo do Sporting Clube de Portugal. Todos os seus esforços, mais do que apontarem quase só no sentido da recuperação do futebol, que não se discute pela bandeira maior que representa no Clube, deveriam ter em conta três coisas, que representariam o amenizar de todo o mal que foi feito e o regresso à glória de tempos passados: rápida e urgentemente, recuperar o futebol das tardes de Domingo, construir ao lado do estádio José Alvalade o pavilhão João Rocha e avançar para a construção de uma pista de atletismo de última geração, que só poderá ter um nome: professor Moniz Pereira! E que ninguém venha falar de impossíveis ao homem que provou à saciedade que podem ser derrotados e a todos nós que vibrámos com as vitórias do passado e vivemos com a saudade da sua lembrança!...
 
Leoninamente,
Até à próxima
 
 

4 comentários:

  1. Um verdadeiro Senhor...
    Daqueles que nem a morte conseguirá apagar a Memória...!!

    O Professor é uns "anitos" mais velho, por isso e dado o seu valor...não admira que desde há muito me tenha habituado a ouvir falar do trabalho deste Leão que ficará na História do nosso e do seu Grande Amor...o Sporting...!

    Passados os anos, o que constatamos é que Moniz Pereira,. como a generalidade dos indefectíveis sportinguistas, não mereciam tal traição, da parte dessa "elite"(?) que delineou o Sporting do Futuro...que ficaria sem futuro e com um presente muito nublado...se mesmo atrasados, não os tivéssemos despejado, pelo saneamento básico...com esperanças para todos nós, que finalmente possamos ter também...um saneamento financeiro, feito por pessoas inteligentes e preocupadas apenas com o Sporting...!!

    Faz muito bem o amigo Álamo em lembrar, Tomaz Aires a par de Moniz Pereira, na defesa de uma profunda remodelação, em vez de fazer de raíz um Estádio, para o qual não tínhamos à partida um financiamento como outros tiveram, pois infelizmente as instâncias que mandam neste País à beira mal plantado, nunca mais deixam de tratar uns como filhos (sem se lhes conhecerem os muitos pais...)e os outros como enteados, mesmo se oriundos de boas e honestas famílias...
    Certamente, os "cérebros" que engendraram a ideia, devem ter feito boas contas de quanto poderiam ganhar directamente ou por interpostas pessoas e Empresas...num negócio "bem cozinhado", que para o Sporting e os verdadeiros sportinguistas, não deixou, deixa e deixará...de cheirar a esturro...!!

    Tem razão Moniz Pereira para estar desconsolado, como ele, estamos muitos de nós também...mais que "piursos"...!!

    Sei que será financeiramente impossível a esta Direcção, fazer muito mais do que deixar o Sporting a respirar...para mais tarde poder correr, saltar...ganhar sem espinhas...!!

    Vamos nós, os que acreditamos nessa possibilidade... dar-lhe algum tempo, para terem a oportunidade de nos mostrar, de que fibra são feitos...
    Para já, parecem querer demonstrar-nos que estão a pensar no presente, com olhos no futuro...
    Eu pessoalmente acredito que iremos ter uma época surpreendentemente (face ao panorama encontrado...)positiva e que não nos envergonhará...!!

    Que Deus dê longa vida ao Professor Moniz Pereira, para não vir a morrer com o desgosto de ver a possibilidade de um Sporting...diferente daquele para que sempre trabalhou e deu o seu melhor...!!

    Força Sporting...!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou consigo, estimado amigo, em todas as palavras que aqui deixou. Com todas, sem uma única excepção...

      Que o "homem que derrotou impossíveis", tenha uma longa vida, com a saúde e lucidez que mais uma vez demonstrou.

      Abraço e SL

      Eliminar
  2. Acabei de escutar na RTP 1, uma notícia no mínimo curiosa...:

    Um casal de Leões asiáticos (o Futre teria razão...?), acabou de dar entrada no zoo Stº Inácio em Vila Nova de Gaia...
    Trata-se de uma espécie em riscos de extinção (anda muita gente a querer acabar com os leões...!) e que vem para Portugal, numa tentativa de preservação da espécie...(o reconhecimento de como aqui se revitalizam os Leões...)
    Mas o que eu achei curioso, foram as declarações de uma funcionária...
    Disse ela que...: quando os leões chegaram ao zoo, em todo ele se sentiu um estranho silêncio da parte dos outros animais...!!

    Por isso é que tantos se encarniçam contra o Leão...é que mesmo em "risco"...ele não deixa de deixar todos os outros temerosos...!!

    É isso que está a acontecer com o Sporting, de outra maneira...nunca apareceriam notícias como essa "trampa" de artigo escarrapachado no Correio da Manhã e querer colocar os galinhas, no caminho do Patrício...!!

    Faz mais medo um Leão moribundo, do que um aviário completo...!!

    Em Frente Sporting...!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Leão Asiático é uma subespécie em extinção (Panthera leo pérsica) que, tal como no caso do Leão do Atlas (Panthera leo leo), o Homem parece ter acordado para a sua preservação. O macho pesará no máximo 200 kg, enquanto o Leão do Atlas costuma atingir os 250 kg.

      Oxalá o Zoo de Santo Inácio, consiga a reprodução já conseguida na outra subespécie no Zoo de Hannover, onde em Fevereiro de 2011, nasceram duas bonitas crias. Recomendo:

      http://noticias.terra.com.br/ciencia/filhotes-de-leao-extinto-na-natureza-nascem-em-zoo-alemao,9619da38d43da310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

      O Leão do Atlas foi salvo e está a renascer. O Leão Asiático irá certamente renascer em Gaia. Em Alvalade, há-de renascer o "nosso Leão"!...

      Abraço e SL

      Eliminar