terça-feira, 18 de junho de 2013

Pacto com o tempo e paciência oriental !...

 
 
À medida que o tempo que nos separa do arranque da pré-época vai encurtando, a pressão em torno de Bruno de Carvalho e da sua equipa, estará naturalmente a atingir limites que ultrapassarão tudo o que o comum dos adeptos leoninos poderia imaginar. Mas a serenidade que aparentemente nos é transmitida para o exterior, levam-me a supor que o tempo estará a correr ao encontro de uma estratégia cuidadosamente preparada.
 
Os inúmeros processos cuja solução todos aguardamos com extrema ansiedade, requererão, fundamentalmente, um amadurecimento que será precioso para que grande parte das histórias que encerram, tenham um final feliz. Ao contrário da urgência que quase todos os órgãos de comunicação têm referido, Bruno de Carvalho dá ideia de ter estabelecido com o tempo, um pacto que apenas lhe poderá trazer benefícios. E os últimos desenvolvimentos de alguns desses processos, parecem dar-lhe inequivocamente, conforto e... razão.
 
Enquadrar-se-á neste contexto o "folhetim" que há longo tempo tem trazido Bruma para as primeiras páginas e que todo o universo leonino tem acompanhado com preocupação, face às potencialidades que todos reconheceremos no jovem atleta, que desde tenra idade fez da Academia Sporting o seu lar e que nenhum de nós desejaria ver partir de modo tão abrupto e próximo da extorsão. O mentor de todo este processo tenebroso, dá pelo nome de Pinhas Zahavi, por demais bem conhecido de todos nós. Mas não haverá mal que sempre dure! E tanto assim é, que será no mínimo curioso o artigo hoje publicado no jornal Record, pelo jornalista Vitor Almeida Gonçalves, sob o título "Os cinco passos do divórcio entre Bruma e Zahavi", havendo francas e prometedoras hipóteses de tão estranho e quase insolúvel "nó górdio" estar em vias de ser desatado. Ora, o que teria acontecido se Bruno de Carvalho tivesse enfrentado este processo com a ligeireza utilizada pelos seus antecessores, que terão escolhido caminhos circunstancialmente mais fáceis, sem acautelarem os interesses futuros do Sporting?! Sousa Cintra, sempre frontal e conhecedor de todos estes meandros, veio hoje dizer de sua justiça, e bem, do meu ponto de vista.
 
Outro singular imbróglio, que reflectirá a superficialidade com que Godinho Lopes abordava questões que quase roçavam o absurdo, será o caso de Zaharia Labyad. Ninguém de bom senso alguma vez compreenderá como foi possível hipotecar a sustentabilidade do Sporting, com a assumpção de um contrato como o que foi estabelecido com o jogador. E de novo sobrou para Bruno de Carvalho, outra missão impossível. Ou será que a paciência quase oriental e pouco comum no "adn" dos portugueses, que vem revelando, também o levará a alcançar o impossível?! A julgar pela imprevista e surpreendente chegada a Lisboa do jogador e mais ainda pelas suas declarações, começo a acreditar que "outro impossível" poderá muito bem ser ultrapassado.
 
E se nos debruçarmos sobre os casos que Rui Patrício e também Diego Capel, ou ainda Marcos Rojo, para não abordar outros que constituirão segredos bem guardados, que diversos órgãos de comunicação têm vido a debitar, porventura reflectindo uma articulada estratégia informativa, ficamos com a ideia de que nada estará a acontecer por acaso e que toda e qualquer precipitação foi há muito liminarmente rejeitada. Parece reinar em Alvalade uma profunda consciência das realidades e aquilo que acima defini como "paciência oriental", que porventura constituirão um poderoso alicerce para os êxitos que todos desejamos em tão emaranhado e difícil processo de recuperação. E cada vez mais se radicaliza em mim a ideia, de que terá feito todo o sentido o grito de vitória de Bruno de Carvalho, na madrugada de 24 de Março:
 
O Sporting é nosso outra vez !!!...
 
Leoninamente,
Até à próxima

P.S. - E que ninguém pretenda ver nas minhas palavras, encómios exclusivamente dirigidos a Bruno de Carvalho. Aos críticos de Augusto Inácio e Virgílio Lopes, eu recomendaria que estivessem mais atentos a tudo o que o seu saber e experiência no futebol, significará de respaldo à acção que o Presidente vem desenvolvendo.

2 comentários:

  1. É claro que Bruno de Carvalho não está sózinho, mas é ele a "cara" da Direcção e por isso nos referimos habitualmente ao Bruno, não esquecendo os outros elementos dos Corpos Sociais...mas reforçando a imagem de quem lidera...!

    Na verdade, estou crente...que quando fizermos finalmente o balanço final da 1ª época de BC à frente dos destinos do Sporting, iremos "torcer a orelha", lamentando "aquele atraso" principalmente para o Sporting...resultante do facto de BC ter chegado tão tarde à "cadeira" de comando...
    Podemos agora ir juntando as pontas e concluirmos como seria diferente o presente e certamente o futuro, se Godinho Lopes e seus abutres amestrados, não tivesse por "artes e manhas", conseguido ter acesso aos destinos do Grande Sporting...!!
    Foi mau de mais o que nos aconteceu...!
    Poucos acreditariam na "mostra" de maturidade que Bruno de Carvalho tem mostrado a todo o universo sportinguista, que não deixará de ser ouvido... por todos aqueles que desejam ver-nos arrastados pelo chão e de mão estendida para quem ordena no futebol luso...

    Tirem daí a ideia, isso não irá acontecer, porque felizmente para nós sportinguistas, temos... tudo leva a acreditar, finalmente alguém à frente do Sporting, mais preocupado, ou unicamente preocupado...com a grandeza do Clube...!
    O Sporting merece que todos os unamos em volta de BC e da sua equipa...
    É mesmo muito necessário, que possamos dar para fora também, uma imagem de união entre a Direcção e os sócios e adeptos do Sporting...
    Mesmo aqueles que ainda continuam a não aceitar o Bruno como o Presidente certo na hora certa...se não são capazes de o apoiar, pelo menos...deixem de o atacar...!

    Não lhe exijam o que ele não pode para já dar-nos...
    É claro que todos desejaríamos uma equipa constituída por estrelas do futebol, parece que não iremos ter estrelas brilhantes, mas as Constelações, também não são constituídas por estrelas todas de 1º grandeza...e não deixam de brilhar...!!
    Deixem trabalhar o BC...!

    Todos gostaríamos concerteza de manter nas chamadas modalidades...
    Equipas de 1ª grandeza...mas talvez não tenhamos possibilidade de as manter a não ser...alicerçadas também, na Formação...!

    Eu sei que "isto" só de pensar...doí muito a quem sente e sofre o Sporting...mas o que menos convirá propriamente ao Clube é que nos ponhamos agora a fazer exigências de gastar o que não temos, para manter essas modalidades, quando no passado "aceitamos" por exemplo o fim do Basquet, do Hoquei, etc...!

    Acredito que o BC dotará o Sporting de equipas, tanto nas modalidades, como no futebol...capazes de nos manter sem vergonha, no apoio incondicional àquele que é o nosso grande amor...o Sporting...!!

    Habituámo-nos a acreditar que só os "srs bem colocados na sociedade" tinham capacidade para levar o Sporting aos patamares que todos nós desejávamos e desejamos...
    Sabemos agora do que foram capazes "esses senhores importantes..."

    Estou perfeitamente convencido... tendo em atenção ao que fizeram, ou melhor ao que não fizeram...
    Que qualquer um desses que nos últimos anos dirigiram o Sporting, se deparassem com a situação caótica com que BC se está a deparar, que com toda a certeza abandonariam o Sporting, deixando-o sem rumo...

    BC recebeu um Clube quase falido, mas felizmente está a demonstrar a todos nós, e o que não deixa de ser importante também...aos que estão de fora, que o Sporting não está abandonado porque tem uma Direcção a trabalhar pelo seu futuro e tem muitos sócios e adeptos que acreditam no trabalho difícil mas honesto, de um punhado de sportinguistas sobre quem recaiu a honra de poder servir o Sporting...

    Força Bruno Carvalho...estou certo que a maioria dos sportinguistas estão com esta Direcção...!!

    Sporting Sempre...!

    SL

    ResponderEliminar
  2. Como é possível que um "velho Leão" transporte dentro de si uma tal chama de esperança e amor ao Sporting?!...

    É possível sim, sportinguistas!!!...

    Está aqui a prova! Este "velho Leão" deixou aqui a "alma leonina", em que me revejo e de que me orgulho! MAXIMINO MARTINS é um exemplo! E não me venham falar de "lamechices"! Não desonrem nem confundam o verdadeiro sportinguismo com quaisquer estereótipos dos tempos modernos!...

    Ser SPORTING é ser como ele! É sentir como ele, esta força, esta crença, esta fé, esta mística!...

    Bem haja AMIGO! E que Bruno de Carvalho possa ser sempre merecedor, de um amor tão grande!...

    Abraço comovido e sempre solidário!

    ResponderEliminar