segunda-feira, 1 de abril de 2013

Tempo e paciência para rasgar horizontes!...




"... Claro que acredito (em Bruno de Carvalho), é uma pessoa jovem, dinâmica e é dessas que Portugal precisa, pessoas que saibam ver o futuro. Que seja uma mudança de sucesso, só temos que aproveitar a juventude do presidente e dar-lhe todo o apoio e espero bem que estejamos todos do lado dele...".
"... Existe uma enorme confiança da massa associativa do Sporting, no novo presidente, num novo projeto e caminho: agora só temos que o incentivar e apoiar, porque é preciso muita coragem para pegar num projeto como este!...".
(Emanuel Silva, hoje em Braga, com o Presidente do SCP)

Tão importantes como as palavras do nosso medalhado olímpico de Londres, foram as palavras que Bruno de Carvalho, na ocasião deixou aos sportinguistas, assim como as imagens, que dispensam quaisquer comentários! Ele, o nosso Presidente, está lá e... como todos nós há tanto tempo  desejávamos!... Para amenizar as saudades de... João Rocha! Que também era assim!!!...
 
"... Não havendo milagres, vamos empenhar-nos a 100 por cento para um Sporting diferente e lutador. Peço-vos muita confiança e esperança, para que no futuro se fale mais dos nossos títulos e menos da nossa vida interna. Queremos ser um clube que respeita, mas também que seja respeitado!...".
 
Todos os sportinguistas desejarão muito uma vitória, hoje à noite em Braga! Mas que não se confunda este jogo, com uma questão de vida ou morte do projecto que começa a galvanizar todo o universo leonino. É que não há mesmo milagres!  O que imperiosamente terá de haver, será um longo caminho a percorrer, com o tempo e a paciência que cada sportinguista terá necessariamente de oferecer, para que possam ser rasgados os horizontes limitados que nos foram impostos!...  

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Gostaria de ter tanto entusiasmo relativamente ao novo reinado na nossa casa, como o que é manifestado por um número significativo de sportinguistas...mas o que posso dar à nova direcção é apenas o benefício da dúvida. Seja como for foram sempre os sócios do Sporting que os elegeram, a todos os que depois de João Rocha tal mal dirigiram o nosso clube. Tenho alguma desconfiança relativamente a Bruno de Carvalho, talvez porque como homem de futebol no passado, acredite sobretudo nos homens com passado no futebol (ou então em Pinto da Costa a excepção) como Jesualdo (obrigado Jesualdo pelo profissionalismo numa situação de tanto risco...), José Eduardo, etc...e claro que a liderança mais confiável para mim seria a de José Couceiro. Com ele provavelmente não seriam dispensados do clube ao longo dos anos tantos valores como Nuno Assis (V. Guimarães) Varela, Hugo Viana, etc...etc...os mais recentes Ricardo e Baldé para o Guimarães a custo zero, adquirindo em contrapartida jogadores inconsequentes como Carrilho ou Labyad (eternos juniores) ou Viola (o que é este rapaz ao pé do dispensado Baldé?). Infelizmente não me tenho enganado nas minhas previsões anteriores mas espero muito sinceramente estar desta vez muito enganado relativamente a Bruno de Carvalho. Para ele o benefício da dúvida e se não der mostras de competência desportiva pelo menos uma gestão equilibrada e salvadora...porque a situação é dramática e o futuro mais que incerto. Tenhamos fé.
    Vítor Cruz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido amigo Vitor Cruz,

      É um privilégio para mim qualquer comentário teu, esteja ele ou não em sintonia com o meu pensamento.
      Comungo contigo uma parte significativa das reservas que expões quanto ao futuro e a quase totalidade das decepções do passado.
      E como sobre erros pretéritos já pouco ou nada adiantaremos, importará falar sobre o futuro, onde as minhas expectativas ultrapassarão consideravelmente o teu benefício da dúvida.
      Sabes que por formação, abomino o culto da personalidade e o endeusamento de pretensos ídolos, que a maior parte das vezes revelam a fragilidade do barro, nos pés que os sustentam. Mas, sem poder afirmar certezas, vive em mim uma esperança grande sobre a possibilidade de o Sporting tem encontrado finalmente o líder há tanto reclamado. Se me perguntares a razão substantiva dessa minha esperança, talvez não obtenhas de mim a resposta pronta que porventura pudesses supor. É um "feeling" quase inexplicável que já tem mais de dois anos. Nessa ocasião, não tive dúvidas: preferi o salto no desconhecido, que a maldita continuidade que deu no que deu. Agora a questão colocou-se-me de forma
      bem diferente. E foram os atributos de liderança que reconheço em Carvalho e a sua completa ausência dos mesmos em Couceiro, que me fizeram optar por repetir o sentido de voto. Reconheço em Couceiro inúmeras qualidades, confesso que a minha admiração já vem de longe, mas penso que jamais seria o líder de que o Sporting precisa nesta hora, de forma tão imperiosa, quase como que de pão para a boca.
      Bruno de Carvalho, nos curtos dias deste início de mandato, não me tem decepcionado. Está ser o Presidente que eu sempre imaginei que fosse, dedicado, apaixonado, próximo, mordaz e decidido. Não sei se conseguirá sair leão ou se virá a tombar como sendeiro. A montanha que terá de escalar é tremenda e os ventos e armadilhas da reacção não o hão-de ajudar.
      Triunfar desportivamente no futebol, conseguir a sustentabilidade do Clube, reduzir o obsceno passivo actual, serão tarefas de grau de dificuldade extrema. Em qualquer delas deparará com muros quase intransponíveis. A primeira pela sua aleatoriedade específica e pela nefasta envolvência do "sistema". A segunda porque colide com uma verdadeira multidão de pessoas e interesses instalados no Clube há quase duas décadas. A terceira porque infelizmente dependente, de uma banca que lhe será nitidamente adversa, que nem sequer terá a subtileza de esconder o amargo que lhe causou a "perda do quintal"!...
      Mas é ainda muito cedo para prognósticos. Como liminarmente sugeres; "tenhamos fé".

      Um grande abraço.

      Eliminar