quinta-feira, 11 de abril de 2013

Entre os presidentes e os garotos...

Gostava de aqui deixar, a quem me dá o privilégio da visita, dois casos paradigmáticos, capazes de nos permitirem estabelecer, com alguma precisão, aquela linha que eu entendo  existir entre o sportinguismo elevado e decente e o outro, que não é nada disso e me recuso a definir. É no temporal destruidor que se poderá estabelecer a diferente entre homens e anões! Os primeiros são capazes de fazer frente à borrasca, com dignidade e elevação. Os outros refugiam-se na gruta da infâmia e da ignomínia. Reparem bem nos discursos:

Paulo Paiva dos Santos
 
"... Acho que o coração falou mais alto que a razão. O senhor presidente foi atrás da emoção, se calhar por ser um rapaz novo, com pouca experiência de gestão...".
"... Ninguém tem investidores, nem o Bruno de Carvalho nem ninguém. O Godinho Lopes andou à procura de investidores e foi o que se viu. Eu reuni oito vezes com a banca…. Quando fiz a análise, vi que não valia a pena. Nem que ganhemos os jogos todos isto tem solução. É preciso dinheiro para pagar aquilo tudo. São quatro milhões por mês...".


Carlos Barbosa
 
"... É um garoto que anda aos pulos ao lado do treinador mas que não tem condições para gerir um clube da dimensão do Sporting...".
"... Bruno de Carvalho não tem uma solução alternativa para o Sporting, porque não há investidores que entrem para o Sporting sem a aquisição da maioria da SAD. Essa ideia só existe na cabeça de um garoto...".
(Carlos Barbosa, in Record)


Aguiar de Matos
 
"... Bruno de Carvalho personifica o mundo sportinguista e os adeptos anónimos do clube. Está em contraciclo com a banca. Esta funciona um bocado como a troika. Eles são os credores e querem ditar as regras. Bruno de Carvalho deve estar a afrontar determinadas posturas da banca e eles querem fechar a torneira, numa tentativa de 'afogar' o presidente e substituí-lo por alguém da cor deles...".


Pronto, na minha modesta opinião, estas comparações permitem estabelecer a diferença entre sportinguistas com elevação e com a cabeça assente nos ombros, ainda que com ideias diferentes, e "papagaios" que nem ombros têm. Enquanto um trata Bruno de Carvalho como "senhor Presidente", para o outro, a mesma pessoa é um "garoto", e para outro ainda essa mesmíssima pessoa, personificará o mundo sportinguista e os adeptos anónimos do Clube!...
Se dependesse de mim, o "papagaio garoto" seria expulso do Sporting Clube de Portugal, na próxima AG do Clube. Tenho dito...
 
Leoninamente,
Até á próxima

5 comentários:

  1. Para mim, não há fundamentalmente grande diferença nas ideias, ainda que ela exista no trato, como bem apontou o escriba.

    Mas que se poderia pensar de um presidente que entrasse na negociação com a banca de forma submissa e derrotado à partida?

    Uma negociação é a aproximação de duas partes distantes à partida, encontrando-se algures no meio da divergência. Convém, pois, iniciar a negociação com uma posição distante da oposição, usando as armar argumentais ao dispor.

    No caso do presidente leonino, o maior argumento é o seu enorme sportinguismo que o orienta na busca pelas condições mais vantajosas para o clube que representa (e não a defesa dos interesses da banca, ou a comissão de lucro para o próprio bolso), e a massa adepta do clube, que existe, e se encontra apenas adormecida e sem liderança.

    É do interesse da banca que o Sporting pague, e que tenha suficiente saúde financeira para não se asfixiar e cair. Antes, que prossiga com o projecto desportivo e com mais negócio para a banca. É também do seu interesse que os Sportinguistas não abram uma guerra contra essas entidades bancárias.

    Portanto, o negócio far-se-á. Mas as melhores condições possíveis obtêm-se, negociando com as armas ao dispor e espírito combativo ao serviço do clube, como eu já referi.

    ResponderEliminar
  2. Penso que desta vez, os interesses do Sporting Clube de Portugal serão bem defendidos. Todos unidos venceremos a banca, os "ricciardis" e os "sikandres" desta vida! Força Bruno !...

    SL

    ResponderEliminar
  3. Noticia de ultima hora: Sporting entra em acordo com a Banca...

    Pena é vir do Correio da manha (sem til), dificil de acreditar... esperemos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fosse a declaração de insolvência do Sporting, naturalmente seria do "correio da manha! Assim como é uma notícia agradável, pode ser que tenha algum fundo de verdade! Aguardemos!!!...
      Obrigado pela "dica".

      SL

      Eliminar