segunda-feira, 15 de abril de 2013

Mordomias, são mordomias e sportinguismo, o que será?!...


Sempre reparei na existência no estádio José Alvalade, na bancada central poente e uns escassos metros acima do meu Lugar de Leão, de quatro filas de cadeiras almofadadas com a classificação de VIP, nem sempre totalmente ocupadas nos jogos. Mas com toda a naturalidade, presumi que constituíssem uma fonte de receita para o Clube, por parte de sócios com a disponibilidade económica financeira suficiente para terem adquirido o seu Lugar VIP, com a mesma legitimidade com que em 2003 adquiri por 20 anos o meu lugar, de harmonia com as minhas possibilidades.
Hoje quando apreciei esta notícia, tomei finalmente consciência da realidade e da ingenuidade que me acompanhou ao longo de tantos anos. Aqueles lugares nunca constituíram uma receita bem necessária ao Clube. Ao longo de quase 10 anos, traduziram-se numa receita zero e representaram apenas as mordomias concedidas aos notáveis constituintes dos sucessivos Conselhos Leoninos, complementadas com outras, desfrutadas de forma mais reservada e longe dos olhares de sócios críticos como sempre fui, os chamados "comes e bebes" - vulgo croquetes e tacinhas de verde branco - fornecidos gratuitamente pelo Clube.
Nunca me passou pela cabeça que pudessem existir tantos sportinguistas capazes de aceitar privilégios desta natureza, quando o Sporting Clube de Portugal se debate com os números tenebrosos de um dívida acumulada da natureza daquela que asfixia o Clube e que vai levar dezenas de anos a pagar. Sou um tolo e um poeta incorrigível!...
Aceitaria como natural que o Clube concedesse aos conselheiros o privilégio de uma localização mais favorável dos seus lugares no estádio. A custo zero, nunca o compreenderei. O homem sem sono que lidera o nosso Sporting Clube de Portugal, parece pensar como eu e, numa medida tendente a abrir a possibilidade de disponibilizar esses lugares, naturalmente mais caros, ao público e daí conseguir uma melhoria de receitas, decidiu transferir os conselheiros para local mais modesto e acabar com a mordomia do serviço de "catering" gratuito.
Mas bem curiosa terá sido a reacção dos 18 conselheiros eleitos pela lista de Carlos Severino. Para além de revelarem um profundo "fair play" perante os resultados eleitorais, evidenciam um sportinguismo sem mácula e mostram-se dispostos a ir bem mais longe que a decisão tomada pelo Presidente do Sporting Clube de Portugal, num claro gesto de apoio e colaboração, que me merece um forte, sincero e reconhecido aplauso. Com sportinguistas deste calibre, já se pressente o Leão em franca e quiçá rápida recuperação!...
 
Leoninamente,
Até à próxima
 
 

3 comentários:

  1. Caro Álamo,

    Sportinguismo é, como referiu e muito bem, dar x por ano para comprar um lugar. No meu caso, todos os anos compro um lugar VIP na bancada nascente... Que cada vez está mais caro para a bolsa. Penso que estes - Eu, Álamo e todos os que o fazem - é que são os Sportinguistas notáveis. Pessoas que acham que têm direito a um lugar deixam muito a desejar no que concerne ao seu amor ao clube. A não ser que falemos de casos muito pontuais.

    Já fui convidado para uma lista do Conselho Leonino. Recusei por não me identificar com a lista. Se tivesse aceitado não me passaria pela cabeça deixar de pagar o meu lugar. Quando alguns dizem que o Sportinguismo não se mede nem se compara... se calhar mede.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Subscrevo e seu comentário e revejo-me nele. Sportinguismo é isso mesmo. Vamos aguardar pelo repto lançado pelos 18 conselheiros da lista de Severino. Consta-me que na lista de BdC, haverá por lá uns "pássaros" que não gostaram da ideia. Aguardemos.

      SL

      Eliminar
  2. É impensável que os tais """conselheiros""" existam apenas para se pavonearem pela ostentação de um pseudo-poder...!!! E mais... tal qual o país... é aos mais abonados que se deve pedir um esforço maior... Esse podem fazê-lo 'facilmente' sem comprometer a sua existência...

    Bravo Bruno... é, tb, assim que se abatem os "pássaros"...

    p.s. se era para dar... então que se sorteasse no universo dos sócios pagantes - anónimos - uma ida para tal espaço... Ou que se oferecesse, um jogo naquela tribuna a novos sócios...

    SL



    ResponderEliminar