quinta-feira, 11 de abril de 2013

Mais cegos e cáusticos que um benfiquista ?!...


Quero neste momento dirigir-me aos sportinguistas que por aqui passam e que ainda não souberam ou não foram capazes de digerir a vitória de Bruno de Carvalho. Quero alertá-los para a necessidade de reflectirem  profundamente sobre o seu sportinguismo e sobre o seu papel no universo leonino. A hora que passa é demasiado dramática para o Sporting Clube de Portugal, para que continuem cegos perante a dura realidade que vivemos.
Pedro Santos Guerreiro, é o director do Jornal de Negócios, é um dos mais lúcidos e competentes analistas político-económicos que este país produziu nas últimas décadas. É benfiquista convicto. Deverá, por todas estas razões, ser analisado o conteúdo que hoje trouxe a público no jornal Record. Exactamente por essa franja de sportinguistas a que me referi. Eis um excerto do que escreveu:

O que se está a passar no Sporting é mais simples do que parece: uma negociação entre um devedor e os seus credores. O que não é simples é a forma de negociação. Porque o devedor tem uma força especial por ser um grande clube de futebol; e porque a mediatização faz parte do braço-de-ferro.
Bruno de Carvalho está a fazer o que se esperava: a radicalizar a negociação. E está a encostar os bancos a um canto que não esperavam, o de maus da fita. Os presidentes do BES e do BCP devem estar com a cabeça de molho, pois o que lhes deve apetecer fazer – mandar passear um devedor que trata mal quem o sustenta há anos – é impensável. Essa é a força de Bruno de Carvalho, a força da massa associativa. E ele não só está disposto a usá-la, como já está a usá-la.
Na conferência de imprensa de ontem, o presidente do Sporting deixou ameaças implícitas. Uma é de que o clube só existirá se os credores quiserem, uma vez que “está tudo dado de garantia”: se forem inflexíveis, o banco segue para processo de insolvência ou, no limite, de execução. Obviamente, isto nunca acontecerá. A outra ameaça é a da auditoria de gestão: ela significa que podem ser descobertos negócios e negociatas que envolvem “históricos” sportinguistas, em comissões de compra e venda de jogadores ou em contratos de fornecimentos.
Estas são as pressões dos dois lados, entre bancos que querem recuperar o seu dinheiro e um presidente que quer recuperar o seu clube. A coisa vai ser dura. E não vai ser bonita.

Dá que pensar, não amigos?! E dará para que todos aqueles que não se revêem na figura do Presidente do Sporting Clube de Portugal e passam a vida a menorizar os atributos e o trabalho que Bruno de Carvalho vem desenvolvendo, darem um pouco mais de valor ao líder do clube que dizem amar e cerrarrem fileiras à sua volta. Ou querem ser mais cáusticos e cegos que um benfiquista, na (des)valorização do que é nosso?!...

Leoninamente,
Até à próxima

18 comentários:

  1. Faltou a última parte do comentário:

    PS: Os jornalistas não são flores de estufa, mas convidar adeptos para conferências de imprensa é uma intimidação medieval, tratá-los como idiotas é uma idiotice e desmentir o que membros do próprio clube haviam confirmado é falta de ética. Bruno de Carvalho vai mesmo seguir esse caminho?

    Acho que, apesar de tudo, ou é conferência de IMPRENSA... ou sala aberta a todos.
    Há que separar um pouco as águas e deixar cada um fazer o seu trabalho. Se não se gosta de determinado jornalista ou meio, não é pressionando desta forma que se ganha alguma coisa...

    Relativamente à conferência em si, é óbvio o que BdC pretendia e penso que foi mais ou menos atingida, apenas temos de esperar mais uns dias para ver o resultado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A parte do texto de PSG, que omiti e que o caro Travenca fez o "favor" de aqui trazer, é absolutamente inócua e acessória, no tratamento do assunto principal que pretendi abordar e que parece não o preocupar muito a si, caríssimo sportinguista. Aos interessados, como parece ser o caso do caro Travenca, em discutir o sexo dos anjos, eu deixei o link, para não ser acusado de falta de isenção.
      Haverá interpretações várias sobre a bondade da presença de sócios na CI. Na minha modesta opinião, não foi essa presença que esteve errada. Foi a falta de cultura e de civilidade manifestadas por parte de uma franja considerável dos presentes, que penalizou BdC e o Sporting neste acto, como vem penalizando sistematicamente o Clube em tudo o que é estádio deste país, com castigos sucessivos por comportamentos incorrectos que já ultrapassou o meio milhão de euros só nesta época. É o que temos e que ameaça eternizar-se. E que se repete no nosso quotidiano, enquanto o povo português não atingir o estágio de povo educado e civilizado. Enquanto até nos restaurantes assistirmos à presença de quem mastiga de boca aberta e leva o comer à boca com as mãos. Pode ser que o quadro mude, quando tivermos escolas a sério e professores a sério! Não sei é quando isso acontecerá!
      Quanto à questão da relação com os jornalistas, também haverá vários prismas de observação. Por mim, estarei na primeira linha de condenação de reacções semelhantes à que Bruno de Carvalho manifestou, quando constatar que os telhados dos jornalistas não são do vidro frágil que sempre têm mostrado, quando tratam de assuntos que envolvam o Sporting Clube de Portugal.

      SL

      Eliminar
  2. O travenca deve ser como Cristo... Leva uma e dá a outra face...

    Acho bem que ponham todos que em anos nos têm rebaixado em sentido! Basta de sermos anjinhos, basta de deixarmos que espezinhem o Sporting Clube de Portugal!!!

    Se nem na nossa casa podemos impor as nossas regras, onde o faremos?

    Quanto à restruturação financeira e ao artigo aqu referido não poderia estar mais de acordo.

    ResponderEliminar
  3. É esta a realidade a que temos de nos habituar... e mais que isso... temos de estar preparados para... tudo...!! E quando digo tudo... é mesmo TUDO...!!!

    Mas é nas horas difíceis que vemos a força de uma... união...!!!

    Pela minha parte... estou com BdC até ao fim...!!! nem que seja preciso recomeçar do zero...!!! Ele já está a jogar as cartas... e a pôr em ordem aqueles que pensavam que isto seria "...só mais um..."... Pode não dar o resultado "mais bonito" (ninguém o sabe neste momento) mas LUTA vão tê-la até ao fim...

    Contra ressabiados e "traseiros-apertados" vale tudo meu caro Travenca... e quando digo vale tudo... vale mesmo TUDO...!!!

    Foi dessa forma que nos conduziram ao estado calamitoso em que nos encontramos, e essa CORJA contempla "ilustres sportinguistas", banqueiros, dirigentes, ..., que têm em comum duas pequenas e singelas características...

    1- o facto de serem uma cambada de FdP (com o devido respeito para as sras suas mães... que na maioria dos casos não terão culpa de terem dado à luz tanta merda de uma só vez...

    2- e essa canalha que muitos não querem hostilizar... que são os jornalistas... classe de parasitas emproados, vendidos e opinion makers de uma sociedade ignorante que não pensa pela própria cabeça...

    Tal como noutras vertentes da vida social e colectiva "A FORÇA ESTÁ NAS ACÇÕES QUE SE TOMAM"... e 'pela parte que me toca' (já o fazia anteriormente mas vou apertar ainda mais o cerco) nas parcas, mas gigantescas em sentido, opções que me restam... vou continuar a renegar tudo o que, em minha opinião, contribui para o alimentar dessa corja... Coisas simples, básicas e tão insignificantes como, p.ex., o acp ter menos um sócio.., jamais comprar ou ver canais de informação de pasquins ignóbeis e subservientes, não alimentar espaços e eventos comerciais da concorrência, rebater de forma veemente toda e qualquer afronta que nos façam sem qualquer sentido, incentivar e "puxar para a gu€rra" os vários ex-sócios que conheço, comprar a minha meobox e pagar as minhas cotas e acima de tudo continuar a ir ao estádio, ..., sei lá, tanta e tanta """insignificante coisinha""" que, e se, multiplicada pelos tais 3 milhões se transformam numa força imensa... Força essa - essa sim - que temos de alimentar... pois se não o fizermos JÁ e SEMPRE.... ai sim... deixamos de ter SPORTING CLUBE DE PORTUGAL...!!!

    Tal como diz PSG... o SPORTING TEM UMA FORÇA ESPECIAL... Cabe-nos a nós mantê-la assim...!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro ZE, o meu aplauso e homenagem ao seu comentário!...
      Chamem-me fundamentalista ou que quiserem, mas estou a percorrer o mesmo caminho do ZE: tinha contas, no BES, Millennium e BPI e há menos de um mês, retirei todos os valores que por lá andavam - não eram muitos, mas isso pouco importará - e passei a ter uma única conta, no único banco que ainda vai sendo um pouco nosso! Eu sei que eles "aguentam" bem sem mim, mas se três milhões fizerem o mesmo, a coisa já será bocado diferente!...

      Abraço e SL

      Eliminar
    2. Optimista! Acha mesmo que 3 milhões de sportinguistas têm pilim depositado nestes bancos? Quantos milhões não têm um euro que seja depositado seja em que banco for? Eu por acaso já tive no BES mas eliminei essa conta em 2002, quando me cobraram uma exorbitância para fazer um levantamento precisamente na agência onde tinha a conta, em Dez de 2001, quando já não se justificava a compra de cheques em escudos. O escudo finava-se no fim do mês. Agora, o pouco que tenho é na CGD.

      Eliminar
    3. Caro Zé Coelho,

      Terei que lhe dar razão nas duas questões que coloca. Mas foi uma forma simplista de "falar".
      As razões que me levaram a sair do BES foram quase semelhantes às suas. No Millennium a razão foi exactamente o Sporting. No BPI, foi o "aguenta, aguenta"!
      Os poucos tostões que ainda vão sobrando, estão na CGD, como é o seu caso. Sempre são ladrões mais modestos!...

      SL

      Eliminar
  4. só mais uma achega...!!! No caso da banca "felizmente" não sou cliente desses energumenos... (serei de outros mas para o caso..., pouco interessa... :))

    Não desdenhem a possibilidade em deixar bem claras as razões pelas quais tomam essa atitude...

    No meu caso... já o fiz, p.ex, em relação ao acp... e garantidamente o faria no caso da banca... (pela 1ª vez, espero ansiosamente que esses gajos me contactem para me tentarem impingir qq coisa...!!!)

    SL

    ResponderEliminar
  5. De mérito, este "atrevimento" do Álamo em colocar este post que mais não é que parte da transcrição de um artigo de um benfiquista assumido como é o Pedro Santos Guerreiro. Aliás, como o Álamo refere. Nem sempre estou de acordo com as opiniões deste jornalista no que à política económica do país diz respeito quando publicadas no jornal do qual é director. Mas neste em particular, 100% de acordo.
    Por outro lado, a achega do Travanca, com o Post Scriptum, nada tem de mal. Poderemos em nossa casa ditar as regras; temos todo o direito. Mas devemos saber receber.
    Como dizia a jovens colegas que se iniciavam no mundo do trabalho,quando eu já era um veterano, - "Poderemos ser humildes, mas NUNCA subservientes".

    ResponderEliminar
  6. Mano,

    Já ontem tentei deixar um comentário noutro post teu e no final dizia que havia incompatibilidade não sei de quê e não ficou. Hoje vou tentar de novo.

    Quando li o comentário do PSG no Record de hoje vi que estávamos totalmente sintonizados.

    Bruno de Carvalho está a lutar para libertar o nosso Sporting de quem diz que nos ajuda mas é muito mais ajudado, de quem se diz amigo mas parece mais inimigo, de quem se intitula Gestor mas que eu titulo de "Sugador autorizado" para não chamar outra enormidade.

    Por isso, estou com ele neste braço de ferro e espero que todos se unam à sua volta para que, de uma vez por todas, nos libertemos de quem não gosta de nós e só nos tem levado para a falência "lato sensu".

    Unidos venceremos (onde é que já ouvi isto?)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maninha,

      Em tudo na vida, "unidos venceremos" ! Poderás ouvir o slogan, seja onde for, ele será sempre verdadeiro!
      No Sporting, o coração segredou-me há dois anos, muito baixinho, para votar em Bruno de Carvalho. E eu segui o meu coração. Desta vez o segredo foi gritado em altos berros e... eu obedeci!
      Hoje, estou feliz comigo próprio. Pode o nosso Presidente amanhã decepcionar-me, mas hoje estou com ele de alma e coração. A dignidade não se negoceia! Jamais!...

      Um abraço comovido, de leão cheio de esperança.

      Eliminar
  7. Se alguém conseguisse convencer o Cristiano Ronaldo a mudar de banco e deixar de participar em anúncios do bcp, estou convicto que a banca repensaria o tratamento que (não) está a prestar ao Sporting Clube de Portugal!!

    Juba

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Juba,

      Era bonito era!... Mas, e os contratos que ele assinou?! Se eu fosse amigo próximo dele, lá que tentaria demovê-lo, ai que ninguém tenha dúvidas... Deveria ser bonito!...

      Abraço e SL

      Eliminar
  8. La vai o FCP ganhar 3 milhoes de adeptos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xiça!... Nem morto!!!...

      Sporting 4ever !!!...

      Eliminar
    2. Antes queria c*g*r um pé todo do que tal sina LOL

      Eliminar
    3. E eu os dois, maninha!... E as mãos e tudo!...
      Eu, nem com a "trampa" pelo pescoço, aderia!...
      Em Ílhavo, as velhas diziam, perante um "milagre" dessa natureza, "ai loibado seja deus, na me-lo digas" !...

      Abraço, com a felicidade que hoje estou a viver! Ganda Bruno!!!...

      Eliminar