domingo, 26 de agosto de 2012

Sporting B, o talento a crescer !...

Bruma - Um golo, um hino ao futebol
 
 
São ainda uns meninos! Mas o que lhes falta em experiência sobra-lhes em talento! É um regalo ver o toque de bola desta gente. É tudo bem feito. Ás vezes dou por mim a perguntar se estou a ver um jogo de futebol ou uma demonstração de bilhar às três, quatro, cinco ou seis tabelas!...
Claro que ainda não consegui meter na minha própria cabeça, que não devo assistir a estes jogos, com o mesmo sentimento de desejo de vitória de qualquer jeito, como assisto aos da equipa principal do Sporting. Mas hoje, enquanto fui apreciando o jogo da Tapadinha, que o Sporting venceu justamente por 3-1, dei por mim a pensar, quando o resultado ainda estava em 0-0, que mesmo que o Atlético viesse a sair vitorioso, estes jogos do nosso Sporting B, devem ser vistos com uns "óculos de ver ao longe" e que as lentes jamais devem ser coloridas. Estas deliciosas partidas são para serem desfrutadas como puras demonstrações competitivas entre o puro e ingénuo talento e a complexa e matreira experiência, pouco importando os resultados que possam ser alcançados.
A cada jogo, que nos trás sempre "nuances" novas e desconhecidas do virtuosismo de cada um dos nossos leões, vamos notando que também o "composto químico explosivo" que Oceano vai preparando metodicamente, estará a caminhar perigosamente para fora do controle dos adversários. Será o meu coração de leão que embota a minha visão, ou quando esta gente aprender a controlar os nervos e a temperatura do cérebro, pode transformar-se num caso muito sério?!... É bem possível que o defeito esteja em mim! Veremos...
Não desejaria fazer destaques. Gosto de todos por igual. Mas não resisto a destacar as obras-primas com que Bruma e Etock abriram e fecharam a contagem.  
Após apreciar este quarto jogo do Sporting B, obrigo-me a mim próprio a pensar que esta novel equipa B deve em rigor a sua existência à política que o Sporting abraçou, de estabelecer a ponte, até agora inexistente, entre a sua formação e a equipa principal. E, sejamos claros e realistas, nem todos chegarão ao último escalão do clube. É impossível e absolutamente compreensível. Mas, na minha modesta opinião, quando o "estágio" terminar para aqueles que a idade e o patamar formativo não recomendar que continuem para além da presente época, abrir-se-ão de par em par as portas do profissionalismo a sério. E será aí que o paradigma até hoje perseguido pelo Sporting, poderá e deverá, imperiosamente, mudar radicalmente. Penso que se esta equipa B do Sporting vier a alcançar o sucesso que lhe adivinho, no final da época o clube terá em mãos 4, 5, 6, 7 ou 8 jogadores, de onde aproveitará 1, 2 ou 3, para o seu plantel principal. Para os restantes deverá necessariamente terminar a política de empréstimos. Os seus passes desportivos deverão ser vendidos pelo preço que o mercado ditar, exactamente aos clubes que até agora os vinham buscar por empréstimo, revertendo as receitas da sua venda para reinvestimento na formação que os produziu. para que seja possível formar outros no futuro, sem hipotecar o equilíbrio económico do clube formador, o Sporting.
Na minha modesta opinião, esta equipa B do Sporting deverá ditar de forma inexorável, o fim da "mama"! Quem quiser jogadores oriundos da formação leonina, aprecia o "catálogo" que no fim de cada época o clube elaborar, escolhe os profissionais com as características de que necessita e.. paga!... E se o mercado interno começar a apresentar na "boca" a adstringência que resulta da mastigação de diospiros verdes, o mercado externo há-de-lhe acabar com esse excesso de tanino. Claro que o padrão que regulará os valores dos passes desses jogadores estará ligado tanto aos atributos dos jogadores, como aos clubes interessados na compra dos seus passes e não terá nada a ver com os milhões das grandes transferências. Porque nem todos serão Ronaldos e Messis, nem despertarão o interesse de Reais e Barças. Talvez nos comecemos a habituar a lidar com transferências da ordem da dezenas ou centenas de milhares de euros. O mercado ditará as suas leis!
E não me venham os puristas sportinguistas contrapôr com os riscos de assistirmos amanhã ao abastecimento barato dos arsenais dos clubes adversários. Os jogadores estão no clube, pertencem ao clube. Se este entende que os seus atributos não servem os interesses do clube, vende. É o risco que envolve qualquer negócio. Sempre houve e continuará a haver erros nas vendas, assim como nas compras. E arrependidos, muitos arrependidos!... Sempre houve e continuará a haver bons e maus negócios. E o mundo nunca parou. O que pode parar será o Sporting se continuar a dar "mama" a quem depois lhe agradece com dois pontapés no traseiro.
 
Leoninamente,
Até à próxima
 

5 comentários:

  1. Bom post.

    Penso que, para que o o aproveitamento da equipa B se torne realidade e não venhamos a sofrer os mesmos dissabores do passado (Futre, Figo e eventualmente Adrien), seria agora a melhor altura para começar a elaborar a renovação dos contratos dos jogadores mais promissores, como fizeram já (e bem) com o Bruma.

    Por ordem de prioridade:

    Tobias Figueiredo*
    Chaby*
    Pedro Mendes
    Dier
    Llori
    Esgaio
    Iuri
    Betinho
    Zezinho
    Mica

    * Quanto a mim, os jogadores mais promissores

    Se os jogadores que citei tiverem um contrato nas mãos e com clausulas avultadas, não só os tranquilizaria - pois tinham o seu futuro mais próximo assegurado, como também encorajaría os mais novos jogadores da Academia (Juniores, Juvenis, etc) a se empenharem ainda mais para um dia chegarem à equipa principal, conscientes que se continuarem a trabalhar e evoluir, terão também eles a sua oportunidade.

    Se assim fosse, não haveria necessidade de contratar jogadores como o Turam/Patinho/Plage (para não falar de muitos outros), pois tanto Mica/Chaby/Betinho não são inferiores.
    Embora também concorde que quando surgem excelentes oportunidades para contratar determinados jovens jogadores como Carrillo/Viola/Rubio e agora Fabrice - o clube faz bem em os comprar, pois têm grande potencial.

    Um abraço leonino
    Manuel Santos





    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "manuelim_s",

      O seu comentário complementou ainda melhor o que escrevi. Devem ser evitadas, em antecipação, situações como as que temos vindo a verificar, com aqueles que, de forma flagrante, mostram que os seus predicados estão acima da média.
      Com os jogadores estrangeiros, de que cita os exemplos de Turam/Patinho/Plange, é natural que aconteça o mesmo que com os portugueses: muitos não corresponderão às espectativas. Mas isso são os riscos inerentes a uma formação como a do Sporting, que mais não é que uma triagem que se pretende rigorosa, de todos os que recebe. E note que, praticamente todos esses casos vieram sem custos, como vieram os portugueses. O campo de prospecção em Portugal, outrora, era mais vasto. Hoje os clubes rivais, aprenderam com o Sporting e assiste-se a lutas terríveis por esse país fora, para "roubarem" os poucos talentos que há por aí. De forma que é muito natural que o Sporting tenha de recorrer à prospecção no estrangeiro.Barcelona e Ajax Há muito o fazem. O que é preciso será, depois de os ter em formação no mínimo um ano, prevenir o futuro daqueles que claramente mostrarem atributos para ir mais longe. Sobre os asteriscos que colocou em Tobias e Chaby, concordarei, mas alargá-los-ia, claramente, a João Mário,Pedro Mendes, Dier e Zézinho. Todos os outros poderão ainda sobressair nesta equipa B, mas se essa explosão não se verificar, deveriam entrar, inevitavelmente, no "catálogo de vendas" no final da época, correndo o risco, assumido, de virem a explodir mais tarde. Mas isso serão sempre os riscos de uma actividade tão subjectiva como é a formação de futebolistas. João Pereira foi "libertado" pelo Benfica e veio a ter o trajecto que conhecemos. São ossos do ofício e nem os pasquins do costume nem os adeptos do Benfica andaram por aí a "chorar baba e ranho", para já não falar de Jordão e João Pinto.
      Continuar a permitir a "mama" de chicos espertos como os Bartolomeus, Fiúzas e outros é que terá de terminar, sob pena de andarmos a investir para alimentar "pançudos". Querem levá-los, pagam. Os "emprestados" para rodar e evoluir, agora, vão para a equipa B. Rodam, evoluem e depois, aqueles que não atingirem os patamares da primeira equipa, são vendidos e o futuro a eles pertence. Se tiverem sorte e acabarem no Real Madrid, paciência...

      Um grande abraço

      Eliminar
  2. Estou a lançar este novo projecto na blogosfera leonina.

    Ficaria agradecido por uma troca de links. Já vos adicionei à lista da Savana.

    Passem por http://istoeosporting.blogspot.pt/

    SL

    ResponderEliminar
  3. Sim, também o João Mario (incluido dos prioritários). Foi um lapso meu. Obrigado

    ResponderEliminar