quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Da China, com amor ou pelo contrário ?!...

É um assunto quente na actualidade do Sporting Clube de Portugal. Porventura desisivo para o seu futuro. Daí  a sua importância, bem como o cuidado e a atenção com que deverá ser analisado por todos  os sportinguistas. Ontem deparei com um artigo de Rui Calafate no seu blogue "It's PR Stupid", cujo pensamento subscrevo inteiramente e que passo a reproduzir na íntegra (link): 
 
Quarta-feira, 22 de Agosto de 2012

Sobre os investidores chineses no Sporting

Em princípio sou favorável à entrada de investidores no Sporting, nada tenho contra, só com uma excepção que já direi.
Todas as informações que me têm chegado sobre o negócio conduzido por Godinho Lopes com os chineses me parecem positivas, mas aguardo confirmação oficial. Tanto na parceria com a Academia como com a injecção de capital directo na SAD, as verbas são significativas e importantes para o futuro do Sporting.
Mas há a tal excepção de que falo no primeiro parágrafo. No que toca à SAD sou contra o Sporting perder a maioria do capital. Os motivos são simples: 1- a SAD é do Sporting; 2- Temos bons exemplos de empresários que investiram muito dinheiro em clubes e os melhoraram, mas crescem exemplos de milionários que decidiram brincar por uns tempos aos clubes de futebol e os arruinaram. Devemos ser optimistas com os investidores que foram encontrados, mas devemos ter a salvaguarda do futuro do Sporting que é a sua posição maioritária na SAD. 
 
Colocando fora da discussão a parceria com a Academia, que aqui já identifiquei, como um mero negócio que decorrerá durante um prazo aparentemente fixado em 10 anos, de venda de "know-how" e concumitante retribuição faseada, de cerca de 70 milhões de euros e não envolverá quiasquer outros compromissos ou riscos que os inerentes ao próprio  negócio em si, a minha  preocupação, muito particularmente no que se refere à segunda vertente divulgada como iminente - injecção directa de um capital de 90 milhões de euros na SAD -, não se esgota nos exactos termos em que Rui Calafate coloca a questão. Irá um pouco para além disso, se bem que eu não possa negar que o pensamento expresso por Calafate já não esteja imbuído de preocupação semelhante. 
Aparentemente, o consórcio chinês, injectará 90 milhões de dinheiro vivo na Sporting, SAD, correspondentes a 49% do capital da sociedade. Esse gesto ou acção de mercado, determinaria a possibilidade de o Sporting, detentor de 51% do capital, decidir sobre o destino dessa avultada soma, que um raciocínio linear poderia fazer supor que seria inteiramente aplicado na redução da dívida à banca, com a consequente e imediata redução do serviço de juros para valores capazes de passarem  a ser suportados pela sociedade e bem assim pelo clube. Mas, quem acredita que os investidores avancem para uma acção desta natureza, sem garantias de retorno do capital investido?!... Quem acredita em propósitos filantrópicos por parte dos chineses?!... É certo e seguro que ninguém! E a ter de ser obrigatoriamente assim, essa injecção de capital será condicionada pela sua aplicação futura em diferentes vertentes de reinvestimento, capazes de virem a gerar o retorno que sempre será subjacente a ela própria. Aos sportinguistas apenas importará saber quais e se as mesmas se enquadram na razão de ser e existência de uma instituição como o Sporting Clube de Portugal.
Adjacente à questão que acabo de abordar, estará outro motivo de preocupação, que certamente o presidente Godinho Lopes já terá acautelado e que se prende com o facto dos 51% do capital detido na SAD pelo Sporting, uma parte significativa estar dispersa em bolsa e poder no futuro ser adquirida pelo grupo chinês, que alcançaria desse modo a maioria do capital, a menos que haja disposições que expressamente o impeçam. Não possuo conhecimento suficiente para avolumar ou reduzir a zero esta minha preocupação. Aguardarei serenamente que esse conhecimento venha até mim...
 
Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Álamo,

    provavelmente nem com amor nem pelo contrário. Duvido que o que esteja em cima da mesa seja a venda de Know-how por 70 milhões em 10 anos. Os chineses não andam a escavá-lo.

    E duvido que o Sporting venda por 90 milhões os tais 49% do capital da SAD.

    A questão da maioria do capital nem se coloca, julgo.

    E como estão prometidas novidades para breve, aguardemos.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo "Leão de Alvalade",

    Sempre que "a esmola é grande, o pobre desconfia"!...
    Eu comungo da sua "pobreza", naturalmente. E este meu artigo, no fundo, no fundo, quis significar isso mesmo. Mas se fizer um esforço para se lembrar quantos sportinguistas acreditavam nas eliminações dos dois Manchesters, certamente que os dedos das mãos chegariam e no entanto... É como a história das bruxas, "pero que las hay, las hay"!...
    Partilho o seu sereno, "aguardemos" !... Mas convenhamos que se não aparecer por aí um "golpe de asa" qualquer - no nosso caso será um "golpe de pata"! -, as coisas começarão mesmo a ficar pretas!...
    Entretanto, que lá pelo reino da Dinamarca, o Sá perca os medos e consiga que os nossos "desatem" a marcar golos...

    Um grande e leonino abraço

    ResponderEliminar