domingo, 5 de agosto de 2012

De novo, só bifanas e coiratos !...

Por enquanto, só de penalty !...

Mais um jogo de preparação. Desta vez "treinou", naturalmente, a equipa A2.  O adversário, débil e ingénuo no ataque e algo frágil na defesa, trouxe-nos em antecipação, o que vai ser o nosso calvário de "autocarros" na Liga que se avizinha. E embora os leões se tenham revelado mais expeditos e voluntariosos que os seus companheiros da equipa A1 ontem terão demonstrado, a pobreza do fio de jogo e as dificuldades de penetração continuaram muito próximas.
Todos os jogadores leoninos se exibiram dentro de um plano absolutamente mediano e apenas destacaria interessantes apontamentos nas prestações de Wilson Eduardo, Adrien e Bruma nos poucos minutos que jogou.
O resultado de 3-1 é tão irrelevante como fora ontem o 0-1. Relevantes serão ambas as pobres exibições protagonizadas pela duas equipas do Sporting. Muito trabalho pela frente e escasso tempo nos separa da honra que para estes jogadore será disputarem no próximo domingo, o troféu de homenagem às maiores legendas do futebol sportinguista de todos os tempos e, uma semana depois, escolherem bem o pé com que pretendem começar a época.

Leoninamente,
Até á próxima

12 comentários:

  1. 2 perguntas:
    não treinam os guarda-redes nas reposições de bola?
    quem aprovou fazer um torneio/2 jogos num batatal daqueles?

    ResponderEliminar
  2. Caro "jo man",

    Penso que quando um contrato de participação num torneio desta natureza é assinado, é suposto ser jogado num relvado aprovado. Só que entre a assinatura do contrato e a realização do torneio acontecem coisas semelhantes às que tantas e tantas vezes aconteceram em Alvalade. Se há clubes que não têm razão moral para falar, um deles será concerteza o Sporting. O relvado do Nuevo Colombino é novo e como tal estará a passar pelas mesmas vicissitudes que Alvalade tem passado.
    Sobre as reposições de bola pelos guarda-redes, mal estaria Sá Pinto ou qualquer treinador se tivesse que treinar as reposições de bola e os lançamentos pelas laterais! É uma questão que deveria envergonhar o próprio atleta. Isso não se treina, advém do profissionalismo, da concentração e da categoria que cada um tem, ou... não tem. Esta é a minha opinião.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. as reposições de bola pelos GR obedecem a uma estratégia definida e não é à balda (senão, por que é que normalmente atrasam bolas para o RPatricio para o lado esquerdo? - porque ele é canhoto); sobre os lançamentos pela lateral convém lembrar que o futebol de hoje tem que estar atento a tudo e perder uma bola num lançamento é como um passo errado (é só lembrar a classe de JPereira e a incompetência de Evaldo…)
      é a minha opinião.

      Eliminar
  3. Daquilo que vi ontem, a equipa pareceu entrar com outra postura em campo, com mais vontade, o problema é que não passa disso mesmo, vontade. Não se vislumbram jogadas com principio, meio e fim. A bola passo do central para o lateral, do lateral para o extremo, e este tenta centrar. Umas vezes consegue, outras não. Se as bolas chegam aos médios centro, estes passam para os extremos, ou passam para os defesas, e volta tudo ao mesmo. Muito pouco, e bastante previsível esta forma de jogar do Sporting.
    A jogar assim, parece que a maior parte dos jogos vão acabar a zero.
    As principais conclusões a tirar desta participação no Columbino:
    - Não temos táctica alternativa. Jogamos em 4-3-3, e nem nos jogos contra marroquinos tentamos testar uma alternativa.
    - A defesa do Sporting deve passar por Ínsua-Rojo-Boulahrouz-Cédric. Carriço pode ser um bom capitão, uma excelente pessoa, mas neste momento é o nosso central mais fraco. Até Xandão ao lado dele se torna pequeno. Onyewu pode ser um jogador chave em determinados jogos, onde só se conseguirá marcar de bola parada.
    - É imprescindível jogar um um médio defensivo. Rinaudo parte em vantagem em relação ao Gélson. É excelente a recuperar bolas, aparece para receber a bola dos centrais, e não complica no passe.
    - Elias parece querer mostrar que o investimento feito nele não foi em vão. Deve ser ele o nosso box-to-box.
    É um jogador rápido, que tanto pode dar uma ajuda ao Rinaudo na recuperação, como pode aparecer junto à área para finalizar.
    - Neste momento, Adrien é o terceiro elemento do nosso meio campo.
    Pode acompanhar Elias se o Sá quiser dois jogadores lado a lado à frente do Rinaudo, ou pode jogar um pouco mais avançado, tentado fazer passes a rasgar para o ponta de lança.
    - Jeffren é um caso que me preocupa. Parece andar completamente desmotivado, não arrisca o 1x1, não parte em velocidade. Pensava que este ano ia ser um grande ano para este jogador, mas a camisola 7 parece continuar a fazer vítimas.
    - Capel e Carillo são os nossos melhores extremos neste momento. São os únicos que conseguem definir um jogo num jogada de génio.
    - Ricky é o nosso ponta de lança. Não há alternativa. É o primeiro a pressionar os defesas adversários, e ganha muitas bolas que são lançadas dos defesas. Mas precisa de alguém que esteja mais perto dele para aproveitar essas bolas, se não acaba por se tornar inconsequente.
    Podem dizer que só marca de penalty, mas quantos golos de penalty marcou Jardel na última vez que fomos campeões? Quantos golos de penalty falhámos quando era o Liedson e o moutinho a marcar?
    - André Martins ainda não está preparado para assumir a batuta desta orquestra. Deixem o miúdo crescer aos poucos, mas lhe ponham já essa responsabilidade nos ombros.
    - Caso Jeffren não mude de atitude, Bruma pode ter várias oportunidades esta época.
    É um míudo irreverente, que não dá uma bola como perdida, tem velocidade, técnica. Que agradável surpresa.

    O próximo, e último jogo, para além de ser jogado em Alvalade, e termos a obrigação de ganhar esta taça, por nós organizada, tem de servir para o Sá Pinto colocar em campo os melhores, aqueles que irão a Guimarães iniciar o época do regresso aos títulos. Acabaram-se as experiências. No domingo esta equipa tem de nos fazer acreditar que conseguimos ganhar a qualquer um.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "Fenómeno",

      Os seus comentários estarão a constituir a melhor surpresa desta pé-época de "Leoninamente!!!... De facto, as suas surpreendentes "frescura física", lucidez, clareza, pragmatismo e "fio de jogo" e o abandono claro dos "rodriguinhos" e lateralizações inconsequentes,aliados ainda a um engodo terrível pela "baliza" e uma tremenda eficácia no ataque, levam-me a deixá-lo jogar consoante o seu talento, sem amarras ou exigências tácticas... Parece ser o jogador ideal que representa no campo o treinador e eu não quero, nem devo, fazer mais que subscrever o seu "trabalho".
      Aqui da minha "área técnica", eu quero afirmar-lhe a minha honra e grande satisfação, cada vez que assisto a uma sua "talentosa jogada".
      Pena que lá, no "relvado" que ambos conhecemos, não nos brinde com mais frequência com o seu talento. Haverá "treinadores" que andarão cegos... Mas eu compreendo. A danada da isenção veste sempre as mesmas camisolas!...
      O próximo jogo será exactamente aquilo que preconiza.

      Um grande e reconhecido abraço

      Eliminar
  4. Desculpem, mas vocês acham mesmo que se podia jogar melhor futebol naquele batatal? Sabem que correr, fintar, e até rematar é correr o risco de se lesionar? O Getafe, o Huelva ou a equipa marroquina jogaram melhor? Concordo que poderiam ter um fio de jogo visível, convincente - mas prefiro esperar pelo próximo jogo em Alvalade e sinceramente acho que nos (vos) irão surpreender com um futebol à 'cinco violinos'.

    Concordo também com o seguinte:
    - Carriço, por mais leão que seja, não tem lugar no sporting
    - Jeffren não está confiante
    - Bruma vai ser um craque


    Abraço verde-e-branco
    Manuel Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, também concordo que talvez os jogadores tivesses um pouco mais retraídos por culpa do relvado, para evitar lesões nesta altura da época, principalmente num jogo amigável.
      Por isso é que espero uma boa resposta, em nossa casa, onde já não vai haver essa desculpa.
      Vai ser o jogo onde iremos perceber se de facto a máquina já está oleada ou não.

      Eliminar
    2. Caro Manuel dos Santos,

      Compreendo a sua magnanimidade. Mas... quando um pobre não come o que o corpo lhe exige, porque tem medo de partir um dente, terá que procurar, não um dentista, mas um psiquiatra. Como o meu amigo eu, decepcionado embora com o que foi feito em Huelva,também espero ver no próximo domingo uma máquina bem oleada em Alvalade. Tenho é algumas suspeitas que em tão pouco tempo Sá Pinto coloque o óleo suficiente.
      Sobre os três leões que analisa, tenho rigorosamente a mesma opinião, embora o lamente sinceramente nos dois primeiros casos.

      Grande abraço leonino e amigo

      Eliminar
  5. Bruma? Em dez minutos já conseguiram ver o tipo de jogador que é? Temos especialistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas tu conheces o Brumo por acaso? Creio que não, senão não farias um comentário tão infatil!
      Tu só viste o Brumo ontem?!
      A ignorância nã fáz milagres...

      Eliminar
    2. Conheço..é um jogador banal... Diz-me um jogador do estilo dele com uma carreira sustentada

      Eliminar
    3. Ao Joel,

      Eu aconselharia a dar tempo ao tempo. Há ali qualidades. E penso que será mera estultícia estar a depreciar um atleta que, quer a nível nacional, quer a nível internacional, já tem meio mundo com os olhos postos nele. Serão todos ignorantes, como eu o amigo Manuel dos Santos?!...
      Não caro Joel. Há por ali qualidade e uma vontade enorme de mostrar serviço. E o "puto" não merece que lhe coloquemos o rótulo de "flop", de uma forma quase "assassina" como o pretendeu fazer. A menos que por aí "viagem" questões diferentes daquelas que aqui temos analisado. E nessa condição, fará mal em trazê-las para aqui.

      SL

      Eliminar