sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Calma, nada de euforias...

in "O Jogo online"
 
Não amigos, não foi nada uma vitória tranquila! Poderá ter parecido, sim senhor, os pobres dos dinamarqueses acabaram por pagar as favas, mas penso que  a "manita" que por aí já muita gente apregoa, foi mais demérito dos rapazes altos e loiros, que a expressão de uma coisa muito diferente daquilo que temos visto fazer ao Sporting. Quando Elias, aos 4 minutos de jogo, depois de um pormenor sublime de Carrillo, borrou a pintura daquela maneira, vamos embandeirar em arco?!... Calma, nada de euforias!...
Seria tolice minha negar que a equipa jogou mais solta, mais concentrada e que não se notou em todos uma clara intenção de fazer as coisas bem feitas, de carregar ligeiramente mais no acelerador e de abandonar o feio e penalizador vício das lateralizações e atrasos de bola que se estava a instalar. Pudera, não sei quantos frascos de "shampoo" Ricardo Sá Pinto terá gasto a lavar as cabeças daquela gente toda, mas pareceu-me ver menos gordura nos cabelos e se calhar por dentro o asseio já foi outro. Mas apesar de tudo, lamento ter que vos confessar que ainda vi muita coisa de que não gostei.
Nunca gostei de ver um treinador que, das três substituições permitidas,  faça mais que uma alteração no meio-campo e hoje, como em jogos anteriores, Sá Pinto voltou a mexer demasiado nesse sector nevrálgico da equipa. Não havia necessidade. Compreenderia a saída de Gelson, dado o esgotamento que aparentava, fruto da sua tremenda entrega ao jogo. Mas deveria ter mantido Adrien, que nunca se cansa, para que o sector vá ganhando consistência, rotinas, entrosamento e hábitos. Mas quase sempre as suas substituições visam o meio campo e isso para mim é um pecado quase capital. Penso que RSP, estará mais dependente da preocupação de agradar a gregos e a troianos dentro do balneário, que do cumprimento das leis mais básicas da gestão de uma equipa de futebol. Que faça no meio campo aquilo que vem fazendo na defesa: defina os titulares de uma vez por todas, sem andar a fazer permanentes alterações de jogo para jogo. Na defesa, hoje colocou Pranjic e pareceu-me uma medida bastante acertada. Mas ficou-se por aí. No meio campo, ainda que só por vinte e poucos minutos, quer-me parecer que terá voltado a exagerar. A troca de Carrillo por Jeffrén também a compreendo e acho correcta. "La culebra" fez um grande jogo, marcou um grande golo e merecia descansar. Capel também merecia, mas lá está, o homem só tem olhos para as substituições do meio campo. Quer motivar André Martins?!...  Antes do miúdo está a equipa, que não deverá ser sacrificada à gestão de egos e fornecimento de incentivos! O facto de pertencer a este plantel e fazer parte da convocatória já serão incentivos suficientes. Ele e todos os novos, terão anos e anos para brilhar. Assim tenham a cabeça em cima dos ombros e saibam aproveitar as verdadeiras oportunidades, em vez de estarem à espera do rebuçado de meia dúzia de minutos antes do final do jogo.
O interregno que se segue não será nada positivo para o Sporting. É muito tempo sem competir e, pelo que sabe, esse pormenor não terá sido acautelado. Pode ser que eu esteja enganado e haja por aí um amigável qualquer.
Pronto, lá vamos nós para a fase de grupos. Bom seria que a sorte nos acompanhasse no sorteio.
 
Leoninamente,
Até à próxima

P.S. - Mais um enormíssimo jogo de Cedric!...
 

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Caro Tiago,

      Claramente, no meio estará a virtude. O segredo estará em consegui-lo...

      Eliminar
  2. Estes dinamarqueses a jogarem ca em Portugal, desciam na certa...o SCP fazia um pouco de pressão alta e eles não faziam 2 passes certos...fraquinhos fraquinhos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Ricardo,

      O incompreensível desta eliminatória, esteve na prestação do Sporting em Horsens. Ontem foi perfeitamente natural tudo o que aconteceu...

      Eliminar
  3. A pausa competitiva vem a calhar porque o Sporting precisa de se consolidar e uma ida ao Funchal nesta altura, uma das deslocações mais difíceis da Liga, depois de (mais um) mau início de campeonato, a casa vinha já abaixo se o Sporting lá perdesse. O Sporting fez poucos jogos na pré-época, contra equipas geralmente que não estão ao nosso nível e mesmo assim os resultados e as exibições foram fracos. Acho que a pré-época foi mal gizada e agora é preciso recuperar terreno.

    Acho bem que se manifeste contra as euforias, mas deveria ter começado por si. Antes da bola começar a rolar, vocês têm toda a confiança do mundo. Começam a planear a festa no Marquês, ainda nem o campeonato começou. Depois afinal as coisas não começam a correr bem e pedem um 25 de Abril à segunda jornada. E que tal se fossem menos instáveis?

    O atraso competitivo em relação aos rivais só pode ser ultrapassado com vitórias. Temos de ficar à frente deles para podermos dizer que estamos ao nível deles. No papel é tudo "bom". Este tipo de discurso, mesmo de quem tenta defender o clube, é mau porque depois há mais gente a cobrar à mínima falha. O campeonato não vai ser fácil e a maneira como reagirmos às adversidades vai determinar se esta época vai ser superior ou não. Um dos males do Sporting é haver adeptos que não investem verdadeiramente no clube. Se ganhar, o Sporting é o seu grande "amor". Se perder, ao menos podem pedir uma revolução. Não sabem se querem ganhar ou se querem contestar. É um ambiente bi-polar. Coisa diferente é ter espírito crítico, que implica pensar pela sua cabeça, mas sem boicotar o trabalho dos outros, difamar o clube e contribuir para o seu insucesso em causa própria.

    O Sá Pinto ficou com um alvo nas costas desde que perdeu a final com a Académica. Quem quiser provocar eleições começa por pedir a cabeça do treinador. É mais um treinador que se calhar nem chega a aquecer o lugar. Daí que a vida do Sporting tenha ficado muito mais complicada. Se bem que se os avançados tivessem concretizado as oportunidades que tiveram, mesmo a jogar mal tínhamos ganho ao Rio Ave e ao Guimarães e assim a equipa tinha outra confiança. O que faria toda a diferença. Às vezes o que parece um abismo é afinal uma falha. Vamos ver como o Sporting vai evoluir. Para já não estou a gostar do que tenho visto, mas isso não quer dizer que os outros sejam parvos e não vejam o que toda a gente vê e não o possam vir a corrigir. Aguardemos porque isto ainda começou.

    ResponderEliminar
  4. Caro "Lionheart",

    A bipolaridade de que me acusa, talvez resulte de uma demasiada superficialidade de análise. Talvez confunda euforia, com o propósito que me assistiu desde o princípio da época, de contribuir modestamente aqui do meu canto e depois de uma final desastrosa e decepcionante na final da Taça de Portugal, para uma galvanização das hostes leoninas que se traduzisse numa aquisição de "game-boxes" e assistências em Alvalade que ajudasse o clube a fazer face às dificuldades que se lhe conhecem. O sentimento que os últimos resultados me trouxeram, penso que não será muito diferente daquele que todo o universo leonino experimentou.
    Sobre a revolução que terá subentendido de alguns posts que por aqui deixei, quero dizer-lhe que depois de assistir espantado e decepcionado à conferência de imprensa de RSP após o jogo com o Rio Ave, sempre pensei que ela começaria pela demissão do mesmo, no dia seguinte, o que não viria a acontecer, para bem de todas as partes, o que não invalida o facto de as palavras e a imagem que RSP deixou transparecer, não tenham correspondido ao seu maior erro de comunicação desde que assumiu o lugar que hoje desempemha no Sporting, apesar de poucas horas depois a postura e a mensagem terem sido moddificadas.
    Sobre o actual panorama geral do futebol do Sporting, a minha visão não diferirá muito da sua, pois que afirma muito claramente "... Para já não estou a gostar do que tenho visto..."!... Eu também não. Nem mesmo depois da "goleada" de ontem...
    Como muito bem afirma no fim do seu comentário e eu corroboro, aguardemos porque isto ainda só agora começou.

    ResponderEliminar
  5. Acho o Sporting muito vulnerável aos "humores" da internet. Parece-me que os responsáveis do clube ligam demasiado a esse tipo de opinião e isso preocupa-me. Preocupa-me porque agradar a quem não sabe do que fala dá asneira, que depois vai ser cobrada a quem tentou a agradar a muitos que nunca lhe darão mérito, mas são os primeiros a cobrar. A questão do avançado é paradigmática. Um avançado que faça a diferença custa aproximadamente 10 milhões de euros. Vejam quanto custaram os avançados dos nossos rivais. O Sporting ainda não tem dinheiro para isso. Para vir um avançado, ou é um jovem (como o Rubio ou o Wolfswinkel) e depois a malta não tem paciência nenhuma, ou é algum refugo, como o Pongolle, Bojinov, Ribas, etc. Ou seja, a gente experimenta a ver se resulta, mas quase sempre só dá mais despesa. Lembrem-se que o Liedson foi um achado, porque ele saiu com o passe na mão e o Sporting não teve de pagar o seu passe ao clube. Tivesse a transferência de ser tratada com o Corinthians e não tínhamos dinheiro para a transferência, porque os brasileiros pediam para cima de 5 milhões de euros.

    Outra coisa que está a condicionar o Sporting é o Adrien. Desde que começou a circular o rumor que o porco andava a atrás dele, um jogador que era indiferente à esmagadora maioria dos sportinguistas passou a ser "bom"! Por causa do Adrien, ou melhor, por causa das repercussões de ele ir para o porco, a equipa teve de mudar o estilo de jogo, encostando-se o Rinaudo, que é muito melhor jogador, para o outro jogar. Uma massa associativa que apoiasse o clube mandava o Adrien, ou outro que se armasse em parvo, pró c******, e ele que fosse à vida dele. Porque são os mesmos palhaços que protestam contra os três trincos que estão todos acagaçados que o gajo vá para o porco (todos os nossos problemas fossem esse!), e cria-se um caso que não cabe na cabeça de ninguém. Mas quem é o Adrien?? Estão a ver o resultado por causa da merda da internet? Mais uma vez, lamento imenso que o futebol do Sporting seja tão vulnerável a adeptos que não prestam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente de acordo!Este "caso" Adrien é completamente a imagem do que tem sido um clube sem rumo no que toca à gestão do futebol!

      Eliminar
    2. Ao "Lionheart",

      Não vejo que o Sporting seja assim tão vulnerável aos humores da internet! Há dezenas e dezenas de questões que na internet tem sido debatidas com bastante bom senso e cujas conclusões, se levadas à prática, trariam evidentes benefícios para o clube e nunca vi ninguém que dirigiu ou dirige actualmente o Sporting, a tomá-las em consideração.
      O caso Adrien, nem terá sido, quer qualitativa quer quantitativamente o mais exaustivamente abordado. Acabou por seguir os trâmites normais, como o de Rui Patrício e por aí fora. Sobre o valor do rapaz, naturalmente que cada cabeça ditará a sua sentença. Eu, pessoalmente, entendo que terá valor suficiente para fazer parte do plantel. Outra coisa será concordar com os números que por aí circulam - a serem verdade - para a renovação do seu contrato. Mas os números da renovação de Patrício também não serão exagerados?!... Já a aquisição de Pongolle, que dariam para dois ou três anos de pagamento a estes dois produtos da nossa casa, só depois do seu completo falhanço em Alvalade é que foram criticados. Quando chegou, toda a gente aplaudiu. E agora que foi embora por uma mão cheia de nada, todo o mundo está de acordo que se poupou um dinheirão com a "palha que se deixou de dar ao burro"!... E do que custou o "burro", ninguém fala?!... Pois é. Os estupores dos santos da casa não fazem milagres!... E depois choramos os Futres, os Figos e quejandos.
      Não vejo o caso Adrien, com a gravidade do caro. Claro que apreciei muito mais o processo de renovação de Cedric. Mas cada caso é um caso. E os grandes dirigentes são aqueles que antecipam os problemas e nunca os deixam transformar em casos.
      Finalmente dir-lhe-ei que nem tudo o que "pulula" na internet será "merda"! Como em qualquer outro meio de comunicação ou área da vida de uma colectividade. Haverá sempre o bom, o mau e o vilão...E ainda haverá o assim-assim. E certamente que pelo meio, haverá sempre visionários, loucos e velhos do Restelo. Mas mesmo assim, "o Mundo pula e avança, como bola colorida entre as mão de uma criança"!... E o Sporting também há-de pular e avançar, mesmo com a "merda" da internet à ilharga...

      Eliminar
  6. Ao meu querido amigo "Leão de Leiria",

    Eu gostava de dizer o que disse no comentário anterior: os grandes dirigentes são os que antecipam os problemas e os resolvem antes que se transformem em casos! É minha convicção que o caso Adrien nunca o seria se tivesse sido tratado com a devida antecipação. Não o foi e agora é fácil apontar o dedo. Mas acha que a questão que nós por aqui colocamos, também não já não fará há muito, parte das preocupações dos responsáveis?!... Acha que eles já não bateram dezenas de vezes com a cabeça nas paredes, chamando burros a eles próprios?!... Mas o mal está feito e agora há que remediá-lo. Creio que será o que eles estarão a fazer e... mais vale tarde que nunca. O processo de recuperação do Sporting, não poderá ser nunca uma sucessão de êxitos de gestão. Também terão de existir forçosamente erros pelo meio. Todos nós erramos e o dramático será, isso sim, nunca os reconhecer nem corrigir a trajectória...

    ResponderEliminar