segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A inércia da mente !!!...

                             

O insucesso da delegação portuguesa nos Jogos Olímpicos, ainda que seja em parte, uma natural consequência do escasso apoio financeiro oficial e de muitas outras menos naturais consequências intimamente ligadas a este estranho povo que "nem se governa nem se deixa governar", penso que derivará de uma razão fundamental, indissociável do motor de toda a realização humana: a mente.
Quase todos, senão mesmo todos, os grandes sucessos desportivos, resultaram do primado da intervenção da mente sobre os músculos. O mais rápido, o mais alto e o mais forte, não resultam apenas das condições prestadas a quem o consegue, nem dos cada vez mais sofisticados métodos de preparação e das mais ou menos elaboradas tácticas engendradas pelos técnicos. Um vencedor poderá sê-lo por isso tudo, mas só conseguirá a vitória quando a sua mente estiver treinada, convicta e absolutamente segura disso, vivendo toda a sua preparação numa eterna insatisfação perante os resultados que sucessivamente vai alcançando.
Lembro-me do que era há um bom par de anos o râguebi português, antes da década fabulosa de Tomaz Morais. Lembro-me do que era o Chelsea F.C., antes da chegada de José Mourinho. E lembro-me sobretudo do que era a selecção holandesa antes de Rinus Michels fazer dela a fabulosa "laranja mecânica" de 1974.
A insatisfação de uma mente preparada para aceitar apenas a vitória, é o único e verdadeiro motor que conheço para o sucesso. A contemporização, a desculpa estéril da conveniência, o conformismo desculpabilizador, a satisfação e glorificação da mediocridade, a subordinação da ambição a todas e quaisquer envolventes do fenómeno desportivo, jamais conduzirão ao sucesso. Será difícil estabelecer um vocábulo adequado a este estado e eu confesso que ainda não o terei conseguido e para que possa prosseguir o meu pensamento, chamar-lhe-ei de inércia da mente.
Há muitos, muitos anos que se terá instalado no Sporting Clube de Portugal a cultura da inércia da mente. O resultado desse terrível e destruidor vírus?!... Dezoito anos da amargo jejum, interrompidos por dois títulos milagrosos ou circunstanciais e por nova recidiva que já vai em dez anos. E os efeitos dessa nefasta e terrível doença, desgraçadamente, tem vindo a ser alargados a todas as modalidades que, colocando o clube no topo do ecletismo nacional, europeu e mundial, não contrariam e antes confirmam a patologia da modalidade rainha.
Quando Ricardo Sá Pinto, de pára-quedas, foi colocado no comando do futebol de Alvalade, acreditei num milagre e na rápida exconjuração da inércia da mente. E até à desgraçada tarde do Jamor, alimentei em mim esse poderoso benefício da dúvida. Com o espírito mais triste que a noite que sucedeu a essa tarde fatídica, no meu regresso a casa, colocaram-se-me tantas e tão fortes dúvidas que três meses depois ainda por cá bailam. E ainda que os factos me convençam muito mais que as palavras, alguma importância delas somos obrigados a retirar.
As declarações de Ricardo Sá Pinto, no final do jogo de ontem, que aqui poderão ser recordadas, serão porventura sintomáticas de que a inércia da mente já terá tomado conta dele. Mas o contágio alargou-se. Se não, reparem nesta outra afirmação, de Carriço, que também parece ter deixado inertizar a mente. E este quase insulto de Jeffrén, que naturalmente acabaria por desencadear outro insulto de um adepto sportinguista, porventura deselegante, sim senhor, mas carregado de simbolismo e merecimento.
Claro que este grande amor que o formidável universo sportinguista dedica ao seu glorioso clube, vai continuar a dar tempo. Claro que irá continuar a compreender os "batatais" de Huelva que não deixaram o Sporting ser feliz, apesar de quase todos reconhecerem muito bem quem foram os batatas. Claro que todos acreditaremos até morrer, que um dia "o sol brilhará para todos nós". Mas enquanto o "status quo" desta pobre e franciscana inércia da mente não for erradicado, abrupta ou progressivamente de Alvalade - à bruta mesmo é que eu gostava -, os 10 caminharão "alegremente" para os 18, se é que não conseguiremos bater mesmo esse doloroso e traumático record.
Tenho aqui gritado, na convicção profunda de que se trata de uma questão de vida ou morte, que TEREMOS DE SER CAMPEÕES ESTA ÉPOCA, recusando a inércia da mente que quase vejo generalizada e fortemente instalada. Mas temo que a minha voz me doa antes que alguém a ouça!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

6 comentários:

  1. Estive ontem à noite a ler atentamente este post. Sempre muito bem escrito e alguns bastantes pertinentes.

    Escrevo este meu comentário porque acho que devo espalhar o meu estado de espírito.. Sim estou triste, sim estou um pouco preocupado, mas eu sou um eterno optimista!! acho que vamos melhorar, acho que vamos dar a volta, acho que vamos ser um caso sério neste campeonato!

    ACREDITA SPORTING!!!

    não estejam sempre a destruir tudo!!
    Não acredito que o Sá, depois de ter colocado a equipa de juniores a jogar mesmo à bola, depois de termos quase chegado à final da Liga Europa, a jogar mt bem à bola, e termos quase chegado à pré eliminatória da Champions, tenha agora esquecido tudo e que já não saiba o que faz!!

    Mas sim, concordo quando dizes que ESTE ANO TEMOS DE SER CAMPEÕES!!

    BORA LÁ SPORTING!!!!

    abraço,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "Bernas_",

      Há un misto de resignação e optimismo no teu comentário. Compreendo-o, porque esse estado de alma talvez habite a grande maioria dos espíritos sportinguistas. E a crónica que escrevi pretendeu ser um alerta para a facilidade e acomodação, para aquilo que designei de "inércia da mente", a começar em Sá Pinto, em quem acredito, mas que não pode transmitir para o exterior a imagem de que "o rei vai vestido"! Sá Pinto terá de compreender rapidamente que o "rei vai mesmo sem roupa" !... Sá Pinto não poderá pretender ter o "sol na eira e a chuva no nabal"! Dizer que jogámos bem e está satisfeito, pode ajudar a conquistar o balneário, mas nunca o levará ao êxito. Negar evidências será sempre pactuar com a mediocridade. É necessário que altere rapidamente a colocação da fasquia e embora todos compreendamos que a mensagem para o interior tenha que ser comedida, não poderá exagerar, sob pena de lhe acontecer aquilo que ninguém quer, que será o convencimento por parte dos atletas de que tudo está bem. Não está! É preciso jogar futebol, vencer e convencer.
      A situação actual do clube, exige, para que sejam afastadas as nuvens negras que pairam sobre Alvalade, que a equipa se sagre campeã e... ponto final. Com o discurso que está a utilizar, Sá Pinto nunca o conseguirá...

      Um abraço amigo e obrigado pelo comentário.

      Eliminar
  2. Tenho por hábito passar por aqui, sento-me diante do computador durante na minha pausa do trabalho e esfolheio esta página(blog) como se de um jornal se tratasse. Normalmente, identifico-me com as expressões, com os adjetivos, as criticas, as análises e incentivos deste (estou certo que é) grande sportinguista - Álamo. Não comento com frequência, porque ele costuma escrever o que eu costumo pensar. Habituei-me a ler os seus 'artigos'. Para mim, são mais artigos de opinião que meros posts, bem superiores aos artigos de jornaleiros de meia-tigela que a CS portuguesa nos vende. Culto, inteligente e muito coerente, fáz uso de um vocabulário rico e com grande razoabilidade e educação expressa-se como poucos no imenso universo blogista que há por aí. Mas o Álamo preocupa-me, passou a escrever meros posts repetitivos, ofensivos para com a sua familia leonina, para com aqueles que ele até à bem pouco elogiava pela sua serenidade e competência. Recordo-lhe que os jogos oficiais ainda não começaram e que os jogos que entretanto se jogaram foram de mera preparação! Embora gostasse de ganhar todos, prefiro perder estes que que os que vêm já a seguir.

    Quanto a mim, o Sá já percebeu (e bem) que 'a união fáz a força' e assim (à semelhança do que fáz 'o mestre Mourinho' no seu real, defendendo sempre o seu grupo em público)após os jogos menos conseguidos que o Sporting realizou, enfatizou o que viu de positivo, sabendo que com isso reforçaria a união e o espirito de grupo, pois os jogadores notam que o treinador confia neles e que se tem algo a lhes dizer, o fáz olhos nos olhos e não em frente dum micrófone(usualmente vermelho ou azul, preparadinho para fazer eco em cada esquina). O Sá Pinto está a fazer o que o 'Domingueiro' não soube fazer (criticando públicamente a equipa que orientava, justificando os seus erros com os erros dos outros, fazendo um jogo sujo, acabando por sujar a ele próprio e ser ele a ficar com a nódoa maior).

    Ninguem gosta de esperar, e se for para vencer muito menos, mas os jogos oficiais ainda não começaram! Só após Guimarães poderemos saber se temos razôes para alimentar uma esperança (já desgastada) ou não e aí sim estarei pronto para aceitar e até mesmo partilhar qualquer critica individual ou coletiva , mas sempre fundamentada nos valores que nos tornam diferentes, que nos caraterizam: o respeito e o bom senso. Só assim valerá a pena o esforço, a dedicação, a devoção que resultam em glória!

    Um abraço verde-e-branco
    Manuel Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Manuel Santos,

      Como habitualmente, este seu comentário segue a linha de tantos e tantos anteriores: equilibrio, lucidez e sportinguismo a rodos.
      Mas quero acreditar que a crítica que delicadamente me dirige, assente mais nos sentimentos que o hão-de ligar para sempre ao nosso Sporting, que na razão com que vem apreciando esta pré-época.
      É um facto que Sá Pinto estará e revelar um extremo cuidado no tratamento do balneário que obrigatoriamente terá de gerir com rigor, saber e muita parcimónia, para que não lhe aconteça o que a muitos já aconteceu, particularmente e até recentemente no Sporting. Mas os meus últimos artigos serão apenas o reflexo e o meu entendimento, de que Sá Pinto, muito provavelmente, estará a exagerar na "doçura". E essa flagrante e ostensiva atitude, poderá conduzir o grupo que lidera a um adormecimento, a um relaxe de consequências perniciosas. E se necessitar, um qualquer destes dias, de dizer que as coisas não estarão tão bem como aparentam estar, nenhum dos atletas o compreenderá, face ao discurso que agora vem ensaiando.
      É que a dramática situação do Sporting, exige, impõe imperativamente, que o Sporting seja campeão este ano. Não vale a pena qualquer um de nós pretender tapar o sol com uma peneira, seja ela de que tipo for.
      Haverá até analistas do foro económico-financeiro, que afirmam que nem com esse título, o futuro do Sporting poderá, face às actuais condições, ser minimamente sustentável. E face a toda esta conjuntura de falência iminente, confesso-me incapaz de compreender Sá Pinto, quando diz que jogámos bem em Huelva e que está satisfeito com as prestações que o plantel vem evidenciando.
      Estarei talvez a assumir o papel do pai durão, que tenta salvar e desviar o filho de caminhos menos correctos. Aceito que isso poderá estar a acontecer. Mas jamais será o "xaile" da mãe, escondendo as tropelias do filho, que lhe garantirá o futuro.
      Esta pré-época será decisiva para o futuro do Sporting. E se a cultura da contemporização, da desculpabilização inócua ou mesmo estéril, da repetição de uma esperança sempre adiada, acabar por triunfar, estaremos todos a hipotecar esse futuro.
      O plantel que o Sporting vem a construir esta época, sabe-se lá com que dificuldade, é extremamente equilibrado e interessante. Porventura um dos melhores de que há bom tempo a esta parte todos nos recordaremos. Faltará, na minha modesta opinião, apetrechá-lo com uma inequívoca cultura de vitória, com uma ineqívoca cultura de exigência, com uma inequívoca cultura de rigor, com uma ineqívoca cultura de trabalho!... E não me parece que isso esteja a ser feito. Oxalá eu esteja enganado...

      Um grande abraço leonino

      Eliminar
  3. Desde há uns anos a esta parte que penso comigo mesmo o que se passará no seio do nosso clube, para ano após ano, mudando de direcção, de treinadores, de jogadores, ser sempre o mesmo desfecho.
    E ao ler este post/artigo (como refere e bem o manuelim_s) chego à conclusão que realmente o que se passa no nosso clube poderá ser isso mesmo: A Inércia da Mente.
    Todas as épocas começam com grande expectativas. Uma boa equipa, contratações cirúrgicas para os lugares menos fortes, um treinador que na época passada fez um brilharete ao serviço de outro clube, bons jogos de pré-época, uma taça num torneio do Guadiana, começa a época, aproxima-se o mês de Dezembro e a equipa vai perdendo gás, acabando a época a lutar pelo segundo ou terceiro lugar. Tem sido assim ano após ano. Um conformismo e uma falta de exigência, ao pensarmos que até nem foi mau ficarmos a 3 pontos do primeiro lugar.
    Foi assim durante os últimos 30 anos, onde parece ter deixado de haver o culto da vitória, e onde os dois títulos alcançados durante esse período parecem ter sido obras do acaso, uma vez que não conseguiram ter seguimento nas épocas posteriores.
    Em sentido inverso, o f.c.porto, nesses mesmos 30 anos, alcançou 17 títulos nacionais. À parte dos meios menos claros pelos quais alguns desses títulos foram alcançados, essa "sede de vitória" do reinado de pinto da costa é totalmente o oposto da inércia da mente que se tem verificado em Alvalade, e com essa mentalidade, qualquer treinador, por mais mediano que seja, consegue ser campeão.
    Essa mentalidade só se irá alterar, quando voltarmos a conseguir ser campeões durante 3/4 épocas consecutivas. E quer queiramos quer não, essa forma de pensar abrange todas as outras modalidades, que se vão deixando afectar pelo vírus do conformismo.
    As declarações de Sá Pinto no final do torneio em Espanha não me surpreenderam nada, foram de acordo com o que ia fazendo no final da época passada. Não me preocupam por se tratar de jogos amigáveis, a duas semanas de se iniciar os jogos oficiais, onde o treinador que ter os jogadores todos com ele para iniciar à época.
    Preocupa-me sim, se ele realmente acreditar naquilo que disse.
    E isso é uma dúvida que penso que vai ficar dissipada no próximo domingo, onde acredito que a equipa vai dar uma boa resposta e demonstrar que eles próprios não estão satisfeitos com as prestações com que nos têm brindado.

    ResponderEliminar
  4. Caro "Fenómeno",

    Sou um privilegiado!... Com comentários como o seu e do brilhante sportinguista, Manuel Santos, que o antecedeu e mais uns quantos, felizmente muitos, que aqui comigo ou em duetos curiosos e saudáveis, vão alimentando esta fantástica polémica centrada em tudo o que de melhor poderá fazer no futuro "o melhor clube do mundo", acredite que é um prazer continuar de portas abertas para vos receber.
    Não sei se a "inércia da mente" que me surgiu ao correr das teclas, será a mais apropriada e feliz expressão para designar o torpor, o laxismo, a preguiça, o conformismo, a aceitação, a falta de ambição que o Sporting vem revelando nos últimos - feliz a sua afirmação - 30 anos, cujos efeitos perniciosos se foram progressivamente estendendo a todas as modalidades! Mas sei que até a Física explica - aqui até estarei mais à vontade -que existem dois tipos diferenciados de inércia: a de repouso e a de movimento. Em inércia de movimento estarão todas os clubes que sistematicamente cultivam o êxito, sendo muito difícil lutar contra o momento que consigo transportam, porque prosseguem imparáveis, animados por um movimento demolidor que tudo arrasa à sua passagem. Em inércia de repouso estará o Sporting, que só um esforço hercúleo e sobre-humano conseguirá colocar em movimento, partindo da velocidade zero.
    O seu comentário, reforçará porventura as minhas dúvidas, medos e alertas, partilhará também os meus receios sobre o verdadeiro estado de alma de Sá Pinto e manifesta como eu uma cautelosa esperança do que virá a seguir.
    Mas, assim como as grandes mudanças nas vidas dos povos, nunca foram conseguidas de forma pacifica, temo que Sá Pinto, não consiga alterar a "inércia da mente" que amarfanha e vai narcotizando o Sporting, com tanto verniz nas unhas.
    Oxalá esteja enganado. Serei o primeiro a dar a mão à palmatória.

    ResponderEliminar