quarta-feira, 22 de agosto de 2012

É de veludo o futebol do Sporting B !...


 
 
Dá prazer ver a equipa B do Sporting jogar futebol. A bola é tratada como se fosse uma flor: com carinho, com delicadeza, quase com ternura!... Claro que a juventude da equipa ainda vai permitindo aqui e além, a demonstração de uma ingenuidade própria de uma média de idades baixíssima. Mas quando a arte e alegria se soltam, quando os nervos são ultrapassados pela confiança de uma técnica superior, quando sobressai o formidável espírito colectivo que o grupo já exibe sem complexos, é um regalo ver a filigrana que resulta de tanto talento junto.
O Sporting, que fez alinhar Vítor Golas, João Gonçalves (Iuri Medeiros, 68), Tobias, Pedro Mendes, Mica Pinto, João Mário (Filipe Chaby, 87), Zezinho, Plange (Diego Rúbio, 72), Ricardo Esgaio, Bruma e Betinho, não começou o jogo da melhor maneira, talvez atraiçoado pelos nervos de toda esta juventude. Vitor Golas teve um momento infeliz,  deixou escapar sobre o corpo um remate de fora da área de Edgar e o Sporting da Covilhã passou para a frente aos 8 minutos, quando ainda pouco fizera para o merecer. Tremeram os nossos leões, mas não não se entregaram. É claro que por ali já reina algum estofo psicológico, que resultou numa progressiva e sustentada subida de produção, a que Betinho aos 21 minutos daria expressão com a obtenção da igualdade através de um golo de excelente execução, resultado que se manteria até ao intervalo.
Na segunda parte, aos 56 minutos, todos ficámos sem saber a razão da expulsão de um jogador serrano, mas o ábitro foi peremptório. Pouco depois Oceano reforçou o ataque com a entrada de Diego Rubio e o jovem 33 chileno não deixou os seus créditos por mãos alheias e respondeu aos 83 minutos com um golo monumental, correspondendo a um lançamento carregado de talento e classe de João Mário. Estava alcançado o resultado final, não sem antes Vitor Golas se redimir com uma defesa a fazer lembrar Vitor Damas,  assegurando uma vitória saborosa sobre uma equipa muito difícil e tarimbada com anos e anos de futebol neste competitivo escalão. O jogo não acabaria sem nova e incompreensível intervenção disciplinar do árbitro, que expulsou o nosso capitão Pedro Mendes e um jogador adversário, por alegada agressão mútua.
Com esta saborosa vitória o Sporting B ascendeu ao 3º lugar, apenas precedido por Belenenses e Oliveirense. Um salto de gigante que nos faz alimentar muitas esperanças nesta promissora e talentosa equipa, que quando ganhar a experiência e a matreirice que esta Liga obrigatoriamente lhe facultará, poderá revelar-se um caso muito sério. Aguardemos serenamente.
Mais uma excelente transmissão conseguida pelo site do Sporting, onde se notou uma apreciável evolução no trabalho desenvolvido pelos técnicos Jorge Frade e João Martins. Estamos todos a aprender, eles e nós adeptos também. Porque ainda não é possível ver a repetição dos lances mais importantes, embora hoje já tivéssemos a oportunidade de rever no final do jogo, os dois magníficos golos marcados por Betinho e Rubio. Mas já começamos a familiarizar-nos com as silhuetas dos nossos leões e a apreciar a magia que cada um vai evidenciando. Até a locução de hoje - alguém me diz o nome do sportinguista a quem pertencem as palavras?!... - foi bem mais escorreita e directa em relação ao que se ia passando no relvado, com um corte substancial dos pormenores estranhos ao jogo e que, pessoalmente, entendo ser um terrível erro cometido por quase todos os comentadores de todos os canais de televisão, que sobrepõem a exibição de conhecimentos rabiscados à última hora, àquilo que aos espectadores verdadeiramente interessa, que é sempre o jogo que está a decorrer. As curiosidades que teimam em debitar, enquadrar-se-ão melhor  em qualquer documentário ou edição em papel, nunca nos comentários de um jogo transmitido em directo.
Não sei se será tecnicamente possível apresentar juntamente com o painel do resultado exibido no canto superior direito, o tempo de jogo. Mas que seria um melhoramento que todos agradeceriam, poucas dúvidas terei. Mas mesmo assim, que maravilha!...
 
Leoninamente,
Até à próxima

10 comentários:

  1. Tive oportunidade de ver os três jogos da equipa B.
    Gostei muito do Sporting que jogou e perdeu com a Oliveirense. Frente ao Guimarães e Covilhã, entramos mal mas terminamos bem.
    Em todos os jogos, a qualidade do nosso futebol sobressaiu.
    Há preocupação em jogar bem, com classe.

    Parece-me que existe uma matriz de jogo implementada no futebol do Sporting Clube de Portugal. Esta forma de jogar é transversal às equipas orientadas por Sá Pinto, Oceano, Abel...

    E isso agrada-me!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Conselheiro,

      Concordo com o seu comentário, por inteiro.
      Ao que julgo saber,"esta forma de jogar transversal às equipas orientadas por Sá Pinto, Oceano, Abel...", será uma ideia que a estrutura da SAD pretende implementar em termos futuros. Acredito que não será de um dia para o outro que isso será conseguido e que cada um dos treinadores, levado pelas circunstâncias de cada jogo, dificilmente resistirá a buscar soluções pontuais que se possam eventualmente afastar da matriz. Mas também acredito que com o tempo essa tentação há-de desaparecer e as arestas serão limadas. Se o Barcelona conseguiu, porque não há-de o Sporting consegui-lo também?!...
      Claro que também a mim isso agrada. E muito!...

      Eliminar
  2. 3x5x2 não é bem uma matriz comum, mas desde que dê para ganhar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "cacilhas",

      Em nenhum dos três jogos até agora disputados pela equipa B e no jogo de Guimarães da equipa principal, não consegui identificar o 3x5x2 que refere. E não o vi referenciado em nenhuma análise da CS. Penso que haverá algum preciosismo da sua parte, assente em algum momento muito particular desses jogos, mas como sabe, há certas dinâmicas pontuais que por momentos podem levar a crer que a matriz se alterou, mas entendo que será uma coisa parecida com uma qualquer "ilusão óptica"...

      Eliminar
  3. Foi um bom jogo dos nossos jovens leões, ao qual se juntou um importante resultado.
    Também denotei uma relativa melhoria na locução da transmissão do jogo no nosso site, e gostei da possibilidade de rever no final os melhores momentos do jogo...

    A ideia de podermos ter o resultado e tempo de jogo ao canto do ecrã, a ser possível, seria muito positivo.

    Relativamente às nossas opções, gostei de ter/ver o Betinho a titular, já o merecia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "Bruno P."

      A nossa concordância é completa. Até eu gostei do Betinho a titular. Nesta equipa B - ainda em formação - evito destacar a prestação de qualquer jogador, tanto no elogio como na crítica. Por isso não falei de Betinho, mas como o amigo, gostei de o ver a titular. Oceano parece saber o que está a fazer...

      Eliminar
  4. O locutor do jogo chama-se Fernando António (trabalha numa rádio, não me lembra qual) e é um grande Sportinguista

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Martinho Ramos,

      Finalmente, sei o nome do "nosso" locutor! Obrigado pela sua atenção. Gosto dele, porque sem ser demasiado exuberante na exibição do seu sportinguismo, ao contrário de tantos em televisões pagas por todos nós e nos canais que sabemos, respira como nós este amor grande e sereno pelo Sporting. Também estará a aprender a trabalhar em "televisão", haverá pormenores que certamente virá a corrigir, como por exemplo a demasiada extensão das perguntas que faz a Oceano, em que quase também dá a resposta. Mas com mais transmissões ele adquirirá o ritmo certo. A rádio é diferente de televisão, naturalmente mais descritiva, porque os ouvintes vivem apenas das palavras que ouvem. Em televisão, os espectadores têm possibilidade de ver as expressões do entrevistado e o tempo que espera numa pergunta longa e há um hiato que o entrevistador deve evitar, com perguntas curtas e incisivas e deixar que seja o entrevistado o protagonista em vez do jornalista. Mas Fernando António, com mais algumas transmissões, será o nosso companheiro ideal, estou certo.
      Obrigado mais uma vez. E volte sempre.

      Saudações Leoninas

      Eliminar
  5. Aproveito para deixar também mais uma sugestão, que julgo que facilmente será exequível, a de no site, seja, após o jogo dos Bês, colocado o resumo do jogo em formato vídeo, para que quem não conseguiu ver o jogo, possa acompanhar as incidências da partida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "Rf",

      Claro que seria óptimo. Contudo os meios humanos que fazem e zelam pela manutenção do site, afiguram-se escassos, face às dificuldades de actualização que são bem patentes. Temo que a implementação do futuro Canal Sporting, seja de momento a prioridade e que a evolução e melhoramento do site ficará para depois. Mas a sugestão aqui fica, naturalmente com o meu apoio.

      SL

      Eliminar