terça-feira, 14 de agosto de 2012

Os "castelhanos" serão derrotados !!!...



Completam-se hoje 627 anos sobre a Batalha de Aljubarrota, conhecida durante muito tempo como a Batalha Real, por nela estarem presentes os dois monarcas, de Portugal e Castela, um João e outro porventura Juan, mas ambos registados pela História como os primeiros de cada um dos países contendores. Terá sido a mais decisiva de todas as vitórias portuguesas, se tivermos em conta que a partir dela começou um dos períodos mais brilhantes da nossa história quase milenar.
Quem poderá dizer se cabem numa mão, os dias que separam o Sporting da sua Batalha Real ?!... Quem ousará negar, que poderá muito bem começar no próximo sábado, quando o também Rei Leão e também primeiro entre todos os reis, defrontar no estádio (na foto) que tomou o nome do também nosso Primeiro Rei, a equipa que representa o berço da nacionalidade, um novo período brilhante da centenária história do Sporting Clube de Portugal ?!...
No meio de esquizofrénicas campanhas de escárnio e mal-dizer e do desprezível, comprometedor e desrespeitoso silêncio com que são tratados, tanto os feitos leoninos, quanto toda a gloriosa história do Sporting Clube de Portugal, parecem começar a nascer, como "tortulhos", vozes que da lei da "morte lenta" em que mergulhou a pobre e franciscana classe dos jornalistas portugueses, se vão libertando. Ainda muito devagarinho, como aqui, por quem ainda só vê no plantel leonino, quatro indiscutíveis. Ou apenas devagar, como aqui, por quem já vê uma defesa capaz, as alas a explodirem cheias de capacidade ofensiva  e um miúdo - André Martins - que joga muito, tem olhos na testa e um toque de bola encantador  e que, com sorte e concentração, pode tornar-se no fenómeno desta época. Ou, já em velocidade normal, como vamos ouvindo da maioria dos comentadores desportivos  das rádios e televisões, que falam de um aumento surpreendente da qualidade e das opções que o plantel actual do Sporting reflete, relativamente a épocas passadas, nomeadamente à última.
No Sporting, como de há muito nos habituámos a constatar, existirão duas sensibilidades distintas, embora a velocidade de ambas já ultrapasse de modo sensível todas as que anteriormente abordei. De um lado estarão os que entendem estar o plantel actual num patamar bem superior a todos os anteriores mais próximos, mas que essa evolução ainda não será suficiente para o cometimento de grandes feitos, faltando ainda ao Sporting qualquer coisa exterior aos relvados onde se desenrolam os jogos. Mais afirmativa e convicta será a outra sensibilidade, que reconhecendo todos os axiomas anteriores, vai alguns passos para além dos limites que os mesmos admitem.
Atendendo à nova realidade do Sporting, afino convictamente por esta segunda sensibilidade e pelo que tenho visto por parte de toda, mas mesmo toda a concorrência, acredito que Guimarães possa efectivamente transformar-se na nossa Batalha Real e possamos vir mesmo a ser confrontados com o início de um novo ciclo para o Sporting
Terei poucas dúvidas sobre os "espasmos" que já inundam os bastidores do futebol português, resultantes do salto qualitativo que só se fossem cegos não estariam a perceber no Sporting. Não, os bastidores já interiorizaram que a ameaça verde é séria e já terão preparados ou em preparação, os sacos de areia necessários, para colocar na engrenagem leonina. Métodos que estamos fartos de conhecer suficientemente bem e que não temos dúvidas absolutamente nenhumas que irão de novo ser ensaiados, muito cedinho, antes que as coisas se compliquem. Só que muito provavelmente, a qualidade do mecânico, das rodas e carretos da engrenagem e do tipo de óleo usado, talvez não venham a permitir que se façam sentir os efeitos nocivos da areia.
O secretismo das nomeações dos árbitros - só os papalvos acreditarão! - utilizado na recta final da época transacta, bem como a qualidade dos mesmos, é certo que continuarão. Ninguém tenha a mais pequena réstea de ilusão. Só que, com o quadrado que o nosso "condestável" irá utilizar, juntamente com a nossa "ala dos namorados" e com as nossas "padeiras de Aljubarrota" se necessário for, não haverá "paixões", nem "xistras", nem "benquerenças" e outros "artífices do sistema" que lhes valham.
Os "castelhanos" serão derrotados e o Sporting será campeão !!!...

Leoninamente,
Até à próxima


Sem comentários:

Enviar um comentário