quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Os "soud bites" e as "guias de marcha" !...


Começo a ficar farto e incomodado com os "sound bites" debitados pelos agregados familiares e "empresariais" ou pelos próprios jogadores do Sporting. No meio de um plantel de 24 ou 25 jogadores, há um boa meia dúzia que raramente deixa passar um dia sem que, pessoalmente ou por interpostas pessoas, não deixe de introduzir ruído nos sítios do costume.
Ontem um desconhecido e auto-promovido advogadozeco de meia tijela, a quem Adrien Silva terá entregue a sua representação desportiva, na sequência de toda uma acção que já poucos saberão se visa defender os interesses do jogador ou os seus próprios interesses pessoais - vulgo guita, guito ou grana - veio lançar ainda mais confusão no processo que estará a conduzir para o insucesso das relações entre o jogador e o clube, afirmando desbocado: "... Sá Pinto é um homem de carácter forte e muito orgulhoso, Adrien também tem o seu carácter. E não vou falar muito sobre isso porque pode desestabilizar o Adrien. Mas não existe aquela cumplicidade que vemos entre um jogador que conhece e ama o seu clube e um treinador que partilha essa paixão...". Felizmente que quase de imediato surgiu aqui a resposta adequada, na sequência de uma outra aqui apresentada antes.
Hoje pela manhã, já outro desbocado, de seu nome Effren Suarez e pai/empresário/representante de Jeffrén, veio debitar mais umas bocas, porventura a preparar terreno para se abotoar com mais algum à custa do filho, afirmando que o mesmo "... quer continuar no Sporting se jogar mais, mas, se não lhe derem mais minutos, não está lá a fazer nada!...", esclarecendo também logo em seguida que "... ele está bem e em boas condições e quer fazer uma boa temporada, mas não lhe dão minutos de utilização. Não sei por que razão o estão a fazer, mas se não o colocarem a jogar, não vai poder mostrar o seu valor...".
Inauditas estas estratégias, de imediato aproveitadas pelos "palhaços" do costume, para títulos que, ou surgem a embelezar as primeiras páginas dos pasquins do costume ou levamos com eles de chofre sempre que abrimos as  suas edições "online". E não me venham falar em "liberdades de expressão", que respeito e toda a vida defendi. Isto é pura e simplesmente "liberdade da inconveniência".
O plantel de qualquer clube é composto por um quarteirão de jogadores e todos eles ao assinarem com o clube os seus contratos de trabalho, aceitam tacitamente que, podendo jogar apenas 11, a titularidade dependerá do rendimento que cada um evidenciar em treino e nos jogos subsequentes. E que toda e qualquer decisão do treinador, determinará a satisfação do ego de uns quantos e a decepção de outros, Esta situação deverá determinar o reforço do empenho dos excluídos, no sentido de alterar a decisão do treinador. O que pretenderão os "soud bites" que regularmente atroam os ares, em defesa das suas damas?!...
Que pena que eu tenho de o Sporting não ser um clube rico, para poder apresentar a cada atleta que usasse e abusasse de expedientes desta natureza, a imediata e irreversível "guia de marcha"!...

Leoninamente,
Até à próxima

6 comentários:

  1. Excelente Post. Exclarecedor.
    Concordo plenamente. Creio que se o Adrien não calar a boca do advogado até domingo nem assinar novo contrato - o Sá que não o coloque no relvado (nem à beira dele) senão acabará por ficar também ele mal na fotografia, pois torna-se-á cumplice do mau cheiro das maças que, devido ao mau tempo, vão apodrecendo no nosso quintal...

    Um abraço,
    Manuel Santos

    ResponderEliminar
  2. Caro Manuel Santos,

    Costuma-se dizer que o tempo ajuda a negociar. Mas receio bem que neste caso singular, o tempo possa fazer exactamente o que o meu amigo diz.
    Tenho um novo post, preparado, que publicarei logo que entender razoável, para que a mensagem deste seja suficientemente divulgada. A sua atenção...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Faça como eu Sr Álamo, Nem ás versoes online dos pasquins vou. Essa gente só nos achincalha! Veja as capas do dia no Kiosk da Sapo e está feito! Apenas consulto um site desportivo (Menosfutebol) mas mesmo esse está cada vez mais "inclinado", o resto é na blogosfera leonina. Quando abrirem falencia os rascord´s e bostas desta vida, eles vão ver o peso na sociedade e na internet que tem 3 milhoes de leoes. Antes todos os leoes fizessem como eu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro André,

      A sua filosofia estará certa. Houve tempo em que também pensei que o boicote seria a melhor forma de respondermos a tanto vilipêndio.
      No entanto, a vida foi-me ensinando que a melhor defesa consiste no conhecimento perfeito do adversário. Certo que passei a comprar muito raramente esses pasquins. Mas nas edições "online", estou sempre atento às tropelias, não vá o diabo tecê-las.
      Quanto aos sites que refere, não tenho por hábito consultá-los, mas porque não seguir o seu conselho?!...

      Eliminar
  4. No caso do Adrien resolve-se com uma clausula onde fique claro que no final de cada treino Sá Pinto despede-se do jogador com um beijinho, poderá assim achar o advogado/representante do jogador que assim já existe maior cumplicidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Sérgio Martins,

      A ironia e o humor, são apanágio dos sportinguistas.
      O tal advogado/representante, falou em cumplicidade, porque será uma qualidade que muito provavelmente lhe será cara. O que dá ideia é que apenas a saberá usar para interesse dele e em negócios porventura pouco limpos...

      Eliminar