quarta-feira, 23 de maio de 2018

Escolher o futuro sem comer gelados com a testa!...



Haverá uma infinidade de cenários que se poderão colocar como saída para as actuais dificuldades - crise chamam-lhe alguns! - que vive o Sporting Clube de Portugal. Cada sportinguista já terá construído o seu, reflexo da forma como vê a situação  a que o Clube chegou e, fundamentalmente, da sua génese e das responsabilidades dos diversos fautores internos e, porventura, externos. 

No meu modesto entender a grande decisão, que terá de ser, conforme as disposições estatutárias, necessariamente tomada pelo presidente da demissionária MAG, tem vindo a ser protelada por manifesta influência do Conselho Directivo liderado por Bruno de Carvalho, até que seja obtido o necessário consenso sobre garantias de que não abdicará, no caso de ocorrer a demissão de qualquer dos actuais elementos que o constituem, sem que necessariamente o presidente o faça:

1 - Marcação imediata de eleições gerais para todos os Corpos Sociais, nos prazos e moldes previstos nos estatutos.

2 - Absoluta possibilidade de todos os elementos que actualmente compõem o CD se voltarem a recandidatar, tanto a nível pessoal quanto colectivo.

3 - Manutenção do CD demissionário no assegurar da gestão corrente dos destinos do Clube, até que o novo orgão decorrente do processo eleitoral venha a tomar posse, à imagem do que acontecerá com a MAG e Conselho Fiscal e Disciplinar.

Compreendo em absoluto a posição que tem vindo a ser tomada pelos sete membros do CD ainda em funções, no sentido de inviabilizar o "golpe palaciano" que já pairava no ar e facilmente se adivinhava, de se ver substituído por uma "comissão de gestão" formada segundo critérios duvidosos e absolutamente à margem dos associados, cuja acção poderia vir a estender-se no tempo muito para além das disposições estatutárias, na boa tradição da "esperteza saloia" que costuma ser apanágio na nossa terra, assim como a total e completa ausência de garantias de qualquer dos seus elementos se vir a recandidatar.

Nesta condição antevejo como muito provável, à semelhança do que aconteceu em 2013  com Godinho Lopes, que da reunião dos Corpos Sociais de amanhã acabe por decorrer a demissão do CD - em bloco ou por falta de quórum -, depois de satisfeitas e tornadas públicas as garantias apontadas em 1, 2 e 3, o que desarticulará e tornará sem efeito o "movimento de recolha de assinaturas" para a destituição de Bruno de Carvalho e restantes membros do CD, à exacta semelhança do que aconteceu em 2013, com "Dar Rumo ao Sporting".

Fará então sentido e reforçará esta minha tese, aquilo que António Magalhães deixou entender, no último postal  que aqui tive oportunidade de publicar, quando se referiu ao facto de estar a "ganhar força a via do 'candidato único', como solução mais indicada". Não o quis explicitar então AM, mas fica claro para todos, o seu apelo, em plena e declarada pré-campanha, para que a oposição da Bruno de Carvalho, se una em torno de um só projecto, liderado por Rogério Alves.

A confirmar-se este cenário, mais uma vez e bem, estará nas mãos dos sportinguistas...

Escolher o futuro sem comer gelados com a testa!...

Leoninamente,
Até á próxima

10 comentários:

  1. Caro Álamo, se puder indicar-me um advogado que seja um bom gestor de empresas será a excepção que confirma a regra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conheço nenhum, caro Leo...

      Eliminar
    2. Pois bem me parecia eu também não e considero que qualquer solução para o clube que amamos não deveria ter como figura máxima um advogado, desculpe o calão, dá sempre merd@.

      Abraço Leonino

      Eliminar
  2. Na minha modesta opinião, com a entrada de A.Inácio para comandar todo o futebol do Sporting, BdC está a deixar a casa "arrumada" para se poder demitir e abraçar nova candidatura..

    E mais digo, se os seus opositores forem os que se perfilam, seja candidato opositor único personificado em RA, ou vários, continuo a achar que os sócios escolherão novamente BdC.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me custa nada concordar, excepto num ponto: BdC não deverá apenas arrumar a casa. A cabeça também precisa de grande arrumação...

      Eliminar
  3. Caro Álamo,

    O blog melancia camarote Leonino acaba de publicar o que será talvez a lista de oposição à direcção actual:

    "Rogério Alves como presidente, José Couceiro à frente de tudo quanto é futebol e João Benedito como vice-presidente para as modalidades." (post no Camarote Leonino)
    Esquece-se o dito camarote de informar quem será o vice para a área Financeira. Será o Ricciardi ? Ou será a Holdimo ? Anda muita gente enganada, porque se houver Assembleia para destituição ou novas eleições, Bruno de Carvalho vencerá. E ele joga com isto. Por isso afasta-se do futebol e dedica-se à gestão financeira que tem sido muito boa. Penso eu de que.
    S.L.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João Santos, o que dizem Rogério Alves e José Couceiro, importa a todos os sportinguistas. O que diz Rui Gomes interessa "bola", "bola" e "bola", zero, zero e zero. Penso eu de que...
      SL

      Eliminar
    2. Pensarem nessas pessoas para o Sporting sinceramente é olhar para os interesses pessoais e nao do clube. Vejam de quem Rogerio Alves ja foi advogado. Por favor, um homem que neM um adereço de sporting é capaz de colocar numa final? Meus srs, tenham juizo, js fizeram mal de mais ao Sporting para poderem estar de regresso...pensava que as cooptaçoes ja tinham terminado no meu clube...enganei—me em ser um optimista....

      Eliminar
    3. Como é que os sócios vão votar para Presidente uma pessoa que já disse: "Espero que o Sporting não sofra prejuízos graves com estas atitudes. Mas se me perguntar como jurista se um ou vários jogadores ou outros responsáveis do Sporting podem invocar o sucedido como justa causa, é evidente que sim."
      Então, caso os jogadores avancem com rescisões, vamos ter um presidente que já disse que há motivos para rescisão a defender-nos? Isto é a loucura. O Sporting, parece-me, está de novo a saque.

      Eliminar
    4. Ai meu Sporting, para onde caminhas. Que fique aqui registado que estes srs se entrarem no Sporting vao fazer vendas a La Moutinho por 10M e dizer que a culpa foi do BDC porque os jogadores queriam sair (fepois confirmar ainda as comissoes e quem as recebera). Nao esquecer o que estou a dizer. Para memoria futura

      Eliminar