quarta-feira, 30 de maio de 2018

Estou farto de "comichões e comichionistas"!...



LUMOR TITULAR NA VITÓRIA DO GANA SOBRE A SELECÇÃO DO JAPÃO

Sportinguista ajudou em triunfo ganês por 2-0

«Ausente do Mundial'2018, o Gana surpreendeu esta quarta-feira em Yokohama, ao derrotar a selecção do Japão por 2-0, num encontro que serviu para os nipónicos darem o pontapé de saída da sua preparação para a Rússia.

Com o sportinguista Lumor a titular no lado esquerdo da defesa, os africanos venceram com golos de Thomas Partey (9') e Emmanuel Boateng (51' pen.).»

Lumor Agbenyenu (15) chegou a Alvalade, vindo do Portimonense, na abertura do Mercado de Inverno (Janeiro passado) e, a julgar pela utilização a que Jorge Jesus tem recorrido desde então, pesem embora todas as sistemáticas limitações de Coentrão e o evidente e notório refractarismo de Acuña à lateral esquerda,  será pouco provável que a sua contratação tenha por ele sido recomendada: com as "suas recomendações e óbvios interesses" a postura do técnico leonino afigura-se sempre bem mais receptiva, quiçá impositora, à sua utilização.

Sem ter sido utilizado nas Taças da Liga e de Portugal, Lumor cumpriu apenas 127 minutos de utilização nos sete jogos da Liga NOS a que foi chamado: Feirense (17'), Chaves (76'), P. Ferreira (23'), Belenenses (4'), Boavista(1'), Portimonense (5') e Benfica (1')...

E nada melhor para que possa ser compreendida a filosofia de JJ, que atentarmos nas suas declarações sobre Lumor, no final do jogo com o Feirense: 

"O Rafael Leão tem 18 anos, nunca jogou na primeira equipa do Sporting. Fui atrevido e meti o miúdo. Com o Lumor passa-se a mesma coisa, no ano passado estava a disputar a II Liga, entrou com alguma dificuldade em perceber os momentos da equipa. Trata-se de um defesa a quem tens de ensinar as ideias da equipa. O Lumor está a aprender. Ainda hoje me disse: 'isto para mim é a primeira classe'. Eu respondi-lhe que ainda lhe faltam muitos anos"...

James Kwesi Appiah, o actual seleccionador ganês, certamente que não perceberá nada de futebol, para ter incluído o jovem Lumor no lote dos jogadores que levou ao Japão para um jogo sem responsabilidade alguma, para além do prestígio e orgulho nacionais e, mais do que isso, entregar ao jovem lateral-esquerdo ganês e "aluno de 1ª classe de JJ", a responsabilidade de jogar contra uma das selecções que estará presente na Rússia e logo ao longo dos 90 minutos que durou a partida, concorrendo para o zero alcançado pelo ataque nipónico. 

Se Lumor Agbenyenu, apesar da sua tenra idade, fosse uma "estrela de créditos firmados", muito dificilmente estaria em Alvalade. Mas nota-se à vista desarmada e não só pelo porte atlético, rapidez, técnica, destreza e ambição que evidencia, a beleza selvagem - e até leonina! - que trouxe da savana africana. Nas mãos de um outro técnico menos convencido, narcisista e avesso a outros interesses que não fossem os do clube que lhe paga, o lateral ganês já teria galgado a 2ª, a 3ª e a 4ª classes, talvez até estivesse a ensaiar a limpeza das solas das botas sobre o tapete de acesso à escola secundária, ou mesmo ao primeiro degrau da escada que o há-de conduzir ao sucesso e ao reconhecimento. Com Jorge Jesus... "ainda lhe faltam muitos anos"! E muitos anos serão exactamente e quase pela certa, muitos anos! Antes, o Sporting ainda terá de gastar mais uma mão cheia de milhões a contratar mais um lateral-esquerdo para fazer uma "perninha" com o Coentrão, ou dois se o "caxineiro" não estiver disposto a reduzir a féria!...

Estou farto de "comichões e comichionistas"!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Boa malha! Gostei (para além do Lumor...)particularmente das "comichões e comichionistas"!

    ResponderEliminar
  2. Nem mais, o jesus que vá de vela para a arabia saudita, dar aulas aos touaregues.

    ResponderEliminar