sexta-feira, 25 de maio de 2018

Nós por cá, também não!...



Fim da 'loucura' no mercado: As 6 medidas da UEFA que prometem mudar tudo (LINK)

O Comité Executivo da UEFA aprovou ontem, quinta feira, en Kiev, um novo Regulamento de Fair Play Económico que será bem mais exigente com o gasto dos clubes. Não mais serão possíveis loucas contratações como as protagonizadas por Neymar e Kylian Mbappé realizadas pelo PSG, nem tão pouco se afigurarão fáceis negócios como os de Philippe Coutinho, Ousmane Dembélé e agora Antoine Griezmann, por parte do Barcelona, apenas para citar alguns exemplos.

Eis as seis alterações mais importantes promovidas pela UEFA em Kiev:

Obrigação de transparência – Todos os clubes terão de publicar, nos respectivos portais oficiais, não só os valores envolvidos em cada transferência, com também aquele que coube aos intermediários.

Limite do défice – A UEFA garante a obrigação de colocar em ‘stand-by’ qualquer transferência que possa indiciar que um clube vá chegar ao final do mercado com um desequilíbrio superior a 100 milhões de euros entre compras e vendas. O clube comprador terá, então, de mostrar garantias de que irá garantir o fair-play financeiro. Caso contrário, o negócio é bloqueado.

Proibição dos ‘falsos empréstimos’ – Deixa de ser permitido adquirir um jogador a título de empréstimo com opção de compra obrigatória, com o objectivo de ‘empurrar’ o valor gasto para o exercício financeiro seguinte. Em casos destes, o valor da cláusula terá de ser incluído no exercício corrente.

Fim das fraudes com clubes ‘satélite’ – Será proibido que um clube venda um jogador a um clube ‘satélite’ com o intuito de gerar uma mais-valia financeira falsa. Assim sendo, no balanço, terá de constar o preço de compra original, e não o preço de transferência.

Impossibilidade de adiantar receitas – As equipas que participem nas provas europeias não poderão usar as receitas que contam receber da participação nessas mesmas provas no balanço financeiro, apenas aquelas que, efetivamente, já receberam.

Controlo da dívida – A UEFA promete ser mais rígida na aplicação do fair-play financeiro.


Aleksander Čeferin parece disposto a cumprir  tudo aquilo que prometeu!...

Nós por cá, também não!...

Leoninamente,
Até á próxima

1 comentário:

  1. Casa assaltada...

    Depois há a hipocrisia de uma das maiores organizações corruptas do mundo... Nada, mas nada, do que fazem não chega, invariavelmente, ao velhinho 'ponto sem nó'...

    Estão, aos poucos, a criar a tal Liga Europeia... Sem ninguém dar por isso..., 'pé ante pé', vão mudando as regras da competição para que só lá entrem quem eles querem... e para quem haverá os tão procurados milhões... ou mendilhões... De desporto tem cada vez menos... (p.ex. Porque raio de legislação tão proeficiente é um clube, que participa em competições oficiais - e certificadas - de um afiliado da Uefa..., obrigado a se certificar para participar numa competição da... Uefa...??? No mínimo estúpido... ou incongruente... ou ridículo... non sense puro...)

    Enfim... Nada de novo debaixo do sol... Just words...!!! Quero ver quando surgirem novas 'criatividades' se têm o mesmo posicionamento... Ah e tal... isso não se enquadra na legislação... Pois...!!!!

    ResponderEliminar