sexta-feira, 18 de maio de 2018

"Ninguém mata o Sporting Clube de Portugal"!...


O CÓDIGO GENÉTICO DO SPORTING

«Nestes tristes dias que abalaram a nação leonina, houve algo que me encheu de orgulho, a luz que continua a brilhar no momento negro lá do fundo do abismo: a revolta generalizada dos adeptos sportinguistas contra a violência de 50 meliantes e a repulsa clara dos evidentes indícios de corrupção que levaram à detenção de um rapaz que de vendedor de cartões bancários passou a director de futebol do Sporting.
  
A inusitada violência que grassou como se de um cenário no Vietname se tratasse em plena Academia, indignou a esmagadora maioria dos leões. Nós respeitamos muito as nossas claques, mas odiamos gangsters. Nós queremos ganhar sempre; porém, não convivemos com suspeitas de subornos e corrupção.

Disse a Record, na terça-feira, que a invasão de Alcochete foi o dia mais triste da história do clube, as imagens iriam correr o Mundo. Assim, era uma mancha de lama reputacional que atingiria violentamente o Sporting. Marcelo Rebelo de Sousa disse, e não o disse com gosto, que era a própria imagem de Portugal que estava vexada e, ainda por cima, poucos dias depois de um momento de comunicação de massas genial que mostrou o melhor de muitas cidades e lugares do nosso país com o magnífico trabalho da RTP na Eurovisão.

O Sporting tem um código genético de honra, de lealdade, de classe, de os atletas se baterem como leões até ao limite das suas forças para conquistarem troféus e darem alegrias à melhor massa associativa do Mundo que não merece tamanho lodaçal, vergonha e desonra. Somos únicos porque somos diferentes, na cartilha dos nossos fundadores não cabem a corrupção, nem a batota, nem a violência. Somos mulheres e homens com coluna vertebral, não vergamos na paixão pelo clube mas não compactuamos com gente que não conhece e viola o nosso ADN. Queremos ganhar porque somos os melhores, com honra, com Esforço, Dedicação e Devoção. Quem não percebe isto não pode estar na nossa família.
  
E houve mais duas coisas que me merecem comentário. O facto de todos os clubes portugueses não terem de imediato manifestado solidariedade com o clube vítima de terrorismo e com a equipa técnica e jogadores que sofreram na pele a acção de uns energúmenos. E uma palavra para Jorge Jesus. Todos o conhecem e também o seu lado emocional. Quando o vi sair do Ritz, lembrei-me de uma frase que Alfred Hitchcock usava para caracterizar Grace Kelly: "Um vulcão coberto de gelo." Pode errar algumas vezes, mas mostrou a frieza e racionalidade da liderança sob pressão. Como dizia André Malraux, "a verdade de um homem é, em primeiro lugar, aquilo que ele esconde". E ele soube ocultar toda a raiva e angústia que estaria a passar. Agora, no momento em que escrevo, vejo demissões em bloco na AG e no CF, vejo André Geraldes preso, Bruno de Carvalho quer processar mais gente e até atacou o Presidente da República, não sei o que se vai passar. Mas tenho uma certeza: ninguém mata o Sporting Clube de Portugal, temos boa e apaixonada gente, é uma nuvem negra passageira, o amanhã é sempre melhor do que o ontem e a grandeza de um clube é eterna.»
(Rui Calafate, Factor Racional, in Record)


O meu aplauso emocionado para o magnífico texto de Rui Calafate. Obrigado amigo...

"Ninguém mata o Sporting Clube de Portugal"!...

Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. Alamo,

    Tenho uma perspectiva negativA.

    Veja-se a teu deteia de relacoes entre Sobrinho e Cofina, as ligações entre Rogério Alves, Jesus e Vieira.

    Nem vale a pena falar de outras personagens que se perfilam como candidatos a presidência do Sporting.

    Com excepção de BdC, nem uma dessas "altas" personalidades tem independência de Grupos como a Impressão, Cofina e as holdings que giram em torno de L.F. Vieira.

    Estamos a assistir à morte do nosso Sporting Clube de Portugal.

    Mal e bem, com muitos disparates, BdC combatia está gentalha, que o detesta e se uniu para lhe fazer o cerco. BdC caiu como um patinho, com alguma infantilidade.

    Mas só ele foi capaz de nos tirar do buraco sem fundo em que estávamos. Agora, tudo o que de bom fez está a ser destruído. E os sportinguistas, completamente colados a CMTV, TVI e SIC, atiram-se a quem salvou o clube.

    Adeus Sporting.

    ResponderEliminar
  2. "Até me doi o coração"...Falar dos muitos assuntos que nestes tempos "desabaram" sobre o Sporting...
    De qualquer modo...
    Esta noticia "pode ser tão verdade...como muitas outras..."

    http://tribunaexpresso.pt/atualidade/2018-05-18-Paulo-Silva-o-arrependido-do-caso-do-Sporting-disse-ao-MP-ter-recebido-dinheiro-do-Correio-da-Manha.-CM-desmente

    SL

    ResponderEliminar
  3. Este comentário, deveria ser afichado, no balneário dos jogadores em alcochete, para aqueles que estão a pensar, aproveitar esta oportunidade para rescindir o seu contrato, saberem que os adeptos e sócios do sporting, não são o espelho daqueles 50 energumenos que invadiram a academia.

    ResponderEliminar
  4. Qual é o problema de ter sido vendedor de cartões? Preconceito de snobe! É mesmo cabala. Mas os adeptos do Sporting são os mais fraquinhos que existem. Neste momento, deveriam estar com uma raiva de morte era ao CM: http://tribunaexpresso.pt/atualidade/2018-05-18-Paulo-Silva-o-arrependido-do-caso-do-Sporting-disse-ao-MP-ter-recebido-dinheiro-do-Correio-da-Manha.-CM-desmente

    ResponderEliminar