Cântico
Negro
"Vem
por aqui" - dizem-me alguns com os olhos doces
Estendendo-me
os braços, e seguros
De que
seria bom que eu os ouvisse
Quando
me dizem: "vem por aqui!"
Eu
olho-os com olhos lassos,
(Há,
nos olhos meus, ironias e cansaços)
E cruzo
os braços,
E nunca
vou por ali...
A minha
glória é esta:
Criar
desumanidade!
Não
acompanhar ninguém.
- Que
eu vivo com o mesmo sem-vontade
Com que
rasguei o ventre à minha mãe
Não,
não vou por aí! Só vou por onde
Me
levam meus próprios passos...
Se ao
que busco saber nenhum de vós responde
Por que
me repetis: "vem por aqui!"?
Prefiro
escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar
aos ventos,
Como
farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir
por aí...
Se vim
ao mundo, foi
Só para
desflorar florestas virgens,
E
desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais
que faço não vale nada.
Como,
pois sereis vós
Que me
dareis impulsos, ferramentas e coragem
Para eu
derrubar os meus obstáculos?...
Corre,
nas vossas veias, sangue velho dos avós,
E vós
amais o que é fácil!
Eu amo
o Longe e a Miragem,
Amo os
abismos, as torrentes, os desertos...
Ide!
Tendes estradas,
Tendes
jardins, tendes canteiros,
Tendes
pátria, tendes tectos,
E
tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios...
Eu
tenho a minha Loucura !
Levanto-a,
como um facho, a arder na noite escura,
E sinto
espuma, e sangue, e cânticos nos lábios...
Deus e
o Diabo é que guiam, mais ninguém.
Todos
tiveram pai, todos tiveram mãe;
Mas eu,
que nunca principio nem acabo,
Nasci
do amor que há entre Deus e o Diabo.
Ah, que
ninguém me dê piedosas intenções!
Ninguém
me peça definições!
Ninguém
me diga: "vem por aqui"!
A minha
vida é um vendaval que se soltou.
É uma
onda que se alevantou.
É um
átomo a mais que se animou...
Não sei
por onde vou,
Não sei
para onde vou
- Sei
que não vou por aí!
José Régio, in 'Poemas de Deus e do Diabo'
Leoninamente,
Até à próxima
Meu caro amigo!
ResponderEliminarParabéns pela publicação deste GRANDE poeta, José Régio! Poeta natural de Vila do Conde e que, se permite, aconselho a todos os Sportinguistas a visitar, bem no centro de Vila do Conde!
Pois, " Sei que não vou por aí"!
Tem toda a razão!!!
Não vamos, nós Sportinguistas verdadeiros, não vamos pelo pela perfídia, pela traição, pelas facadas nas costas, não vamos por todos aqueles que amam o SCP, não vamos por aqueles que querem, à golpada, tomar conta do SCP!
Já agora, não lhe ficaria mal, já que se designa de Sportinguista, e atenção que o Varandas, o Roquete, o Sobrinho, o Ricciardi,,,também se dizem do SCP, que faça um poste de agradecimento à atual Direção do SCP pelos mais recentes títulos do SCP!
Grande SCP!
E tão FRACOS adeptos!
Mais informo que o Sporting venceu varios títulos este fim the semana. Não há tempo para celebrar as vitórias do Sporting neste blog ou é só para criticar?
ResponderEliminarSL
E um post sobre o triplete do futebol feminino e das campeãs europeias de atletismo?
ResponderEliminarEu, também, sei que não vou por aí.
ResponderEliminarMas com uma diferença. O meu caminho não será, com toda a certeza, o seu.
Pergunta directa, Alamo: por onde quer ir afinal?
ResponderEliminarSabemos, porque nos foi revelado ha quase duas decadas, que existe um plano para eliminar o Sporting. O futebol portugues, e o pais, sao demasiado pequenos para ter 3 grandes. Ha muito que se decidiu que so so podiam ficar 2 clubes, FCP e o clube da droga, prostituição e violencia, slb.
Godinho Lopes quase, quase acabou com o clube, e isto depois da incompetência e criminosa acção de derrapagem financeira de Dias da Cunha e Filipe Soares Franco.
BdC pode na ser um letrado, um lirico das palavras de poetas, pode ser vaidoso e ate infantil no recurso ao farsebook, mas fez mais pelo clube do que todos fizeram apos Joao Rocha e Sousa Cintra.
E é este homem que o Alamo (que nao tem qualquer informaçao mais significativa do que aquela que eu possuo) se esforça por denegrir.
Belo caminho o seu, Alamo. Nos, Sportinguistas "selvagens", que nao queremos abraços aos nossos inimigos (slb) e queremos um Sporting forte e desafiador, consideramo-nos traidos pela forma como o senhor embarcou nesta vil caçada a BdC. Particularmente eu, que acreditei em si.
O problema não é só o futebol! É também estas vitórias em catadupa nas outras modalidades. E é para sabotar as vitórias nas outras modalidades que há esta campanha nefanda contra o Clube e o presidente! Querem a divisão e que muitos sócios deixem de o ser, porque sabem que as cotizações vão para as modalidades. E estão a consegui-lo! Já se ouve dizer, a alguns sportinguistas mais manipuláveis, que se este presidente continua, deixam de ser sócios! É precisamente o que os lampiões desejam! É para isto que eles estão a trabalhar! É de elogiar bastante as vitórias dos atletas sportinguistas neste contexto completamente adverso! E, infelizmente, se o atual presidente sair a divisão ainda será maior! E a respetiva saída de associados!
ResponderEliminarFico contente por ver tanta gente a ver que o Sporting tem um rumo, um caminho e não,não é o dos Ricciardi, Sobrinhos e amigos do narcotraficante. Em tempo de guerra não se dá a face nem palmada nas costas para depois conspirar. Tenho pena que os liricos sportinguistas prefiram ser um clube simpatico que abraça os seus inimigos que tentam por tudo acabar com ele, em vez de se unirem e proteger a fortaleza. Realmente cada vez mais percebo porque de 2 titulos em quase 40 anos. Espero que a maioria dos sportinguistas vejam aquilo que têm sido os telejornais e a imprensa nas ultimas 2 semanas e reflitam se não lhes parece estranha toda esta onda e todo este movimento. Sinto que a poeira esta a assentar e que mascaras estão a cair. Eu com este folclore já decidi. Não admito a forma vergonhosa como o presidente eleito pelos socios esta a ser atacado e assim vou dar—lhe o beneficio da duvida e votar a sua continuidade. Prefiro um bruto mas verdadeiro do que um simpatico mas sonso. Com este pelo menos sei o que contar e por isso voto na continuidade. Saudações leoninas
ResponderEliminar"Nos últimos dois anos tive duas hipóteses: ou me juntava aos interesses ou a vocês. Escolhi juntar-me a vocês, mas têm de estar comigo, porque se não, os interesses acabam comigo de uma vez." (BdC em 17/Fev/2018
ResponderEliminarParticipem nas próximas sessões de esclarecimento e tenham a coragem de fazer perguntas difíceis. Podem abordar qualquer assunto simples ou delicado. Foi o que eu fiz ontem no nosso pavilhão. Irão ficar muito surpreendidos como eu fiquei. SL
ResponderEliminar