segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Palerma: "chapeaux" há muitos!...


HAT TRICK DO BENFICA

Encontro-me entre aqueles que tiveram uma reacção céptica à decisão do Benfica de não vender os direitos dos jogos. Da mesma forma que me parecia necessário romper com a estratégia negocial imposta há décadas por Joaquim Oliveira, também tinha dúvidas quanto à possibilidade de uma televisão de um clube emitir jogos 'prime'. No mundo inteiro, não havia um único clube relevante, numa única modalidade, com este modelo de negócio - por alguma razão seria. O Benfica estava entre a espada (o monopólio da intermediação da PPTV) e a parede (não tinha alternativa para além de ficar com os direitos).


Dois anos passados, a estratégia de que tantos duvidaram revelou-se um sucesso. A solução encontrada não era para durar e transformou-se numa arma negocial muito eficaz. Agora, com a renegociação dos direitos, o Benfica fez três remates certeiros. Um hat-trick que deixa os adversários muito preocupados.

De uma assentada, o Benfica aumentou o valor de referência dos direitos dos jogos, acabou com a intermediação e fez abortar o projecto de centralização. Ganhou em três campos.

O mais importante talvez até nem seja o valor acordado com a NOS, mas as implicações do contrato no negócio das transmissões televisivas. Doravante, os produtores de conteúdos (os clubes) poderão passar a negociar directamente com os distribuidores, sem uma intermediação que viciava o futebol português. Já a centralização de Pedro Proença morreu antes de nascer.

É caso para dizer, 'chapeau!', presidente.



Coitado! Nunca me passou pela cabeça ver um dia este professor universitário e reputado e equilibrado comentador político televisivo, ser acometido do terrível virus "benfas" que, silenciosa e maquiavelicamente, parece apostado em dizimar os neurónios dos poucos adeptos vermelhos que eu, tão heróica quanto respeitosamente, teimava em considerar como benfiquistas. 


Este narcísico e intelectualmente mesquinho "ensaio sobre a cegueira" que a habitual crónica de Pedro Adão e Silva no jornal Record hoje traduz, vai muito para além do pior que alguma vez eu poderia imaginar. O homem, desafortunadamente, parece ter perdido em definitivo, qualquer noção de dimensão intelectual e da preservação da cultura dos valores e princípios mais básicos que julgava inerentes à figura que tenta projectar na sociedade que o produziu. O seu fanático fundamentalismo parece a caminho de o reduzir à dimensão larvar de milhões de prosélitos que constituem a sua "religião"...

Com o estádio da Luz desenhado no umbigo, o homem julgar-se-á um predestinado na análise sobre o fenómeno do futebol actual, circunscrevendo-a ao círculo de giz "tuga e benfas" e descarregando anátemas de estupidez asinina, sobre todos os dirigentes das grandes potências europeias de futebol - Inglaterra, Alemanha e Espanha, p.e. - que souberam encontrar na centralização dos direitos televisivos, a única via e mola real para a evolução e sustentabilidade do futebol dos respectivos países.

Palerma: "chapeaux" há muitos!...

Leoninamente,
Até à próxima

16 comentários:

  1. Estás danado, ó Álamo de Alcochete, ó lagarto, ó batráquio, ó cabeçudo, ó o cacete, ó o caraças! A inveja dá-te cabo do fígado, gato maltês!
    Porque é que estás tão amofinado, ó princeso, ó viscondesso, ó lagartixa, ó o camandro? Porque o teu pequeno clube tem de ir a reboque? Agradece, mastruço: é que ainda vão conseguir ganhar qualquer coisita à conta do grande GLORIOSO! Pobretanas e mal agradecidos, hem?
    Ainda não percebeste (deves ser duro de cabeça) que andas sempre atrás? As próximas para vocês copiarem sabes quais serão? Eu digo-te: a parceria com uma marca mundial para o naming do melhor estádio português (e um dos melhores do mundo, se faz favor); a estação de rádio Benfica FM; o Centro para as velhas glórias. Há mais, mas fica para depois - para roeres as unhas até ao sabugo, já basta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por enquanto são vocês, boifiquistas a irem atrás e na Taça já foram. O resto é azia de um boifiquista que nos entra em casa, não para nos respeitar, mas para nos maltratar e roubar.
      O amigo Álamo, apenas deixou passar o comentário deste jumento avermelhado, penso eu, para nos fazer lembrar o que é o verdadeiro "boifiquismo" (vírus "benfas" na terminologia do nosso amigo)e o perigo que representa para a verdade desportiva e para a nossa sanidade mental.

      Eliminar
    2. O caríssimo A. Martins parece que é bruxo!...

      Eliminar
  2. Ó estúpido, é proibido ser benfiquista?

    ResponderEliminar
  3. vai acabar o futebol em portugal com a decisao do slb? se fosse o scp estava na mm assim preocupado? estranho, para quem nem a receita da taca de portugal a uns mija na escada qq...ai n havia preocupacao com os clubes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não seja burro, porque o Vilafranquense não é um clube dos distritais, ou "mija na escada", na sua terminologia, pois trata-se de uma Sociedade Anónima Desportiva(SAD)que tem como objetivo lucrar com vendas de jogadores e outras negociatas e como tal, fez muito bem o meu clube não prescindir da tal receita, para quem quer lucrar com o negócio "futebol". Quanto ao resto, que os vossos acordos e negociatas vos façam bom proveito.

      Eliminar
    2. O nosso grande João Costa, atirador olímpico, não colocaria a bala na "mouche" melhor que o caríssimo A. Martins! Que grande pedrada!...

      Eliminar
  4. Altice, Eurosport... "eles andem aí!...".
    Vai ser preciso esperar uns meses até que se perceba a bondade da decisão agora tomada pelos benfas. Até lá, vamo-nos entretendo com o manto branco de pureza já hoje lançado, por Marques Mendes, sobre o "maior de sempre", esquecendo que é a História que, um dia, o há-de julgar, ou sobre esta espécie de "parecer positivo" que (até parece foi encomendado...) do nóvel professor lã-pião.
    À cautela, "o maior de sempre" (Marques Mendes dixit) vai lançando avisos à navegação de que os dinheiros da NOS são para abater passivo, que aquisições só à custa de outros negócios...que o Siqueira está a chegar, o Zivkovic já está, etc, etc, sabe-se lá quantos mais.
    Entretanto e como sabemos pelo R&C lá do sítio, o Passivo bancário e geral foi aumentando, aumentando; até ao fim da época (ou será fim do ano?) o Passivo A Curto Prazo anda pelos 200M; o BCP e BES são os maiores credores e já não aceitam (nem podem!) passes de jogadores como garantia; as garantias do "maior de sempre" parece que já foram; e, imagine-se!, BCP e BES são dois accionistas de referência da NOS...
    Aparentemente, os benfas, que estão numa situação de forte pressão sobre a Tesouraria, conseguem negociar um contrato em alta.
    Cá por mim, mais uns meses e vamos descobrir a bondade do milagre.
    E o sr prof universitário, PAS, também. (Curioso, se um indivíduo escorrega não se diz "pas!" ou "pas!, caíu"?)

    ResponderEliminar
  5. Os tempos em que viviam a reboque do Benfica para negociar patrocínios, direitos de transmissão, etc., acabaram.
    Os resultados são bem visíveis: patrocínios 0 (zero) e quanto aos direitos de transmissão, nada me parece mais justo que seja o mercado a funcionar livremente e atribuir o valor a cada um dos players. Qual é o vosso receio? Não são tão grandes, "muita fortes" e confiantes? Então, façam- se á vida!

    Saudações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "...quanto aos direitos de transmissão, nada me parece mais justo que seja o mercado a funcionar livremente..." - ingleses, espanhois, franceses, alemães não percebem nada do negócio futebol e, mais uma vez, por cá descobriu-se a pólvora e, como de costume, temos que agradecer ao carnide.
      Nuga, bem diz o povo que "qualquer burro come palha, a questão é saber dar-lha" - a vossa propaganda anda a empanturrar-vos!!!

      Eliminar
    2. Sim, porque faz sentido comparar o interesse q os campeonatos q referiu com a nossa liga. Penso q podem concordar cmg qd digo q nao me custa ver um jogo de meio da tabela pra baixo da liga inglesa(antes pelo contrario, costumam ser bastante emocionantes!), ja qq jogo q n tenha nenhum dos 3 grandes (talvez incluindo tbm o Braga e Guimarães ) sao, salvo raras excepcoes, um sacrifício de ver (campos terriveis/jogadores fracos/meia duzia de adeptos).

      Eliminar
    3. Pois foi a partir do momento em que os clubes ingleses negociaram os direitos em conjunto é que conseguiram tornar o campeonato naquilo que o amigo agora gosta de ver!

      Eliminar
  6. As cronicas dele sao todas encomendadas pelo "arcanjo" gabriel.

    Vejam as outras cronicas dele e so vao ver:desinformacao,mentiras e criacao de mitos.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Julgava-o benfiquista, caro Bala kov! Hoje revelou a sua faceta benfas...

      Eliminar
  7. Se tivermos com atencao ha uns quantos na comunicacao social.
    Aquele gajo,leonor pinhao,é outro por exemplo.

    Mas para mim mete me mais confusao ver o correio da manha com sucessivas mentiras acerca do Sporting ou de JJ.Cada vez mais temos menos jornalistas e mais jornaleiros que colocam noticias falsas a troco de algo..
    Nao sei se eles dao vouchers..ou farinha da colombia..mas algo se passa para estes ataques quase diarios do correio da manha ao Sporting.

    SL

    ResponderEliminar