sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Estará a precisar de nova sova o energúmeno!...



O "MAIOR DO QUE PORTUGAL" E OS 'PEQUENOS'

«Ainda em defesa de Tonel. Há pessoas que se julgam "maiores do que Portugal". Pessoas que se julgam acima de tudo e de todos, que acham que podem dizer o que querem, só porque são ‘importantes’ e "maiores do que Portugal".
Julgam-se acima das instituições que representam, não as respeitam e, sem escrúpulos, usam-nas em benefício pessoal. 

Julgam-se acima dos clubes de que são associados, não cumprindo os seus princípios, nem as hierarquias. Espreitam e promovem a sua oportunidade de forma calculista e desleal. Julgam-se maiores do que os presidentes dos outros clubes, sem nunca o terem sido, apesar de os outros honrarem, com os títulos conquistados, o nome de Portugal.

Julgam-se maiores do que os treinadores, sem nunca terem treinado, apesar de os treinadores verem todos os dias reconhecido o seu trabalho nacional e internacionalmente. Julgam-se maiores do que os árbitros, sem nunca terem metido um apito na boca... apenas e só porque a têm cheia de ódio e ressabiamento.

Julgam-se maiores do que os jogadores, sem nunca terem jogado e estes não lhe darem "bola", admitindo que alguns, por obrigação, lhe deem a camisola. São estas pessoas "maiores do que Portugal" que tornam mais difícil a vida dos ‘pequenos de Portugal’.

Os ‘pequenos de Portugal’ somos nós, o cidadão comum, o Tonel, e é desses que o país é feito. São esses que fazem o país avançar, que honram o desporto e de que o futebol tanto precisa. Os ‘pequenos de Portugal’ somos nós, que os elegemos, sem escrutinar quem são e o que fazem ou fizeram. Também erramos. Felizmente sabemos corrigir os nossos erros e a vida continua para os ‘pequenos de Portugal’. Quanto aos "maiores de Portugal" andam por aí… envergonham-nos, exploram-nos… às vezes de tal maneira que nos tiram do sério. Mas afinal o que fez esta gente para ser "maior do que Portugal"?»
(Joaquim Evangelista, Opinião, in Record)

Decididamente, acho que João Evangelista tinha todo o direito e legitimidade para ir mais longe. Mas aplaudo na mesma!...

Estará a precisar de nova sova o energúmeno!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário