quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Wilson Eduardo, o caminho é por aí, Leão !...

in Record online
 
Veio há 10 anos do coração do Norte para uma Academia Sporting novinha em folha. Cresceu e fez-se homem, ostentando no peito o "leão rampante". Depois de um trajecto bem diversificado no período pós-formação, regressou a Alvalade, onde Leonardo Jardim, a julgar por recentes afirmações, parecia estar à sua espera:
 
"São jogadores diferentes. Wilson é um avançado com mobilidade, o Capel é um extremo e um jogador mais de situações de um para um. O Wilson também as faz, mas dá outra dimensão ofensiva, principalmente em zonas de finalização.".
 
E por causa, precisamente, dessa "dimensão ofensiva principalmente em zonas de finalização", aí está ele, de pedra e cal, como titular neste renovado Sporting! Para os adeptos sportinguistas, é um prazer redobrado vê-lo entrar nos relvados fazendo parte do onze inicial de Jardim. Porque há muito que o seu carácter avesso a protagonismos estéreis, a sua postura de honra permanente pela camisola que enverga e os singulares atributos técnicos que sempre revelou, fizeram-nos nascer no coração um cantinho especial de onde dificilmente sairá.
 
Com 23 anos acabados de fazer, com a renovação recente do contrato que o liga ao Sporting Clube de Portugal até 2018, com a aposta firme de Leonardo Jardim e já entranhado no coração dos adeptos, Wilson Eduardo representa o futuro que todos ambicionamos.
 
Longe vão os tempos em que pelo Olhanense e Académica nos terá levado quase ao desespero, com golos porventura decisivos. Sem festejos exuberantes, não fez mais que o seu trabalho. E todos nós compreendemos. No domingo à tarde em Alvalade, acertou as contas com os adeptos. E foi aplaudido e "perdoado", de pé!
 
Wilson já terá compreendido em absoluto o que Leonardo Jardim dele pretenderá. E será curioso entender a razão porque o Arouca conseguiu o golo de abertura em Alvalade: quer-me parecer que a atenção que terá prestado a uma indicação do seu técnico, o terá retirado da zona do terreno que os arouquenses aproveitaram para marcar. Isso talvez reflicta a dupla e fundamental missão que Jardim dele pretenderá: o equilíbrio defensivo e a tal "dimensão ofensiva".

E para além da compreensão sobre o rigor que lhe é pedido, Wilson parece ter compreendido também, que só numa condição física de excelência poderá cumprir. Sintomaticamente, essa condição já ele parece tê-la conseguido. Agora bastar-lhe-á mantê-la, com muito trabalho e profissionalismo, abdicando porventura de muitos prazeres e desvios de que outros não são capazes. Mas esse é o preço que todos os grandes atletas sabem que terão de pagar, para permanecerem na ribalta.

Em "pezinhos de lã", como aliás é seu timbre, mas com o brilho da decisão no olhar, de fazer desta época o arranque para o topo do futebol leonino, Wilson Eduardo tem tudo para o conseguir. Até a admiração e o apoio dos mais fantásticos adeptos do mundo. O caminho é por aí, Leão !...

Leoninamente,
Até á próxima

 

2 comentários:

  1. Longe de ser um mago da bola, é um jogador profissional (e há tão poucos) e sobretudo equilibrado: cultura tática, velocidade qb, bom centro e boa capacidade de finalização. Um grande plantel também se constrói com jogadores destes!

    Abraço
    TB

    ResponderEliminar