quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Ouvir os sábios, será sempre sinónimo de inteligência !...


 


A caminho dos 5 meses de mandato, o fantástico universo leonino estará, na sua grande maioria, incontornavelmente, ao lado do seu Presidente. Mas isso jamais significará, que essa franja maioritária, aplauda unanimemente de olhos fechados e de forma acrítica todas as suas decisões.
 
Já por aqui deixei sentimentos, alguns alertas e até modestas recomendações, que na generalidade apenas terão pretendido significar que no meio dos meus aplausos, nem tudo o que Bruno de Carvalho terá decidido levar à prática, recolheu o meu apoio ou até, no mínimo, o meu silêncio. Porque estar com o MEU PRESIDENTE, nunca significará estar CEGO POR ELE e andar de cócoras a estender "passadeiras verdes", sem questionar se alguma vez se terá esquecido de limpar os sapatos no tapete do seu limiar.
 
Grandes sportinguistas, de que destacarei José Couceiro, mas que felizmente vejo acompanhado por tantos outros de estirpe igual, têm preferido caldear a brandura das análises de um mandato que apenas está no começo, com o silêncio que, não significando de modo algum apoio ou indiferença, pretenderá apenas contribuir para a tão necessária união do Sporting.
 
Outros ainda, de que destacarei, a personagem ímpar de mulher e sportinguista que é Isabel Trigo Mira que, sem pretender entrar pelo caminho fácil da crítica pela crítica e contribuir seja de que maneira for para beliscar a união sportinguista, entendem oferecer de forma correcta e elegante a sua crítica construtiva, no sentido da correcção de medidas que possam eliminar alguns dos aspectos menos positivos do rumo actual do Sporting Clube de Portugal.
 
Sem colocar em causa as reservas que o veículo escolhido por essa Dama Primeira da Leoninidade, possam sugerir - e sugerem indubitavelmente! -, sinto que as palavras que destaco da sua entrevista ao programa "Mercado", da CM TV, aqui veiculado, deverão servir de profunda reflexão ao óbvio destinatário, tanto no caso em apreço, como noutras matérias em que eventualmente tenha pecado:
 
 "... Bruno de Carvalho começou mal este processo e por isso tudo se complicou. Não devia ter entrado logo a matar com o empresário [Pini Zahavi], que veio de Israel para falar e não foi recebido. Um presidente que ainda por cima diz que tudo passa por ele, tem de estar sentado à mesa com os empresários. Pode depois não aceitar as condições, mas tem de fazê-lo. [...] Embora o Presidente queira ter uma posição de força, há alturas em que a não pode ter. Tem de se ter mais calma e não esquecer que todos os jogadores têm empresários...".

É um facto incontornável que as palavras serenas e elegantes de Isabel Trigo Mira, jamais poderão ser colocadas no mesmo plano das críticas mordazes e sem adjectivação possível dentro do universo leonino que, como aqui, por aí  vão surgindo, com a intenção que todos conhecemos. Mas incontornável deverá ser a necessidade de Bruno de Carvalho de, tanto não ignorar a mordacidade e intencionalidade destas últimas, quanto meditar serenamente nas palavras dessa grande Senhora que o Sporting Clube de Portugal sempre se orgulhará de possuir nas suas fileiras!...

Ter em conta as críticas, mesmo que destrutivas e mal intencionadas e ouvir os sábios, que ao nosso lado caminham e apenas nos querem bem, será sempre sinal de inteligência e ajudar-nos-á SEMPRE, a tornar a jornada mais fácil e acertada!...

Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. Nunca fará mal ser-se inteligente o suficiente, para escutar bons conselhos que sejam dados...

    Um bom conselho, é muito diferente de uma crítica destrutiva...

    Há muito mais quem goste do Sporting para além de BC, de mim...e de outros...
    E esses que gostam do Sporting, seja quem for que esteja à frente da Direcção, terá certamente o seu apoio...pois o que move os sportinguistas é o amor ao Clube e não a simpatia por este ou aquele Presidente...

    É claro que quando o Presidente, consegue no seu trabalho em prol do Sporting, executá-lo a contento, terá sempre o apoio dos que o elegeram e também da maioria dos outros...

    Sporting Sempre...!!

    SL

    ResponderEliminar
  2. Álamo, não há carvalhista mais carvalhista do que o André Figueiredo, o seu jogo de intenções é totalmente injusto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao "Anónimo das 16.55", sem contestar o "carvalhismo" de André Figueiredo, porque dele não conheço o suficiente, direi que com "amigos" e "indefectíveis" destes, Bruno de Carvalho não precisa de inimigos.

      O meu jogo de intenções, sempre foi, é e continuará a ser enquanto por cá andar, em prol do Sporting Clube de Portugal. Já o mesmo não acontecerá com André Figueiredo. A última coisa de que eu seria capaz, era atraiçoar a minha causa.

      Pode a sua análise estar próxima da verdade e Bruno de Carvalho ser a "filigrana" de carácter que o texto exemplarmente dá a conhecer aos sportinguistas mas, de modo muito particular e perigoso, aos que estão do lado de lá da barricada. Pode o Presidente leonino ter andado a fazer o pino no processo Bruma. Mas partindo desses pressupostos, como entender este trecho do discurso de Figueiredo:

      "... Julgava que tudo estava perdido, pensei que o orgulho, a teimosia e gestão de 'marketing pessoal' de Bruno de Carvalho o fosse impedir de agora fazer um volte-face e voltar (enfraquecido) à mesa negocial, mas, aparentemente, Bruno de Carvalho vai colocar os superiores interesses do Sporting acima da sua imagem de 'durão' que tem polvilhado as suas intervenções públicas muitas vezes com posturas populares mas irrealistas e com 'votos de confiança' a pessoas que não o merecem.

      Esta aparente 'humildade' e o reconhecer que perdeu, por esta, eu não a esperava, e aqui, eu próprio faço um 'mea culpa', pois, subestimei o Presidente, mas, é uma humildade realista, dolorosa (para o Presidente) mas, que é muito bem-vinda e os Sportinguistas devem dar graças por ela em vez de apenas aplaudirem o seu Presidente quando ele discursa de peito feito. O populismo faz bem ao ego, mas a humildade é um sinal de inteligência, é um sinal que a inteligência afinal é mais forte que o orgulho..."?!...

      É que me parece que André Figueiredo, sendo "carvalhista" como o caro anónimo apregoa e beneficiando provavelmente desse estatuto e dos conhecimentos dele decorrentes, terá enviado com demasiada antecedência a Bebiano Gomes, os "planos da pólvora" que porventura constituirão o "requiem" da estratégia de Bruno de Carvalho! Ou o advogado de Bruma não terá capacidade para perceber a mensagem de portas escancaradas que André Figueiredo mostra no seu texto, ao que me parece, apenas para "massajar o próprio umbigo" e sem avaliar as consequências?!...

      O que terá contribuído mais para o previsível insucesso de Bruno de Carvalho neste processo?! Os defeitos de carácter e os erros que Bruno de Carvalho terá cometido e que André Figueiredo exemplarmente resumiu no seu texto ou a denúncia com um mês de antecedência da sua estratégia, que naturalmente Bebiano Gomes também leu?!...

      Há tantas coisas que os sportinguista sabem e que calam, apenas porque é grande o seu amor ao Sporting !...

      Eliminar
  3. Não concordo com algumas coisas, mas apoio o presidente ,pois quem fez tudo mal foram as anteriores gestões que por pouco não terminavam com o clube, mas obviamente que o presidente não é deus, mas também é só preciso ser papa, percebem? com tempo vai aprender muito mais, e por o Sporting a ser respeitado por todos!

    ResponderEliminar