domingo, 25 de agosto de 2013

Como bola colorida, entre as mãos de uma criança...



A decisão da CAP terá substituído por naturais alegrias e surpreendentes desilusões, anteriores convicções e esperanças, a par de muita mentira, esperteza saloia e ganância. No meio do tumulto gerado, a fava saiu apenas ao menos culpado de tudo: Bruma.
 
A "camioneta" de Armindo Tué Na Bangna não comporta tanta areia. Estará reconhecido a todos os que lhe fizeram bem, como qualquer criança perante quem lhe oferece um chocolate. Reconhecido a Catió Baldé que o "libertou" da quase indigência guineense e o foi acompanhando em quase exclusiva afectividade, no seu percurso na Academia. Reconhecido ao Sporting, que lhe deu cama, mesa e roupa lavada, muitas bolas, equipamentos bonitos, campos relvados, professores e o aplauso dos seus adeptos. Mas inebriado por cantos de sereia e sem capacidade intelectual para avaliar o sarilho em que o estavam a meter, acaba de receber um tremendo soco no estômago, que o deixou completamente zonzo e mais incapaz ainda para afastar os chacais que o rodeiam.
 
Hoje, a corresponder à verdade esta notícia que Bruma terá revelado, surpreendeu-me o pequeno gesto de Cristiano Ronaldo. Mas, a julgar pelo impacto e consequências, entendo escasso o esforço de CR7. Terá ficado apenas, muito provavelmente, como o caminho mais correcto e desejável para oferecer a Bruma a ajuda que precisa tão desesperadamente. Passa-me pela cabeça uma acção mais personalizada e mais próxima que uma quase impessoal voz distorcida pela tecnologia e... um outro intérprete, cuja palavra e presença, não permitisse ao desesperado jovem, sequer pestanejar. Mas sonhar é bem mais fácil que a dura realidade deste carnaval que nos rodeia. Há um mundo terrível de interesses e de umbigos que não se compadece do drama do jovem jogador, que apenas quer ser feliz e ainda não foi capaz de descobrir sozinho o caminho.
 
Tenho pena se o meu sonho ou outro qualquer parecido, não venham a acontecer. Os efeitos poderão revelar-se devastadores para Bruma e o Sporting poucos ou nenhuns dividendos retirará. Fez ontem precisamente um mês que por aqui deixei um apelo, que infelizmente não teve o eco desejado. Entretanto a ferida foi gangrenando e hoje subsistirão poucas dúvidas sobre se na mente de Bruma, às dores e consequências, não se terá somado uma pequena réstia de discernimento, que eventualmente pudesse viabilizar de forma célere e eficaz, o procedimento que impeça um doloroso e traumatizante processo de amputação.
 
Julgo que faltará apenas um pequeno passo, um ligeiro empurrão, uma mediação serena e credível para o trazer de volta. Mas Luís Figo talvez ande distraído, distante ou embaraçado com trabalho e outras preocupações. Ou então recuse liminarmente entrar no pântano em que atolaram Bruma. Mas que poderia muito bem ser o salvador de Bruma, não terei dúvidas...
 
Oxalá acabe por triunfar o bom senso e independentemente do caminho e formas escolhidas, o filho pródigo regresse aos braços do pai. E como na feliz parábola de Cristo, tudo venha a acabar em bem, para bem do Sporting e... de Bruma!...

... Como bola colorida, entre as mãos de uma criança!...
 
Leoninamente,
Até à próxima 

2 comentários:

  1. Fez-me pena ver a sua postura naquela entrevista que nem deveria ter sido feita...
    Deixem o moço em paz, não lhe metam mais carga na carroçaria ou as molas vão abaixo...!!

    Estou magoado com o moço e piurso com as duas bestas que o colocaram nesta situação...

    Como é possível haver no futebol escroques que podem estragar a vida linda de um menino que apenas quer...

    Uma bola colorida para jogar...!!

    Deem lá a bola ao puto...!!

    Sporting Sempre...!!

    SL

    ResponderEliminar
  2. Concordo e partilho o desejo de conseguir integrar Bruma.
    Agora, o Luis Figo ligar... Bruma assinaria já por uns 2 ou 3 clubes ao mesmo tempo...

    SL

    ResponderEliminar