domingo, 20 de janeiro de 2013

Mais vale tarde que nunca, ou a chegada do bom senso ?!...



Mais vale tarde que nunca!... Depois de erros colossais que pouco ou nada contribuiram para a rápida construção de uma verdadeira equipa, competente, consistente e ganhadora, que fosse capaz de lutar com dignidade em qualquer campo e perante qualquer adversário e de se aproximar da discussão dos vários títulos domésticos e de protagonizar carreira, algo mais que efémera, nas competições europeias, esta liderança do Sporting parece ter baixado à terra. Depois de ver comprometida a saúde financeira de um dos três gigantes do futebol português, hipotecada a um desejo poético de recuperar, rapidamente, a posição e o prestígio depauperados ao logo de décadas de gestão incompetente e quase folclórica, no sentido de conseguir a subsequente e necessária recuperação do equilíbrio e da sustentabilidade, eis que parece ter chegado aos responsáveis leoninos, personificados na figura do seu presidente Godinho Lopes, de forma feliz mas dramaticamente serôdia,  o bom senso e a inteligência de reduzir a incomportável carga salarial e, através de actos de gestão eivados de paciência e realismo, lançar as bases de um projecto consistente que, a médio ou mesmo longo prazo e assentando basicamente na sua formação e no mercado nacional, possa trazer de volta uma boa parte do prestígio e da honra desperdiçados.
Depois dos "negócios" de todos conhecidos, fala-se na saída de Emiliano Insua e no ingresso de Nabil Ghilas e Joãozinho. O primeiro, para colmatar de imediato a dramática ausência de um concorrente de Ricky Wolfswinkel e o segundo como substituto do argentino na lateral esquerda. Se porventura se vierem a concretizar estas três mexidas, não me custa claassificá-las como razoáveis e porventura benéficas para a equipa, se considerada no seu todo.
O franco-argelino afigura-se-me um concorrente de respeito ao nosso "lobo", perdido e desconcentrado neste arranque de época demasiado infeliz. A troca do argentino pelo jovem beiramarense, custar-me-ia se apenas tivesse em conta a excelente época passada daquele. Tendo em conta as condições que são atribuídas à sua cedência ao Grémio de Porto Alegre - a meu ver bastante razoáveis do ponto de vista leonino - e a relação entre o seu rendimento na presente época e aquele que em Aveiro vem evidenciando Joãozinho, não me repugna por aí além a troca. E se tivermos em conta que os custos salariais de Insua, serão porventura equivalentes ou mesmo menores que a soma dos dois "indigitados" futuros leões, a nova solução até poderá vir a revelar-se extremamente positiva, além de que tudo aponta para que tenha a benção do professor Jesualdo Ferreira, o que, a meu ver, será fortemente elucidativo e me deixa tranquilo.
Será que ainda assistiremos a muito mais água a passar sob a "ponte" de Alvalade?!... Não sei. Mas os custos com pessoal ainda continuam "astronómicos". Será que, com Janeiro a aproximar-se do fim, começarão a perigar as posições de "outros jogadores" que ainda pululam, silenciosos e com muito pouco para fazer, nos corredores de Alvalade e Alcochete?!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário