segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Três em cada jogo seriam suficientes ?!...

 

Pode ser apreciada aqui, a melhor frase que me foi dado apreciar nos últimos tempos sobre o nosso ponta de lança, Ricky van Wolfswinkel: "... Se os "noves" esperassem todos que a bola lhes caísse no lugar onde estão, as equipas precisavam de jogar com 3 em cada jogo.".
O holandês protagonizou uma razoável época no primeiro ano de leão ao peito. Esforçado e concretizador, teria muito provavelmente chegado aos 40 golos e proporcionado ao Sporting o acesso à Liga dos Campeões, se já não transportasse em si limitações quase inultrapassáveis.
Na época que vem decorrendo, já provocou com falhanços, desconcentrações, inabilidade ou falta de jeito, técnica ou instinto matador, bem mais decepções que as alegrias com que nos contemplou a época pretérita, ao mandar a bola beijar o véu da noiva por 25 vezes.
É um desastre no jogo aéreo proporcionado pelos lançamentos longos do guarda redes, defesas ou médios. Contam-se pelos dedos de uma só mão, ao longo de uma época inteira, os lances que ganha nestas circunstâncias e que deveriam propiciar a construção de ataques. Seria espectável que amortecesse a bola com o peito ou os pés ou a desviasse de cabeça e a entregasse em boas condições a um companheiro. Salta invariavelmente a destempo e de olhos fechados e é sistemáticamente batido por adversários com menos 20 centimetros que ele.
É um desastre no posicionamento, nas imediações ou dentro da pequena área, sendo incapaz de adivinhar os locais onde os companheiros presumivelmente colocarão a bola: ou está adiantado, ou atrasado, ou se desloca mais para a direita ou para a esquerda.
É um desastre na concretização, em situação de isolado perante o guarda redes adversário, não conseguindo corresponder em mais de 10% das situações em que é desmarcado pelos companheiros, rematando-lhe invariavelmente contra o corpo ou ao seu alcance, não revelando técnica ou discernimento para picar a bola ou desenvolver outra qualquer acção que resulte em golo. 
É um desastre o seu jogo de cabeça em zonas da pequena área e com o guarda redes próximo, de que o melhor exemplo será o lance dos 90+3 minutos do jogo com o Vitória de Guimarães.
Concordo inteiramente com o Leão de Alvalade, na frase que citei acima: o Sporting precisaria de 3 Wolfswinkels, para varrer toda a frente de ataque.
Quando relembro os golos impossíveis marcados por Manuel Fernandes, Jardel e Liedson, sinto uma amargura sem medida perante as sistemáticas falhas do nosso "lobito coitadito"! Quando o vejo falhar penalties sobre penalties e aprecio a (des)evolução que tem patenteado nas mãos de sucessivos treinadores, vejo-me a perguntar incrédulo a mim próprio, se "o defeito é do cu ou das calças"! Eu até gosto do menino, pelas qualidades de carácter que aparenta e pelo irrepreensível comportamento e profissionalismo que tem exibido em quase dois anos de leão ao peito. Mas estamos a falar de afectividade ou rendimento?! O que pensará o professor Jesualdo Ferreira ?! Muito eu gostava de saber !!!...
 
Leoninamente,
Até à próxima
 

14 comentários:

  1. bem, se calhar o melhor é matá-lo. não sei, digo eu...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ensiná-lo, treiná-lo convenientemente, ajudá-lo a corrigir os enormes defeitos que exibe em todos os jogos! Estão à espera de quê?! O rapaz não evolui porquê?! Estão à espera que Jorge Jesus venha treinar o Sporting?! Analise-se o que o treinador do Benfica tem conseguido de todos os jogadores que lhe tem sido postos nas mãos. Recebe diamantes em bruto e lapida-os para depois valerem milhões...
      Os sucessivos treinadores do Sporting nada tem feito para apurar as qualidades dos atletas ao seu dispôr: o Capel, o Carrilho, o Jeffren, o Adrien, o André Martins, o Cedric, o Viola, o Arias, o Thuran, o Betinho e outros, estão hoje exactamente no mesmo estado de evolução com que chegaram à equipa principal. Não pode ser. Olhem para o que Rui Vitória está a fazer de um bando de "ganapos"! Os treinadores que tem passado pelo Sporting apenas sabem treinar jogadores feitos. Oxalá o professor Jesualdo Ferreira possa inverter esta triste situação!...

      Eliminar
    2. caro Álamo, a violência do post não tem nada a ver com este comentário. com o qual concordo na essência. mas mesmo violência é um eufemismo para o tom do post original e com esse não posso estar em maior desacordo

      Eliminar
  2. Caro Àlamo,

    muito obrigado pela referência.

    Eu gosto de Wolfswinkel mas o seu jogo tem lacunas que nos custam caro (como é o jogo de cabeça) e o jogo colectivo, pelo menos para já, não as ajuda a superar. É uma pena ter um jogador como Joãozinho a tirar cruzamentos de régua e esquadro e ninguém para "afundar".

    Mas, atendendo à idade do jogador, está bem a tempo de evoluir e já o poderia ter conseguido se o Sporting tivesse sido mais estável do que tem sido. Repare que são muito poucos os jogadores naquela posição que "aparecem" antes dos 26 anos. Jackson e Falcão são um bom exemplo...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um privilégio poder citá-lo, Leão de Alvalade, porque há muito aprecio a lucidez e a assertividade das suas análises. Wolfswinkel foi apenas mais um exemplo.
      Penso que de há muito a vertente do treino competente e individualizado, não é utilizada na Academia. Por isso assistimos à estagnação de tantos e tantos jogadores jovens, oriundo ou não da formação. Temos tido ultimamente treinadores com um conhecimento muito reduzido nessa área específica, que pouco ou nada investem, para além de ministrar aos atletas que dirigem o treino trivial, em tempo escasso e demasiado cronometrado e assente em métodos quase artesanais.
      Naturalmente que concordarei consigo sobre a "explosão" de Wolfswinkel poder vir a acontecer dentro de mais um ano ou dois. Mas preocupa-me que a sua evolução desde que chegou ao Sporting, seja zero.
      O professor Jesualdo Ferreira tem no seu curriculum verdadeiros milagres na evolução do jogadores. É a minha derradeira esperança...

      Abaço e SL

      Eliminar
  3. bom dia!

    na primeira linha, assumo já que sou fã de Wolfswinkel. Acho este texto uma TREMENDA injustiça. Ora vejamos. Na primeira época a jogar no Sporting, somou 25 golos. Salvo erro, apenas numa das 7 épocas que o Liedson fez em Alvalade alcançou ou ultrapassou esta marca. Não vou comparar o holandês ao Jardel porque o Jardel é único no que a golos marcados diz respeito.

    Diz também que o mesmo deveria ter marcado 40 golos na época passada. Ora o Cardozo, talvez um dos maiores goleadores do nosso futebol, marcou um total de 27 golos (vai com 21 este ano) e o Falcao (acho que este ninguém discute o valor) marcou 36 golos em todas as competições. Se o Wolfswinkel tivesse marcado 40 golos, talvez hoje estivesse num dos maiores clubes europeus, não? ah, e não me digam que o ronaldo ou o messi marcaram o dobro dos golos..

    Quanto à questão dos cruzamentos, o joaozinho estreou-se ontem e fez 2/3 bons cruzamentos. Reparem que o holandês está, constantemente, sozinho na área e não pode estar em todo o lado. o local onde o ponta de lança se posiciona na área é treinado nos treinos, talvez seja melhor treinar isso. ou então ensinar o capel a olhar para a área antes de centrar a bola...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não pretendi ser injusto com Wolfswinkel. Como disse, eu gosto do "menino". Mas os defeitos que apontei, são reais, factuais e incontornáveis. A sua evolução tem sido zero e eu penso que não será ele o maior culpado. O treino e os ensinamentos que lhe terão sido ministrados até agora, a atenção que lhe tem sido dedicada, é que pecarão por excassos e desajustados. Espero e desejo que o professor Jesualdo Ferreira possa vir a inverter a situação, se é que o destino do jogador não estará já traçado e isso não signifique a perda de um jogador que poderia muito bem vir a ser grande, ou os proveitos que bem poderiam ser diferentes.

      SL

      Eliminar
  4. Álamo, quando puderes vê o email do blogue. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já apreciei o email. Obrigado. Vou meditando no assunto, com calma e ponderação. Brevemente darei notícias.

      Abraço amigo e SD

      Eliminar
  5. Ena pá.... Sim Sr... Acho que nem um Rui Santos, nem um João Querido Manha, ou talvez um Luis Sobral fariam melhor!!!!

    Posso até concordar que Ricky tem algumas coisas a melhorar no seu posicionamento e sobretudo no jogo de cabeça, mas tenho poucas dúvidas de que é, de facto um excelente jogador!

    Continuamos a tratar mal o que é nosso... Enfim...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tratei mal o que é nosso! Gosto muito de Wolfswinkel e parte-se-me o coração ver que a sua evolução desde que chegou ao Sporting é zero, mais por culpa da incompetência de quem o treinou.
      É o próprio Carlos Tobias a reconhecer que haverá algumas coisa em que terá de melhorar. Foi sobre isso que escrevi e o meu desejo é que melhore no Sporting, antes de ir melhorar para outro clube, onde, se isso acontecer, certamente não será tratado com a displicência que foi tratado em Alvalade. Espero que o professor Jesualdo Ferreira ainda possa intervir no seu processo de formação, antes de partir por "cinco reis de mel coado", como parece começar a desenhar-se...

      SL

      Eliminar
  6. O Lobo é um excelente jogador.
    Já é um jogador matreiro.
    Quem andou no futebol vê logo.
    Tem de refinar situações, é certo.
    Tem tudo para ser um 9 de top na Europa.
    Não é por acaso que já é pretendido por alguns clubes de grande nível.
    Não é por acaso que foi convocado para a selecção da Holanda.

    ResponderEliminar
  7. "... Tem de refinar situações, é certo.", é isso Carla. É esse refinamento das situações a que parece nunca mais podermos assistir. Eu gosto muito do nosso "lobo". Mas começo a não ter paciência para assistir às sucessivas repetições dos mesmos erros. Penso que não lhe tem vindo a ser dispensada, nem a atenção necessária, nem o tempo necessário de treino de correcção dos seus defeitos e a culpa só poderá ser atribuída aos técnicos que o dirigiram. Oxalá o professor Jesualdo Ferreira possa ainda corrigir a situação, antes de o vermos partir e sem beneficiarmos do jogador que poderá vir a ser, se bem orientado, ensinado e corrigido.

    ResponderEliminar