sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Quem será o próximo a ir ao Gabinete ?...

 
 
Jamais me envergonharei dos afectos que me ligam, sem muitas vezes saber bem as razões que os suportam, a alguém que nunca vi. Gosto, estimo, aprecio, respeito e o resto pouco me importa. Mesmo quando irmãos meus fazem chover picaretas sobre a minha cabeça, acusando-me de inconveniente.
Eu gosto do blog "Cabelo do Aimar" e pronto. É fortemente conotado com o SLB?! Pois que seja, onde é que está o mal?! Alguém desconhece a conotação de "Leoninamente"?! Pois, meus caros, isso nunca constituiu impedimento para alguns dos autores daquele blog passarem por aqui e deixarem comentários dignos e respeitosos. Eu tento corresponder, com estima e respeito a esses gestos de puro desportivismo.
Ontem deparei aqui, com a publicação de um post de "Captomente" que, sem que as suas afeições me perturbem o sentido crítico, considero uma peça que merece um aplauso convicto, pelo brilhantismo  bem patente no excerto que vos deixo, onde é tentada e conseguida, uma curiosa analogia entre o herói do excelente filme " Twelve O'Clock High" e o professor Jesualdo Ferreira:
 
“Fui colocado aqui para comandar o chamado grupo dos azarados. Como não acredito em azar, encontraremos onde está o problema. Talvez seja a vossa forma de voar, portanto, voltaremos às bases. Posso dizer-vos o que acho estar na origem desse azar.
Vi-o no vosso rosto ontem à noite. Vejo-o agora. Têm passado muito tempo no ar. Acham que merecem descansar. Em suma, fazem-se de vítimas.
Eu não tenho paciência para isso. Estamos em guerra. Uma guerra séria. Temos de lutar. E alguns de nós têm de morrer.
Não estou a dizer-vos para não terem medo. É normal ter medo. Mas não se preocupem com isso e não pensem em vós. Parem de fazer planos, esqueçam voltar a casa. Considerem-se mortos. Quando aceitarem essa ideia, não será tão difícil.
Se houver aqui alguém incapaz de aceitar isto... alguém que se considere especial, com pele digna de ser salva... é bom que se decida já. Porque não o quero neste grupo.
Estarei no meu gabinete daqui a 5 minutos. Fico à vossa espera. “
 
Gélson, Izmailov e Elias já foram ao gabinete. Quem se segue?

São estes pedacitos de fina inteligência, que me fizeram para sempre fâ deste admirável mundo novo que é a blogosfera. A peça de "Captomente" deixou-me rendido ao seu engenho e argúcia, pelo que será de toda a justiça impedir que um despropositado sectarismo clubista possa "escondê-lo" dos sportinguistas que me dão o privilégio da sua visita.

Leoninamente,
Até à próxima

P.S. - Lucas Patinho também já se apresentou no Gabinete do Professor! A seguir ?!...
 
 

6 comentários:

  1. Grande Abraço Álamo, passo cá todos os dias, e sabes disso :)

    PS: O Captomente é Sportinguista :)

    ResponderEliminar
  2. Eu sei Vitto Vendetta!...
    Sei que estás sempre presente!...
    Sei que Captomente é sportinguista! Transmite-lhe um grande abraço meu!...
    Sei a força e a grandeza do teu abraço!...
    Sei a beleza do Desporto quando habita em Homens grandes!...
    Sei que quero ir por aqui...

    Grande abraço e... Boa Sorte!...

    ResponderEliminar
  3. Álamo, tens nota 10 pela tua odisseia no Universo Sporting....
    É um prazer observar o teu raciocínio, sentir a tua humanidade e por fim, a tua exigência no que concerne o nosso Clube.........

    Desporto tem que ser visto num conceito real, nunca especulativo, nunca politizado, porque só assim se baterão os limites, assim se tentará ser sempre melhor, mais competitivo, mais inovador, mais justo com o conceito do Desporto, tentando ir o menos possível a reboque de ideais situacionistas, criando Identidade própria, dúvida e risco......risco para melhorar o erro, e o nosso GIGANTE SPORTING acomodou-se num bunker, com medo de arriscar, e receio de sair e RESPIRAR AR PURO, porque os seus pseudo dirigentes insistem em dizer ao LEÃO que o ar "lá fora" está irrespirável.
    Não se domestica um LEÃO !
    Nunca se domesticará um IDEAL !

    Excelente Álamo.....


    Abraço LEÃO !


    Dany.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haverá sempre uma pontinha de vaidade em cada um de nós. Por muito que, por formação, a combatamos. Eu não serei diferente... por isso, para quê negar que as tuas palavras, Dany, desenharam no meu rosto um sorriso de orgulho e satisfação?! Não, não vou negã-lo, de tão evidente. Obrigado.
      Mas, sem que isso signifique retribuição do elogio recebido, quero aqui dizer-te Damine que, entre Desporto e IDEAL, terás escrito, porventura sem te dares conta, dos mais belos poemas sobre Desporto e sportinguismo que me tem sido dado apreciar.
      Grato, termino como concluiste:
      "... Nunca se domestica um LEÂO!
      Nunca se domesticará um IDEAL!..."

      Abraço LEÂO!

      Álamo

      Eliminar
  4. Uma visão muito romântica, mas que infelizmente não corresponde à realidade.

    Os jogadores que já saíram e os que ainda vão sair, não o fizeram por não estarem dispostos a "morrer" pela nossa camisola, caso assim fosse garanto-lhe que 90% do plantel já tinha ido ao "gabinete", nem tão pouco teve o dedo do Jesualdo, as suas saídas já estavam acertadas à algum tempo, ainda o Jesualdo não tinha sido despedido do clube grego.

    Estas saídas são o culminar de "um projecto" completamente falhado, e insustentavelmente e irresponsávelmente posto em pratica por esta Direcção, ou do que resta dela.

    Aguardo ansiosamente pelo anuncio da data da AG para pormos fim à aprendizagem de Godinho Lopes!

    O dinheiro está entregue, as assinaturas estão entregues, o documento com a justa causa está entregue! queremos a data, o mais rapidamente possível!

    Não aceitamos mais reestruturações e engenharias!

    ResponderEliminar
  5. Caro Pedro Cunha Batista,

    Deixe-me ser romântico e subscrever a ficção de "Captomente"!...
    Eu sei que o seu realismo está muito mais próximo da verdade, mas nem ele nem eu cometeremos crime algum se, no meio das agruras a que nos tem conduzido Godinho Lopes, nos deixarmos arrastar, por segundos que sejam, para a visão romântica que o herói protagonizou no filme e que desejaríamos agora ver o professor Jesualdo Ferreira repetir.
    Baixando à Terra, dir-lhe-ei que aguardo com ansiedade igual, cumpridos os três formalismos legais vertidos nos Estatutos do SCP, a marcação da AGE. Mas, a fazer fé nos últimos desenvolvimentos, "sinto" que algo de errado estará a ocorrer. Oxalá me engane, mas quer-me parecer ver em Eduardo Barroso, a imagem de um "cristão novo" receoso de ser expulso pelo "Marquês"!...
    A ideia que tenho, é que ele estará limitado pela disposição estatutária que lhe impõe o prazo de 30 dias para a marcação da AGE, a contar do dia em que os três requisitos foram cumpridos. Mas, quando ainda há pouco tempo, um eminente político da nossa praça, afirmou que as disposições legais se fizeram para ser violadas, já não sei o que pensar. Será que o "Dar rumo ao Sporting" terá que avançar com uma providência cautelar, com base no deliberado protelamento de Eduardo Barroso, à revelia do disposto estatutariamente?!... Não sei e estou preocupado. Aquela cabeça de vento do Eduardo Barroso, pode muito bem ter permitido a lavagem ao cérebro por parte de Godinho Lopes e ficarmos para aqui à espera de "... mais restruturações e engenharias!". Que nos acudam os deuses...

    SL

    ResponderEliminar