quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Para os que continuam à espera de milagres!...

O abuso

Quarta-feira, 2 de Janeiro de 2013
 
Já não há adjectivos para classificar a gestão desta direcção do Sporting. Não é fácil, nem simples como alguns opinadores sugerem, mas há falhas gravíssimas na forma e conteúdo de governação.
De todos os erros o que mais me choca é a não assunção pública de um novo paradigma na gestão desportiva. GL de todas as oportunidades que teve apenas salientou uma mudança no orçamento e necessidade de diminuição do investimento na equipa. Como se fosse apenas uma nuance que nada significa na vida do clube.
É um erro de gestão primário comunicar uma rasura ao modelo operativo desconsiderando o que isso implica para os sócios.
Tal como em muitas instituições em Portugal, o Sporting não tem uma liderança de facto. Falha na orientação, falha na definição de objectivos, falha no seu cumprimento. E isso é tudo o que significa liderar. Presidencialista ou não, esta presidência está ferida de morte por uma promessa impossível de cumprir.
GL foi mandatado para gerir uma aproximação a Porto e Benfica, aproximando os sócios da vida do clube.
O que temos agora é um GL a descapitalizar a equipa, a desinvestir na formação, a gerir um departamento de futebol profissional em ruínas. Tudo sem a mais pequena participação ou dialogo com os sócios.
Não me choca absolutamente nada o facto de Izmailov estar a caminho do Porto ou o capitão de todos os escalões Carriço ter sido vendido ao Reading. Esses são negócios que qualquer outra direcção poderia ter de os fazer. O que me indigna mais é a falta de legitimidade de alguém que ignora (ou finge ignorar) que já não estará no clube para ver o reflexo destas operações.
A democracia tem apenas uma regra de ouro: a legitimidade. GL perdeu-a ao descer tantos patamares de ideia competitiva para o clube.

O "verde às listas" é um blog que muito aprecio. Violino, o seu autor, tem uma arte especial para "fazer dia" da noite escura. Quem conhece e visita sabe-o bem. Para quem não conhece, aconselho uma "vista de olhos". Para os meus mais fieis leitores que não disponham de tempo de navegação, atrevi-me a partilhar. Porque é importante reflectir no que nos diz. Particularmente para aqueles que ainda vão continuando à espera de milagres...
 
Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. Porque será que a Comunicação Social não 'passa cartucho" ao que o GL está a fazer ao Sporting?
    - Porque lhes interessa todo o crédito que lhe possa ser dado. "Numa terra(país) de cegos, quem tem um olho é rei!". O SLB e FCP esfregam as mãos de contentamento com o que está a acontecer ao Sporting e não vêm a hora da sua autodestruição, conscientes que isso acontecerá se o "Exterminator" GL continuar ao leme da nave de alvalade!


    Porque será que o Carriço foi vendido ao preço da "uva mijona"?
    -Perguntem a Pedro Baltazar. Ou alguém (propositadamente) se esqueceu de quem tem uma penhora de cinco milhões de euros sobre o seu passe e não estaria contente com a constante desvalorização do mesmo?

    Porque será que o Sporting continua a ser vassálo do rei do norte?
    - Porque continuamos a ter presidentes que se assustam fácilmente com as bafuradas de fogo que o dragão expele para o ar, fazendo-lhe todas as vontadinhas e satisfazendo todos os seus desejos.

    Só espero que o Dr. Eduardo Barroso tenha de uma vez por todos bom senso e agende o quanto antes uma Assembleia Geral com vista à destituição da mais patética direção que o Sporting alguma vez teve, antes que seja tarde demais!

    O Leão actual não tem dentes nem unhas, perdeu o rugido, caiu-lhe a juba...Se ficar sem visão, adeus leão do meu coração!

    Com tristeza,
    Manuel dos Santos


    P.S. Sugestão: E se os sócios e adeptos do sporting fossem no sábado a alvalade mas ficassem fora do estádio durante o jogo, não entrando em forma de protesto? GL e companhia (assim como alguns jogadores) mereciam ser ignorados. É que ainda não se deram conta que o clube não é deles!

    ResponderEliminar
  2. Caro Manuel dos Santos,

    Subscrevo inteiramente o seu comentário. E a sua sugestão também. Mas estou convencido que que a assitência no sábado vai bater os mínimos de há muito tempo.

    Com muita tristeza.
    SL

    ResponderEliminar
  3. Desculpem lá, mas sou do contra. Eu vou estar em Alvalade e espero que não se confirme o que o amigo Álamo disse.

    Concordo que esta Direcção tem destruido o Sporting. Mas é o que temos. Chegou Jesualdo, vamos ver que acontece este mês. É certo que perdemos Carriço e outros se seguirão, mas ser jogador hoje do Sporting deve ser mais difícil do que ser perú no Natal.

    Eu ainda acredito no milagre... de não descermos de divisão. Vamos é apoiar a equipa para ver se começamos é a sair do buraco onde estamos. Temos que nos unir, meus amigos. Já basta de porrada. Ano Novo Vida Nova!!

    Força Sporting

    ResponderEliminar
  4. Caro "cpontoal",

    Nem me passa pela cabeça que o Sporting alguma vez possa enfrentar a possibilidade de se aproximar da "linha de água"! Mesmo ao pé-coxinho, sou incapaz de admitir um terramoto dessa natureza.
    A minha próxima deslocação a Lisboa, só acontecerá para estar presente na AG onde os sportinguistas se hão-de pronunciar sobre a destituição desta gente. Estou a quase 300 km de distância e, com portagens e complementos adicionados a esta vil crise que nos é imposta por uns estupores de governantes em que não votei, não permitem grandes devaneios. O meu Lugar de Leão tem ficado vazio ultimamente. Esta gente não merece qualquer sacrifício. Tomara que partam rapidamente...

    SL

    ResponderEliminar