terça-feira, 29 de setembro de 2020

Viva o Sporting!!!...


Carta aberta a Rogério Paulo Castanho Alves, Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal

Senhor Presidente

Permita que, como legítimo representante máximo do Sporting Clube de Portugal, traga ao seu conhecimento duas questões decorrentes da última Assembleia Geral, de 26 de Setembro de 2020.

A primeira tem a ver com o sentimento generalizado que neste momento e após a divulgação dos resultados da antes citada AG, viverá a grande nação sportinguista e que entendi melhor explicitar recorrendo a um comentário de um sportinguista, dirigido e publicado no blog Leoninamente, de que sou autor:

«A situação do Sporting CP não se compadece com a permanente tentativa de perturbar, conflituar e bloquear a governação condizente, em paz e normalidade.

Tudo a que tenho lamentável e impunemente assistido, conduz ao definhar do clube, à sua condenação no presente e irremediável desaparecimento futuro, em termos financeiros e desportivos.
É uma visão assustadora, dramática, revoltante e aviltante que me assalta o corpo e espírito, sobre um dos meus grandes Amores da Vida - o Sporting CP, mas estou profundamente desiludido e céptico, quanto ao futuro.
Uma minoria de bandidos, desordeiros e energúmenos à solta, cobardes e violentos enquanto seita e, acolitados nas instalações do próprio clube, minam, combinam e conspurcam o ambiente social e cívico, agridem e perseguem sócios, prejudicam e provocam gravíssimos danos, prejuízos materiais e económicos, arruinando a confiança e credibilidade, agem em grupo, amedrontando e coagindo pessoas e sócios, agridem verbal e fisicamente, cospem crianças, desafiam a Lei, a Ordem, as Autoridades e a Sociedade,...
Como é possível a sua existência, a sua impune continuidade, o pleno escárnio e desafio das entidades de segurança e acometidas competências de quem de direito, num Estado Livre e Democrático?
Estão a matar uma forma de estar e viver, com humanismo, com fé, com valores, com referências, com História consolidade de Honra, de Dignidade e de Prestígio, forjadas na humildade, com muito esforço, suor, lágrimas e sangue.
Que lamento, indignação e tristeza, por assistir à destruição e ruína do meu querido Sporting CP, precisamente por uma horda de vândalos, desordeiros, criminosos e ignóbeis cretinos.
Lutarei sem desfalecimento nesta réstia e final, do percurso de Vida, para que tal não ocorra em certeza e consciência, que possam catalizar os meus últimos suspiros.
Sempre e Sempre - Força Sporting. S


Já na segunda questão pretenderei traduzir a minha própria preocupação de associado do Sporting Clube de Portugal, decorrente da não aprovação dos dois documentos sujeitos à apreciação dos sportinguistas presentes na citada AG e que, na minha perspectiva, terá resultado dos cinco e incontroversos factos que procurarei elencar a seguir:

1 - Existe uma facção de sportinguistas contestatária dos actuais Orgãos Sociais, manifestamente bem organizada e dirigida, constituída por dois ou três milhares de associados, sobretudo oriundos das duas principais claques do Clube, mas apoiados, estimulados, dirigidos e acompanhados de perto, nos métodos e nas intenções, de insatisfeitos e nunca resignados apoiantes dos anteriores e depostos Orgãos Sociais, que aproveita todas as oportunidades para desgastar os actuais Órgãos Sociais, com o deliberado propósito de conseguir que se demitam ou renunciem e abandonem os cargos para que foram legítima e democraticamente eleitos.
2 - Os resultados verificados nesta última AG vieram, não só confirmar o grau quase científico de organização a que terá chegado essa facção, como quase nos obriga a adivinhar que, face ao arcaísmo de décadas a que foram votados os Estatutos do Clube, o Sporting terá entrado num circulo terrível, vicioso e perigosamente irreversível de ingovernabilidade, com sucessivos e incontornáveis "chumbos" de todas as propostas que eventualmente venham a ser apresentadas em todas, mas mesmo todas, as AG que possam vir a ser convocadas no futuro.
3 - Ironicamente, existirá eventual e paralelamente, hoje por hoje, uma "espada de Dâmocles" balançando perigosamente por sobre o coração do Sporting: sucessivas AGs solicitadas à MAG, por uma minoria desses "dois ou três mil associados" com todas as propostas que lhes aprouverem e melhor sirvam os seus interesses e a que, através de múltiplos expedientes jurídicos - providências cautelares e quejandos - acabarão um dia não muito distante, por obrigar o PMAG a dar-lhes seguimento e que inexoravel e irracionalmente hão-de vir a ser aprovadas.
4 - Nesta condição, o Sporting não poderá continuar por muito mais tempo refém de uma facção de "dois ou três mil associados", oportunistas e revanchistas, cujo único lema, será justo admiti-lo, não passará de um vergonhoso "venha a nós de novo o Reino do Leão".
5 - A menos que os Orgãos Sociais, no seu conjunto e em união perfeita e invulnerável, abandonem a ingenuidade que os terá levado, no comunicado subsequente à divulgação dos resultados da última AG, à exaltação e agradecimento da presença e acção, desses "dois ou três mil associados" que apenas lhes terão pretendido "mostrar o cartão vermelho", e adoptem uma estratégia inteligente, sagaz e eficaz, ainda que dura e dolorosa, no sentido de "virar do avesso o capelo do polvo" que por agora os estrangula.

Senhor Presidente, continuo a acreditar no seu sportinguismo, mas permita que numa simples frase com mais de dois mil anos, mas em contexto que se situará nos antípodas do que actualmente se vive em Alvalade, lhe faça um pequeno reparo e lhe deixe um leonino aviso: não ofereça a outra face depois de esbofeteado!...

Grato pela atenção que me puder dispensar.

Viva o Sporting!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

10 comentários:

  1. Grande Álamo. A situação é de doidos, mas havemos de sobreviver. Os moderados têm de se unir, não há volta a dar.

    ResponderEliminar
  2. Assembleias on-line zoom, inscrições dos sócios c quotas em dia e contagem dos seus votos! O poder das ex claques acabava de vez!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito nesse caminho! As dificuldades estarão em vertê-lo nos Estatutos - já deveria ter sido feito há séculos! -, e na sua implementação, que não acontecerá com um simples estalar de dedos! Trabalho, muito trabalho, competência e dedicação, será o que é preciso!...

      Eliminar
  3. Caro Alamo,
    Muito reconhecido e mesmo grato, pelo acolhimento e pela dedicada sensibilidade, sensatez e exacerbada Alma Sportinguista (nunca é de mais), deste fórum.
    Fiquei algo "sem jeito" e surpreendido, por o meu caro ter entendido dar destaque a um comentário de alerta, imbuído do mais puro intento despretensioso.
    De todo, humildemente julgo não o merecer.
    Mas tão só, por muito sentido e de genuína preocupação, por tudo aquilo a que temos assistido, aturado e passado, e tanto mal e prejuízo tem feito e provocado, ao nosso Sporting CP.
    Todos nós sócios e contribuintes líquidos, sempre com incondicional apoio e fidelidade ao Sporting CP, sabemos (e alguns vamos agora conhecendo) qual a doutrinação, qual o mentor (depauperado), quais os agentes, quais os meios e instrumentos, a que recorrem e tentam coagir.
    Precisamente aqueles que promoveram e provocaram, a intolerância e fraccionaram a Família Leonina, violando de forma gravíssima os Estatutos e cometendo gestão danosa dos activos, dos recursos humanos e económico financeiros.
    A nossa ímpar e inigualável instituição, jamais poderá dar guarida a este tipo de acólitos, com agendas próprias e inconfessáveis, ou servir de montra, a feira de vaidades, a cultos de personalidade populista e/ou ao alavancar oportunista e protecionista de mordomias ou privilégios indevidos, a quem quer que seja.
    A equidade entre sócios, foi reposta com coragem e transparência, e esta sempre teve um preço - por vezes elevado, mas que perpetuam a distinção e a grandeza dos Homens que fazem e dão exemplos para a História.
    Exigimos sim, níveis de excelência, espírito de missão, maximização dos padrões e objectivos profissonais em todas as vertentes, sempre no estrito respeito pela História, Honorabilidade, Dignidade e Credibilidade, das pessoas, dos cargos, das funções, da ética e dos valores, cores e símbolos institucionais.
    Aceite o sincero e Fraterno Abraço Leonino, porque colocamos e defendemos acima de tudo, Sempre e Sempre, os superiores interesses do nosso grande Amor -
    o Sporting CP.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro e Amigo "Rumo Certo", mais não fiz do que dar Voz à Razão e tentar cumprir, o melhor que posso e sei, os ditames da minha consciência!...
      Como Sempre, pelo "nosso Sporting" e pelos sagrados valores e princípios que ambos defendemos! É que comoveu-me sobremaneira o último parágrafo do seu comentário! E o meu coração "obrigou-me" a estar à altura dele...
      Um forte e fraterno abraço leonino!...
      E quem vier atrás, que feche a porta!!!...

      Eliminar
  4. I-Voting, ontem já era tarde.
    Os Sportinguistas tem que decidir, de uma vez, se querem o clube prisioneiro de um grupo dominado por marginais.
    SL

    ResponderEliminar
  5. Antes de mais nada, peço desculpa pela falta de alguns acentos no meu comentário (o meu teclado nao o permite).

    Cada vez que vejo este tipo de comentários, faz-me perder a esperança de que algum dia chegaremos de facto a algum lado.

    Esta carta aberta baseada no insulto e em teorias da conspiraçao é um exemplo claro da falta de bom senso que se tem visto no Sporting de há alguns anos para cá. Para completar o ramalhete, o blog que há uns posts atrás dizia "aceito democraticamente os concludentes e incontornáveis resultados", decide dar-lhe destaque e manifestar a sua concordancia.

    Todo este rol de insultos exactamente ao estilo de Bruno de Carvalho e Varandas (ponho os dois para nao ferir susceptibilidades) de classificar tudo e todos os que nao têm a nossa opiniao. Uns sao escumalha, outros sportingados, outros encaixarao em algum dos muitos insultos que vem nesta "carta aberta"...

    Todos terao a sua opiniao e a sua visao para o Clube. Poucos parecem estar realmente interessados no Sporting.

    Antes de achar que isto é tudo um complot de "dois ou três mil associados" (como se fossem poucos), gostaria de fazer uma pergunta ao autor da carta, e já agora ao dono do "establecimento" Álamo:
    Acham, objetivamente, que este Relatório e Contas é digno de aprovaçao?

    O crescimento dos gastos correntes, das dívidas a fornecedores, o aumento inexplicado do número de colaboradores, o aumento da dívida do Clube à SAD sem justificaçao, o custos de pessoal altíssimos, a falta de acerto nas contrataçoes na equipa de futebol (praticamente todos estao na lista de dispensas de este ano), a venda de todos os activos valiosos do plantel e que, apesar do "maior volume de negocios de sempre", apenas apresenta um lucro de 12M? (se tivesse entrado o custo de R.Amorim no relatório, o lucro sería próximo de zero)

    Tudo isto, com os resultados desportivos que (nao) tivemos? Sinceramente, terao parado para pensar que realmente ha legitimidade para reprovar o desempenho desta direcçao, sem necessidade de arranjinhos?

    Só o simples facto de existir este post e este comentário, sao uma demonstraçao do falhanço completo desta direcçao em cumprir o seu designio de campanha: Unir o Sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Aceitar, democraticamente, os resultados" de uma votação, não significa renunciar a uma análise sociológica sobre as estratégias que a eles terão conduzido, sendo que esta será sempre considerada insultuosa, independentemente do 'delinquente' ter ou não ter cão, por quem a recusar liminarmente!...

      Eliminar
  6. Pois... De análise, o texto não tem muito. Poucos argumentos e fundamentos, muitos adjetivos.

    Da parte sociológica, confesso que é realmente interessante, mas se calhar por diferentes motivos.

    Do essencial, e do tentar perceber se afinal o Relatório é digno de aprovação ou não, muito pouco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, cada um, depois de escolher a cor que mais aprecia, faz o 'nó da gravata' ao seu jeito! E muitos até hão-de considerar a gravata algo de obsoleto...

      Eliminar