quarta-feira, 5 de junho de 2019

Excomungado!!!...


Maturidade

«Porventura, muitos não saberão que o melhor jogador do mundial de juniores, que Portugal ganhou em 1991, não foi Luís Figo, nem Rui Costa, mas o simpático Emílio Peixe.

O destino quis que as carreiras destes jogadores fossem diferentes e que o eleito do mundial fosse, afinal, o que menor sucesso conseguiu.

Este exemplo – e outros haverá – mostra que quem é craque na formação não o é necessariamente em fase adulta.

Os futebolistas têm uma idade crítica de adaptação às exigências e responsabilidades da alta competição; essa adaptação não é apenas técnica e táctica, é também, e sobretudo, mental, e é nesse campo que muitos falham.

Jeitosos há muitos; promessas muitas há; agora, converter esse potencial na capacidade para lidar com a pressão e as implicações da alta competição já nem tantos conseguem.

A história está cheia de esperanças que nunca conseguiram chegar a realidade; destaco, entre todos, o triste caso de Yannick Djaló, que tinha tudo para triunfar, excepto cabeça, e, por isso, falhou.

João Félix fez, este ano, uma dúzia de jogos pela equipa principal do Benfica, não tem experiência de competição internacional que se veja. Estar a catapultá-lo, num repente, para patamares competitivos de escalão superior pode revelar-se nocivo para a carreira do jogador, porque nem todos são Cristianos Ronaldos. Há precipitações que podem ser fatais. O Renato Sanches que o diga.

Outro caso, de natureza diferente, é o do Francisco Geraldes; tem um curriculum impressionante nos escalões da formação, é internacional pelas camadas jovens, fez um percurso imaculado. Emprestado ao Moreirense, contribuiu decisivamente para a conquista da Taça da Liga. Emprestado ao Rio Ave, realizou grandes exibições.

Por outras palavras, cumpriu brilhantemente a sua rodagem competitiva. É, além disso, uma pessoa de craveira intelectual acima da média, alguém que, no meu entender, possui condições para ser um futuro capitão e símbolo do clube, à semelhança do Hilário ou do Manuel Fernandes.

Falta a Francisco Geraldes impor-se na equipa principal do Sporting, o que não tem acontecido, porventura, por culpa do Bruno Fernandes; faço votos para que o Sporting encontre forma de o enquadrar e de beneficiar de todo o potencial deste jogador, para que não seja – mais uma – promessa eternamente adiada.»
(Carlos Barbosa da Cruz, O Canto do Morais, in Record)

Com esta 'barbaridade (in)felix', ouçam bem o que vos digo: Carlos Barbosa da Cruz estará a caminho de ser...

Excomungado!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

1 comentário:

  1. João Félix não é Renato Sanches mas concordo que ainda não fez nada para merecer a titularidade na seleção. Mas JM tem razões; e poder; que todos desconhecemos. O Eng. tem que segurar o lugar.
    Aver vamos como dizia o outro

    ResponderEliminar