quarta-feira, 21 de junho de 2017

Oxalá nos enganemos todos!...


SPORTING COM OPÇÕES DE RISCO

«É difícil olhar para as contratações de Fábio Coentrão e Mathieu (esta ainda por confirmar) sem pensar de imediato que o Sporting pode estar a correr riscos semelhantes aos que assumiu quando avançou para Markovic e Elias. Há um ano, tanto o sérvio quanto o brasileiro pareciam soluções muitos boas para Jorge Jesus e afinal foram verdadeiros ‘flops’. A um faltava ritmo competitivo; o outro já não o tinha.

Contratar jogadores pelo que se viu deles há dois ou três anos não é boa ideia. O momento é, quase sempre, tudo. E qual é o momento de Fábio Coentrão e Mathieu? Em rigor, não o sabemos. Porque o lateral português na última época foi utilizado em apenas 6 jogos, no intervalo de lesões; porque o central francês, na última época, foi utilizado apenas 16 vezes, entre lesões arreliadoras, quando está a poucos meses (quatro) de completar 34 anos.

Já se percebeu que para Jesus esta dupla terá papel decisivo na próxima época. Por quanto tempo? É essa a questão fundamental. Se ambos conseguirem estar ao nível do que mostravam há dois/três anos, então o Sporting acertou em cheio no reforço da defesa. Mas isso só lá para a frente é que vamos perceber.

Até lá, seria prudente para o Sporting manter Paulo Oliveira e Zeegelaar sob contrato. Até porque André Pinto (o quarto central) não compete há mais de seis meses (outro caso de falta de ritmo). Estar a colocá-los no mercado sem ter qualquer certeza do que Coentrão e Mathieu vão oferecer é um risco que pode revelar-se grande de mais.»
(José Ribeiro, Opinião, in Record)

Parece-me dolorosamente assertiva a opinião de José Ribeiro. À medida que vamos assistindo ao desenvolvimento e consequente execução do plano de reforços delineados por Jorge Jesus e Bruno de Carvalho, mais parecem confirmar-se os receios de uma considerável franja de adeptos sportinguistas, de estarmos perante uma "reprise" do filme a que todos assistimos na passada época: parece que nem a JJ lhe terá servido de emenda o "desastre" de que terá sido o principal responsável na época anterior, nem BdC terá conseguido libertar-se das amarras que, pelo que se vê, o hão-de prender irremediavelmente aos conceitos e preconceitos incorrigíveis de um treinador que, decididamente, nunca conseguirá pôr na ordem, provavelmente, até ao dia em que se vir obrigado a tomar... a mais drástica das medidas!...

Oxalá nos enganemos todos!...

Leoninamente,
Até à próxima

6 comentários:

  1. Por que tenho o 'mestre da relva' como ídolo!...Espero que a "estória" se repita com uma 'nuance' !... Que fiquem em 3º lugar e á frente do compadre da fruta!!!

    Calma !... Logo a seguir ao "vídeo-árbitro" e ao Benfica...!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diz o nosso bom povo que "todo o mal que desejamos a outro nos retorna em dobro"!...

      "Yo no creo en las brujas, pero que las hay..."

      Eliminar
    2. E não esqueça o amigo Álamo ( o artnis esqueceu...) que "vozes de galinhas...não chegam ao céu..."

      SL

      Eliminar
  2. Adivinhar é proibido. Senão todos acertavam no euromilhões.

    ResponderEliminar
  3. Dispensar Paulo Oliveira é um erro enorme. Quem garante que André Pinto ou Mathieu podem render mais que Paulo Oliveira. Eu duvido...

    ResponderEliminar