quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

No Sporting, somos diferentes: poucos acreditam em apoios cegos!...


DECLARAÇÃO DE INTERESSES

«Votei, nas duas últimas eleições do Sporting, em Bruno de Carvalho. Mas não o apoiei publicamente. E entre o voto e o apoio há uma abissal diferença. O meu voto não vinha sem enormes receios. O seu estilo, que ainda hoje não me empolga, era quase tudo o que conhecíamos. As duas motivações para o meu voto eram negativas: Bruno de Carvalho estava bem colocado para libertar o Sporting do que foram vinte anos de ruína, pilhagem e de um projecto de elitização social do clube e não trazia com ele vícios e interesses antigos.

Hoje as coisas são diferentes. Não me arrependo por um minuto do meu voto. A situação de emergência financeira foi serenada, a dívida foi renegociada, o Sporting deixou de merecer a condescendência dos adversários, o estádio voltou a estar cheio, várias modalidades regressaram, os sócios deixaram de ser tratados como uma maçada e o clube deixou de ser tratado como activo imobiliário que por acaso também é uma associação desportiva. Faltam os títulos e sobram algumas guerras verbais inúteis. Mas o balanço é largamente positivo. E fazendo certo ou errado, Bruno de Carvalho é sportinguista dos pés à cabeça. Não se pode dizer isso de todos os antigos presidentes do clube. É por tudo isto que pela primeira vez apoio de forma formal um candidato à liderança, pertencendo à sua Comissão de Honra. A minha participação valerá pouco, mas sinto que tenho o dever de fazer aos leitores, desde já, esta declaração de interesses. Este apoio nunca calará, como nunca calou, as criticas que tenha de fazer. Não acredito em apoios cegos. Espero que Bruno de Carvalho seja reeleito mas fico satisfeito por ter oposição. Como podemos ver noutros clubes, a ausência de alternativas relaxa quem está no poder.»
(Daniel Oliveira, Verde na bola, in Record)


Mentiria se dissesse que não esperava de Daniel Oliveira aquilo que publicamente assume hoje na sua crónica "Verde na bola". Mais uma vez, falou mais alto a sua inteligência, a sua lucidez e... o seu coração!...

Mas a tremenda carga de responsabilidade que Bruno de Carvalho vai acumulando sobre os seus ombros, à medida que engrossam as fileiras daqueles que o apoiam, sejam figuras públicas de irrepreensível e insofismável projecção, sejam os mais anónimos adeptos sportinguistas espalhados por todo o mundo, começa a atingir uma dimensão que o proíbe determinante e imperativamente, de fazer "orelhas moucas" às críticas construtivas, que no meio do aplauso e satisfação gerais, milhares e milhares de sportinguistas vão tendo a coragem de afirmar.

No Sporting, somos diferentes: poucos acreditam em apoios cegos!...

Leoninamente,
Até à próxima

11 comentários:

  1. Tenho sempre muita atenção às cronicas do DO...
    E hoje ainda mais me convenço de que "ao entregar";os meus votos ao Sporting pela mão de BC...
    Estou a fazer a melhor opção...
    SL

    ResponderEliminar
  2. Sempre em grande DO, confesso que fico maravilhada com as suas crónicas, admiro mto a lucidez com que escreve.
    Aqui deixo o meu desejo de melhoras ao amigo Max...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado minha amiga pelo desejo de melhoras...
      Parece que isto está no bom caminho...
      Há umas dorzitas mas nada que cause muito mal estar...
      Quatro " furos" e lá se foi a visicula...
      Como estive entubado, doi- me mais a garganta que o resto...mas isto vai...
      Se Deus quiser já estarei " a jogar a 100%"... na próxima ronda em Alvalade...
      SL

      Eliminar
    2. Caro Maximino, não me diga que com menos bilis vai começar a gostar dos DDTs. Eu estou desde anteontem na Espanha à espera que termine esta sexta feira 13. Em período de black out não é necessária a garganta!
      SL e abraço

      Eliminar
    3. Impossivel caro amigo...
      Com bilis ou sem a dita nunca seria possivel gostar aldrabões, vigarista, ladrões e ainda para completar o quadro...lampiões...
      Quanto à garganta não é comodo...
      Quando se tem de engulir tanta vez em seco...
      Pode ser que descobramos hoje
      as chaves para a vitoria...
      Abr e SL

      Eliminar
    4. É claro que é " engolir"...
      Só agora vi a asneira...
      SL

      Eliminar
  3. Razão vs Emoção

    É a única escolha possível... O único problema que o SPORTING, e BdC, logo todos nós temos, é o ESTERCO em que estamos enterrados que nos empurra, e empurra, e empurra ... para a escolha emocional...

    Eu que sou um emotivo, logo emocional, dos sete costados... EU VOTO NA RAZÃO

    BdC A PRESIDENTE

    SAUDAÇÕES LEONINAS

    ResponderEliminar
  4. Como 90% das vezes, estou em total sintonia com o que Daniel Oliveira escreve!

    E, perante a 'hercúlea obra' que foi conseguida neste 1º mandato de Bruno de Carvalho e restante Direcção Leonina, só se não estivesse na posse das minhas faculdades mentais é que poderia considerar outra hipótese que não fosse votar na reeleição desta Leonina equipa!

    O SPORTING É NOSSO OUTRA VEZ e está NO RUMO CERTO!

    SL

    ResponderEliminar
  5. Não existe alternativa a não ser votar em BdC, principalmente, quando o seu adversário é o City Lion.
    Já Carlos Severino deve ter-se em grande conta!... Mas o que é que a sua posição conta para a escolha eleitoral dos sócios do Sporting?! Se o ridículo pagasse imposto, teríamos todos os problemas financeiros resolvidos no país.

    ResponderEliminar
  6. Desta vez, em perfeita sintonia com Daniel Oliveira!
    SL

    ResponderEliminar