segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Como se qualificará hoje JJ ante Rui Vitória?!...


HOMEM SÁBIO

«Meses atrás, dediquei aqui uma crónica ao excesso de entusiasmo dos sportinguistas, que rapidamente se transformou em simples esperança e deu depois naquilo que vemos hoje: uma desilusão profunda. Porque os desafios não se ganham com o prestígio das camisolas, mas antes com realismo, tranquilidade, engenho e trabalho – e ganham-se, especialmente, com os jogadores.

É a essa postura que Rui Vitória tem sido fiel, tanto nos momentos em que as coisas não correm bem, como, em particular, quando as vitórias se sucedem, a plateia fica eufórica – e na euforia os fãs do emblema da Luz são imbatíveis – e a equipa se contempla, baixando a guarda.

Em vez de se agarrar, como um náufrago à tábua, aos incríveis erros de arbitragem da partida com o Boavista – lá se vai a tese da conspiração vermelha –, o treinador dos encarnados reconheceu que o seu onze entrou mal no jogo, lembrou que a equipa não é invencível, salientou a "reacção fantástica" que possibilitou a recuperação do 0-3 e recusou culpar o árbitro pelo empate – que podia até ter dado em derrota se, na parte em que a força já faltava, Ederson não estivesse ao seu melhor nível.

Rui Vitória também não disse uns palavrões na cara de Luís Ferreira, nem participou num "show off" que lhe permitisse salvar a face. Ele sabe que o foco deve estar nos jogadores e que a euforia tonta é inimiga dos objectivos. E esse é o caminho – com jogos florais não se conquistam títulos.»
(Alexandre Pais, Canto Directo, in Record)

O último encontro disputado pelo Benfica na Luz, contra o Boavista, permitiu-me estabelecer um curioso paralelismo com aquele, de triste memória, que o Sporting disputou em Vila do Conde.

Creio terem sido fragilidades semelhantes às demonstradas pelo Sporting ante o Rio Ave, que permitiram ao Boavista chegar na Luz ao 3-0. Mas Rui Vitória terá surpreendido tudo e todos e ainda foi a tempo de evitar danos maiores. Tarefa de que Jorge Jesus se havia revelado total e completamente incapaz de realizar.

Apeteceu-me, depois de ler a crónica de Alexandre Pais, rebobinar um filme exibido há precisamente um ano, protagonizado por Jorge Jesus, cujo desempenho ao longo de quase dois minutos, poderá muito bem ter sido o primeiro ensaio para o tri do Benfica. 




Hoje, passado tanto tempo, tantos "carnavais", tantos "roubos de igreja", tanto excesso de palavras e outras coisas menos boas de que, se calhar, teremos de nos penitenciar...

Gostava de saber como se qualificará hoje JJ ante Rui Vitória?!...

Leoninamente,
Até á próxima

20 comentários:

  1. Amigo Álamo, desculpe-me a franqueza, mas em que se baseia AP qd diz: "Rui Vitória também não disse uns palavrões na cara de Luís Ferreira, nem participou num "show off" que lhe permitisse salvar a face. Ele sabe que o foco deve estar nos jogadores e que a euforia tonta é inimiga dos objectivos. E esse é o caminho – com jogos florais não se conquistam títulos.»"? Eu não vi o jogo dos benfas, mas ouvi a quem viu que tinha estalado o verniz ao bonzinho do vitória, e já vi em jogos anteriores em que perdeu pontos atirar-se aos árbitros como cão a bofes, por mim AP e RV bem podem ir dar banho ao cão...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leoa,

      Sejamos sérios. Quem te contou o que aqui escreveste, anda a enganar-te. Tomaras tu ter no nosso clube e no nosso futebol alguém como o Vitória

      Eliminar
  2. O que me assusta foram "os incriveis erros de arbitragem".
    A mentira espalhou-se e ja é uma verdade. Não ha quem conteste isto.
    O penalty a favor do benfica é uma vergonha. Um toque não é uma rasteira. Aos 50 minutos estavam a lutar pela vitória num penalty inventado.

    ResponderEliminar
  3. Eu não sou esperto nem bruto
    Nem bem nem mal educado.
    Sou simplesmente o produto,
    Do meio em que fui criado.

    ResponderEliminar
  4. Eu sei exatamente como se qualificará, hoje, JJ perante Rui Vitória?...

    a pergunta que gostava de ver respondida é, no entanto, outra...

    Como se qualificará, hoje, JJ perante JJ 'doutros carnavais'?

    É que, façamos, justiça aos livros, treinador com o curriculum que ele tem, em Portugal, não sei se haverá outro!!! Será um caso de marketing a sua 'eleição', à época, de "melhor treinador do planeta... e arredores" (eu nunca comprei essa)... mas lá que os números vêem com ele... isso vêem... ou será que...!!??

    SAUDAÇÕES LEONINAS

    ResponderEliminar
  5. Essa coisa de Rui Pinho não se queixar da arbitragem neste jogo, não colhe minimamente. Não tinha outra alternativa depois do que disse implicitamente e explicitamente acerca das queixas que os adversários faziam sobre essas mesmas arbitragens. Agora, não acredito, caso se sucedam várias arbitragens adversas ele não se queixe. Quanto ao fanfarrão do JJ: é um treinador como a maioria, a única diferença para mal dos nossos interesses, é que ganha uma exorbitância obscena. E com o capitão Murphy a sobrevoar Vila Pouca de Aguiar, no final de terça-feira o ambiente ainda pode ser mais pesado (espero que não).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele queixou-se da arbitragem ,o AP não diz o contrario, a reacção é que foi diferente, focou-se na equipa, e comentou sem acinte a arbitragem.

      Eliminar
  6. JJ é muito melhor treinador do que R.Vitória e quem disser o contrário está completamente intoxicado pela comunicação social e do branqueamento da mesma.
    Como querem comparar um treinador com colinho e outro sem colinho?
    Sempre pensei que para se fazer comparações as condições tinham que ser as mesmas.E mesmo sem colinho JJ tem dado banho de bola a R.Vitória.
    Ainda no ultimo jogo na lixeira tivemos mais posse de bola e mandamos no jogo e sempre com o ladrão da APAF a tentar prejudicar o SCP.
    Foi a primeira vez que vi uma equipa com tanta diferença de posse de bola e dominio de jogo ter muito mais faltas assinaladas contra si.
    Só foram assinaladas 10 faltas ao slbatota durante 94min.E as pessoas acham isto normal.Só assim de repente lembro me de 2 penalties por assinalar contra o slbatota e um livre directo mesmo a acabar a partida.Só assim de repente..
    Mas pronto,a culpa é do JJ não é?Os sportinguistas ainda não entenderam que o grande mal das ultimas decadas do SCP tem sido correr com treinadores muito facilmente.
    Vão ver nas ultimas decadas os principios dos campeonatos e depois digam me que os ladrões da APAF não perseguem o SCP,é sempre a prejudicar enquanto houver SCP candidato ao titulo,depois disso toca a favorecer para não parecer assim tão mal.
    O SCP para ser campeão em Portugal tem que ser muito melhor que os adversários,não basta ser melhor,nem é preciso ir mais longe viu se o ano passado!
    A ultima vez que fomos campeões tinhamos jogadores como P.Schmeichel,Andre Cruz,Phill bab,Rui jorge,Vidigal,Pedro Barbosa,Tonito,Di Franceschi,J.Vieira Pinto,Marius Niculae,Mario Jardel etc etc..
    Repito,para sermos campeôes não temos que ser melhores,temos que ser muito melhores.
    Quem não vê isto anda a dormir.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo o comentário do Balakov, a verdade é que qd se está na mó de baixo todos nos mijam em cima, só lamento saber que tb os próprios Sportinguistas o fazem.SPORTING SEMPRE...

      SL

      Eliminar
    2. Há muito que os problemas estão identificados... e são, sempre os mesmos, e basicamente dois... um externo, outro interno...

      1- Sistema (e todos sabemos do que eu estou a falar) Imbatível e sem qualquer hipótese de ser alterado por nós
      2- Sportinguistas (e todos sabemos do que eu estou a falar) Imbatíveis, por mais tempo que demore, se todos juntos

      O primeiro alimenta-se do segundo e o segundo deixa-se comer pelo primeiro...

      SAUDAÇÕES LEONINAS

      Eliminar
  7. Pois Alexandre Pais...
    "Quem te contratou...que te pague..."
    De mim, não levas nada...

    É claro que fiquei aborrecido com o resultado e com o desempenho da equipa...
    Más não é por isso que deixo de acreditar na Direcção na equipa técnica e na maioria dos jogadores...

    Confesso que era daqueles que jamais quereria JJ no Sporting, mas desde que chegou, passou a ser " o meu treinador"...
    Não coloco em causa a sua cspacidade...só não gosto da sua maneira de ser...
    Mas apoio-o no limite...

    Também não gosto de Rui Vitória...
    não gosto de sonsos e quando ainda por cima são cinicos, ainda menos gosto...

    Sporting Sempre...!

    SL

    ResponderEliminar
  8. Isso da APAF ser-nos completamente adversa já nós sabemos e vem de longe, mas também temos que jogar muito mais. Temos que saber à partida que somos filho non grato dos árbitros e a partir desse pressuposto jogar muito mais. A verdade é que não estamos a jogar nada.
    En o jogo em Varsóvia confirma-o inequivocamente.

    ResponderEliminar
  9. O JJ é um bom treinador, tanto como o RV, são os números que o provam, assim como provam que os jogadores e a organização do benfica são melhores e mais profissionais na actualidade
    .
    Continuo a considerar o JJ como um grande técnico, nessa área poucos o baterão, mas o treino, a liderança e a condução de um grupo heterogéneo exigem bem mais do que saber a potes dos aspectos tecnico/tácticos.
    Cada ser humano é um mundo, e quem souber extrair o melhor de cada mundo irá sempre um passo á frente.

    Só quem não conhece o RV é que o pode apelidar de sonso ou cínico, obviamente que ele tem uma estratégia, mas não a subverte por resultados, e para o bem e para o mal o JJ também tem uma estratégia e também não a subverte, e é deste confronto de personalidades que se faz parte da historia dos campeonatos.

    Muito haveria isso sim a escrever sobre os grupos de suporte ao treinador, e do atraso estrutural a que o Sporting se sujeitou, e sem querer meter a foice em seara alheia, a liderança que o vosso clube precisa não é de beligerância e de navegação á vista, é de assertividade, conhecimento e planeamento.

    Não se pode querer, num pais onde se instalou uma bicefalia no futebol, crescer á custa de guerras de alecrim e manjerona, nem de demagogias - o vosso presidente devia ler Sun Tzu e Maquiavel, e deixar de lado a teoria do caos.

    Mas isto é um benfiquista a falar, por isso não devo ter razão.

    ResponderEliminar
  10. Em suma, o que o anónimo das 20:44, quis dizer é que o problema do Sporting é não ter as pessoas certas nos lugares certos, é esse o planeamento que nunca falha não é?

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu quis dizer o que ficou escrito. Cada um que deduza o que quiser.

      Eliminar
  11. A estrutura do Benfas assenta nos mendilhões. Quando as cabeças desse polvo forem presas é que vamos ver a verdadeira estrutura do Benfas. Nestes últimos anos temos visto onde assentava a outra grande estrutura: a do Porco/Doen. Esses polvos têm-se alimentado através de negócios completamente fraudulentos. As contas desses clubes são uma completa mentira, que só se saberá a sua verdadeira cor quando os seus atuais dirigentes sairem. Não quero um clube com uma estrutura dessas. O Benfas atual não serve de exemplo para nada! Só se para os hóspedes da Cargueira... As vitórias no futebol servem para encobrir muita patifaria. As derrotas no futebol servem para desperdiçar muita coisa boa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que não quer uma estrutura dessas, por mim tudo bem.

      Cada qual vê o que quer, eu apenas expressei uma opinião, você como de costume utiliza a arma dos que não tem argumentos, a falsidade e a calunia. Como se tem visto tem dado grandes resultados, é seguir o líder.

      Eliminar
    2. Segundo maior passivo da europa e com vitórias(muitas delas compradas)..
      Agora imaginem o passivo com derrotas.
      SL

      Eliminar
  12. Não sigo ninguém! Mas, se seguisse, preferia seguir mil vezes BdC do que Vieira ou PdC. O que eu disse só é mentira, porque a pseudo justiça portuguesa não quer que seja verdade. Com o dinheiro dos outros qualquer um é grande gestor. O vosso presidente é um dos maiores devedores do país: É mentira? Querem-me convencer que a gestão no clube é diferente? Não acredito minimamente nesse gestor (e os benfiquistas clarividentes também não, mas enquanto se ganha...). Quando se ganha tudo é pintado com cores luminosas. Quando se perde tudo é pintado com cores sombrias. Já agora o Jimenez já foi vendido pelos célebres 100 mendilhões? Terão que carregar tanto mendilhão num Jumbo... Ou vão carregar para as Ilhas Caimão os mendilhões no camião furtado pelo grande gestor... Na verdade, BdC enganou-se quando contratou JJ, porque o amadorense tem uma personalidade completamente à benfas.

    ResponderEliminar