domingo, 24 de fevereiro de 2013

Tratem o ecletismo do Sporting com o carinho que merece !!!...


 
 
Através desta mulher, eu quero manifestar o meu enorme orgulho no basquetebol feminino do Sporting Clube de Portugal e enviar num forte e leonino abraço, um comovido obrigado a todos quantos tem contribuído para o regresso desta fantástica modalidade ao Clube e para a sublime defesa que vem demonstrando das gloriosas camisolas que envergam e dos valores que nos orgulham.
As nossas valentes e corajosas leoas defrontaram hoje na Luz a sua congénere benfiquista. E não terão entrado no jogo como todas desejariam. No final do primeiro período, estavam em desvantagem, quando o resultado apontava para 20-8, mas assistimos no segundo período a uma sensacional recuperação, com o "score" a apontar para um tangencial 29-28.
Após o intervalo, o Sporting mandou no terceiro período do jogo, passando da desvantagem mínima para uma impensável vantagem na própria casa do adversário, antes de se iniciar o último período, através do resultado de 42-45. Mas o esforço dispendido viria a ser ingloriamente castigado, com o adversário a recuperar e a passar para a frente do marcador, fixando o resultado final em 61-51.
Não está em causa a derrota das nossas leoas. Isso será o menos importante. Com o orçamento de que dispôe o adversário, com o tempo que já leva no alicerçamento da sua estrutura e com o interesse e apoio da estrutura dirigente de que dispõe o S.L.B, a equipa do Sporting, a sua treinadora Lúcia Gomes e todos os seccionistas que a rodeiam e acarinham, teria feito um milagre ainda maior que aquele que hoje protagonizou.
Com um orçamento em que se contam os cêntimos na palma da mão, jogando por deferência e com gratidão para quem no-lo permite, em casa que não é a nossa - Pavilhão da E.S. do Lumiar - enquanto os protocolos de Godinho Lopes com a C.M. de Odivelas apenas servem as modalidades queridas dos responsáveis leoninos, sempre debaixo da pata de outros animais que não os leões e tendo a equipa que treinar por favor e sempre de chapéu na mão, em dias e horários impróprios, arrostando com dificuldades e ostracismos que jamais lembrariam a um qualquer leão que se preze, será sempre praticamente impossível fazer melhor que esta nossa gente do basquetebol do Sporting vem conseguindo.
Oxalá eu não tenha que vir aqui um dia destes, chamar os bois pelos nomes e dizer tudo aquilo que o meu sportinguismo me obriga por enquanto a calar. Oxalá eu não tenha que vir aqui um dia destes, dizer da justiça de devermos chamar padrasto a que é intitulado ou se intitula, de pai das modalidades e se pretende eternizar na função, rodeado dos acólitos do costume.
Desabafada esta raiva que me tem nascido entre os dentes, porque o Sporting não é só o futebol e jamais deveria haver nas modalidades, filhos e enteados, parentes ricos e parentes pobres, antes uma equidade digna e à altura do património eclético do Sporting, reitero aqui do meu canto, com orgulho e muita alegria, o meu leonino e caloroso aplauso à Associação de Basquetebol do Sporting, a todos aqueles que como seccionistas levantaram do chão esta fantástica modalidade, a todos os técnicos, na pessoa de Lúcia Gomes, que vem contribuindo com a sua competência e dedicação para a formação e competição de todas as nossas equipas e a todas e todos os atletas, desde os mais "tenrinhos" às mais bonitas e esforçadas leoas do mundo. Um grande obrigado para todos!
Agora já sem raiva entre os dentes, antes com a humildade de um leão que vive o Sporting desde que se sentiu gente, eu endereço um apelo aos três candidatos que se apresentaram às próximas eleições no glorioso Sporting Clube de Portugal: o ecletismo é o maior símbolo do Sporting! Tratem-no com o carinho que merece!!!...

Leoninamente,
Até à próxima
 

6 comentários:

  1. estive a ver o jogo, várias coisas explicam o 4º período mas nenhuma passa pela falta de entrega da treinadora e jogadoras, que jogam com um sportinguismo arrebatador, de tal maneira que quem as vê jogar volta sempre, e talvez por isso hoje no pavilhão nº2 da luz havia tantos sportinguistas como benfiquistas.gostei muito do seu texto, mostra grande conhecimento sobre as modalidades do SCP, e já agora além da treinadora realçar o trabalho de 2 grandes sportinguistas, Edgar Vital e Juvenal Carvalho. S.L.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "jorge alv",

      Não tive oportunidade de estar presente no pavilhão 2 da Luz. Mas acompanhei ao segundo, a evolução do resultado, por deferência de um grande amigo, do Sporting, do basquetebol e meu, que esteve presente e com SMS me foi dando a imagem possível do que foi acontecendo.
      Não sei onde foi buscar no meu texto a mais leve referência a "... falta de entrega da treinadora e jogadoras..."! Peço-lhe que releia o que escrevi e nada disso concluirá.
      Acompanhei desde o início, o relançamento do Basquetebol no Sporting e não conhecendo pessoalmente, por enquanto, Edgar Vital,a alma-mater deste fantástico renascimento, sou amigo pessoal de Juvenal Carvalho e de outro grande impulsionador desta modalidade que amo, Carlos Sousa, antigo basquetebolista do Sporting e que entre a sua vida familiar e profissional na Madeira, consegue estar presente em todos os jogos do Sporting e é também um dos grandes dinamizadores da modalidade no Clube.
      Sou sócio da Associação de Basquetebol do Sporting, desafio que lhe lanço e a todos os sportinguistas que gostem da modalidade, que bem precisa desse apoio e solidariedade. Estarei sempre disponível para indicar o caminho mais curto. Assim possam proliferar as boas vontades.

      Um grande e leonino abraço, com calorosas SL

      Eliminar
  2. caro Álamo percebendo que você não tinha visto o jogo. eu como adepto presente no local do mesmo quis com o meu texto reforçar tudo o que você escreveu.o basquete para quem manda nas modalidades do SCP e um dos responsáveis até está na lista do couceiro de nome mario patricio, tem sido o enteado ou o parente pobre como lhe chama, e este renascimento só é possivel nestas condições porque a condição humana e o altuismo e sportinguismo da treinadora, jogadoras e directores suplanta tudo.grande abraço, e foi o português o culpado por este pequeno desentendimento. S.L.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "jorge alv",

      Não houve qualquer desentendimento entre nós. Houve apenas um esclarecimento meu, sobre um apontamento a que eu não me referira.
      Estou muito por dentro do assunto que refere e vejo que o caro também. Tanto ou tão pouco, que já me terá poupado palavras sobre um dos responsáveis maiores e mais não quero dizer.

      SL

      Eliminar
  3. Acho bem que mais não diga... Estamos em tempo de eleições e já basta de contar espingardas.
    Até porque me parece que o Basquetebol do Sporting não começou hoje...
    E não me parece que os nobres sportinguistas que fizeram resnascer o basquetebol no clube precisem de defensor, pois são sportinguistas livres e com caracter para virem deizer de sua justiça.
    Um post de exaltação sportinguitas e de uma modalidade sportinguistas, não precisava de virar um pots de "propaganda eleitoral".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Honni soit qui mal y pense!...".
      Havia de ter graça o meu silêncio, pelas razões aduzidas! Só uma razão o justifica: o Sporting!... E o que sei não é de hoje... Ao contrário do que o caro julga, ainda haverá numa boa parte do universo sportinguista a decência suficiente, para não confundir a estrada da Beira com a beira da estrada! Ou julga que todos pensarão como parece pensar?!...

      Eliminar