sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Apurar a verdade da ruinosa gestão da "geração roquette" !...


 
 
 
Leio este post , "Prémio Nobel da asneira", de um grande leão que assina sob o pseudónimo de Javardeiro, no espectacular blog "Leão de Plástico" e lembro-me que ainda de manhãzinha tinha lido um outro grande post, de Rui Calafate, no seu blog "It's PR Stupid", em que o autor aborda, em "A minha carta para o Sporting", um conjunto de ideias a ter em conta pelo futuro poder que os sportinguistas hão-de escolher.
Tanto um autor com outro, ilustres e aplaudidos sportinguistas, assinam pelo mesmo diapasão quando se trata de pensar numa rigorosa, competente e isenta auditoria às contas do Sporting, desde que o poder "roquettista" tomou conta do glorioso Sporting Clube de Portugal.
Do texto de Javardeiro, permito-me destacar:
 
"Sempre gostava de saber quem foi o génio ou o grupo de génios que elaboraram o orçamento do Sporting para 2012-13. É que deve ser dotado de uma capacidade fabulosa para fazer asneira. Estamos em Fevereiro, ou seja a meio da época e é evidente que não há um tusto nos cofres, as dívidas amontoam-se e toda a gente deposita as fichas todas em mais um “salvamento” da banca.
Isto não é um pequeno desvio, uma inesperada quebra de receitas...isto é ruptura completa das finanças do clube. De outra forma não se podem compreender as dispensas de atletas por 700 mil euros ou a custo zero para clubes rivais, quando há ou melhor havia meia época por cumprir. Será que o Conselho Fiscal não tem uma palavra a dizer? Será que ninguém no clube se apercebeu que a coisa ia evidentemente correr mal? Será que faltar 30 milhões a meio de uma época se pode disfarçar no principio da mesma?...".
 
Dentro da mesma matéria, destacarei o que Rui Calafate escreveu sobre "auditorias":
 
"... AUDITORIA DE GESTÃO - Aqui escrevi a seu tempo sobre a responsabilização e criminalização de todos os que prejudicaram o Sporting. Gestão danosa, negociatas, devem ser claramente punidas e em alguns casos devem expulsar-se de sócios quem fez mal ao clube e quem se aproveitou dele para a sua vida pessoal...".
 
Quando 23 de Março trouxer "um novo rumo para o Sporting", que eu tentarei ajudar a encontrar, gostaria de deixar bem claro a todos os candidatos, que esta matéria específica jamais poderá ser "colocada na gaveta" ou que se possa vir a assistir à reprise do "filme" que Godinho Lopes, presunçoso e convencido da estupidez generalizada dos sportinguistas, nos impingiu pelos olhos dentro. Tanto como a recuperação económica, financeira e desportiva do Sporting Clube de Portugal, importará lavar a honra e a dignidade de todos os sportinguistas, apurar a verdade sobre a ruinosa gestão da "geração roquette" e castigar todos os que se serviram do Sporting, com as penas que o código penal e os estatutos do Sporting Clube de Portugal contemplarem!!!... 
 
Leoninamente,
Até à próxima
 

7 comentários:

  1. Deus te oiça maninho.
    Já ando cansada de esperar sentada e, de clarificação e limpeza do clube, não consigo ver nada nem com binóculoos.

    Percebes agora a minha mágoa por tudo o que dizes e já disse e a situação em vez de melhorar acaba sempre por piorar?

    Até tenho medo do que ainda está para vir.

    Abraços verdes de esperança

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser que desta vez, afastada a "continuidade" para bem longe, o Sporting possa reerguer-se!
      'Bora lá !!!...

      Abraços verdes de esperança

      Eliminar
  2. Deixem-se de caca as bruxas. Uma coisa são desvios de dinheiro, burlas, etc., que naturalmente devem ser denunciadas e punidas. Outra coisa são opções desportivas. Se se entendeu dar 8.8 milhões por um Elias, que afinal não valia, há crime? Do ponto de vista penal não, por isso era bom que as pessoas não se excitassem com auditorias que não vão dar em nada, além de por o nome do clube na lama.
    A verdade e que há muitos e bons anos que a SAD tem as contas auditadas e anualmente publicadas e aprovadas. Se julgam que vão mais longe que isso, estão enganados.
    Da minha parte quero um presidente que tenha noção do passado porque isso o ajuda a preparar o futuro. Andar a correr atras de dossiers encerrados e ue desportivamente não nos darão qualquer retorno e, quanto a mim, desvio do foco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi com esse pensamento do não é crime que chegámos a mais 300M de passivo e sempre a crescer.

      Apenas como exemplo, não acha estranho que as duas compras amis caras de sempre (Elias e Pongolle), tenham sido feitas ao Atletico Madrid, pela soma brutal de 15M e sempre em cima do fecho de mercado?

      Quanto às contas auditadas, estas são auditadas ao gosto do cliente.
      Não aprendeu nada com o caso BPN?

      Eliminar
    2. Ao "Sporting Até Morrer", eu agradeço a resposta que deu ao Duarte, que seria exactamente a mesma.
      Tenho pena que muitos sportinguistas continuem a pensar que toda esta gente é um exemplo de virtudes, quando bastaria um inquérito isento, não feito pelos "compadres" que fizeram a auditoria que GL "encomendou", mas por uma empresa exterior. E as contas auditadas da SAD, fazem-me rir, como as das restantes SAD's são uma gargalhada completa...Não haverá nunca pior cego que aquele que não quer ver !...

      Eliminar
  3. Eu não defendi que esta gente seja exemplo de virtudes. O que digo e que, a ter havido crimes, as coisas teraomsido bem feitas e não há vestígios esquisitos. Ou seja, creio, e sublinho, creio, que será perda de tempo.
    Quanto a opções desportivas, são tão difíceis as que temos de tomar no imediato que também não gastaria energia com as anteriores e que já não podemos mudar.
    Não me interpretem mal, não defendo estes dirigentes nem deixo de defender; apenas pragmatismo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pragmatismo que Duarte defende, deverá constituir uma boa dezena de prioridades para os dirigentes que os sportinguistas escolherem, logo que comecem o seu ciclópico trabalho. Concordarei, sem dúvida, de que a sua atenção não poderá desviar-se do essencial e a questão da auditoria será acessória e nunca urgente. Mas quando o pó acalmar, quando o Sporting começar finalmente a respirar, como acredito que venha a contecer, não vejo porque não se há-de caminhar no sentido de desmistificar todas as situações dúbias do passado. Foi isso que defendi e que os "monstros" que tanto mal fizeram ao Sporting, paguem pelo mal que fizeram. Ninguém terá dúvidas sobre os crimes que foram cometidos e... nunca houve nem jamais haverá crimes perfeitos, nenhum crime poderá ser considerado como "uma coisa bem feita"! Não há coisas bem feitas por um criminoso, por um ladrão, por um vigarista! Haverá sempre um "rabo de palha" que ficou esquecido! Godinho Lopes conseguiu uma auditoria para se defender a si próprio dos erros e outras coisas que terão sido cometidas na construção de Alvalade e para defender a gestão danosa dos seus "amigos". Mas nenhum crime resistirá ao pente fino de uma auditoria competente...

      Eliminar