segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Leão escaldado, até de água fria tem medo !...

 
Pronto, as suposições confirmaram-se! No dia 23 de Março o Sporting Clube de Portugal escolherá um novo Presidente e respectivo Conselho Directivo, bem como todos os restantes Corpos Sociais.
Agora será tempo de alinhavar e apresentar projectos consistentes e exequíveis que suportem a ambição de todos os sportinguistas de escolherem um novo rumo para o Sporting.
Por mais uma vez ainda, os sportinguistas terão de escolher um novo Conselho Leonino, sendo espectável e desejável que o novo mandato destes Corpos Sociais abra o caminho para a mais que necessária extinção de um orgão que nada mais faz que provocar a masturbação e o êxtase de um grupo elitista, que apenas representa o aumento dos custos de um Clube com graves dificuldades de sustentabilidade.
Será espectável e desejável o aparecimento de várias candidaturas que se proponham imprimir esse novo rumo, num clube em difícil situação económico-financeira, através de um modelo organizacional completamente distinto dos que, infelizmente, conduziram o Clube à situação actual.
Será espectável e desejável o aparecimento de um novo paradigma que vise em primeiro lugar a sustentabilidade e a redução do passivo astronómico que afecta o futuro do Clube, com base numa redução de custos com pessoal eternamente adiada e no aproveitamento e potenciação do melhor que o Clube produz na sua mundialmente elogiada formação.
Será espectável e desejável a criação de uma nova filosofia na contratação de técnicos de gabarito, de reconhecido valor e com provas suficientes, invertendo a tradição do Clube de desbaratar recursos em jogadores de duvidosa craveira técnica e equilibrá-los depois com as repetidas e nocivas poupanças nos corpos técnicos, despedidos pouco tempo depois, face à pobreza do seu trabalho e dos resultados alcançados.
Será espectável e desejável acabar com cemitério de treinadores e o corropio de jogadores e substitui-los por apostas reduzidas, consistentes e alargadas no tempo, sem promessas vâs de títulos e glórias que demorarão muito tempo a alcançar.
Será espectável e desejável garantir uma discussão séria e profunda sobre a sustentabilidade de algumas das modalidades que, sendo a expressão da nossa maior tradição, o ecletismo, representarão, hoje por hoje, um significativo impacto no desequilibrio orçamental do clube e exigirão inapelavelmente decisões dolorosas no sentido de a sua continuação apenas ser possível na observância do um rigoroso e realista controle de custos, que inexoravelmente deverá partir de uma base formativa sustentada e sem loucuras megalómanas.
Será espectável e desejável a concretização, sem mais dilacções no tempo, do projecto em curso na Comunicação do Clube, com realce especial da SportingTV e a sua articulação precisa, de modo a que finalmente possamos ter o Sporting a falar a uma só voz, sem tergiversações e silêncios.
Será espectável e desejável uma poderosa campanha de angariação e recuperação de sócios, que possa vir a dar sustentabilidade à legítima ambição da grandiosa nação sportinguista, mas que só deverá galgar patamares à medida da adesão que for conseguida e com base numa linguagem de verdade que terá obrigatoriamente de ser apresentada aos sócios, como condição "sine qua non": mais adesão, novo patamar, novo desafio, novos objectivos.
Será espectável e desejável o melhor relacionamento com todos os clubes adversários e todas as instituições federativas nacionais e internacionais ou outras, sem que a dignidade e o respeito que uma instituição centenária merece, possam alguma vez ser postos em causa, com resposta dura, imediata e sem qualquer tipo de comtemplações, sempre que o sejam.
Muitos outros parâmetros bailarão na cabeça do glorioso e exigente universo sportinguista, como espectáveis e desejáveis. Mas cada um deles estará inelutavelmente ligado à personalidade, carácter e demais atributos de cada candidato. Por isso o Sporting Clube de Portugal parte para umas eleições antecipadas, cuja realização se ficou a dever, exclusivamente, à vontade de todos os sportinguistas, que não desejarão voltar a falhar nas suas escolhas. E isto constituirá o mais sério aviso que os sportinguistas endereçam a todos aqueles que se hão-de perfilar no horizonte, como potenciais candidatos a ostentarem o símbolo máximo do poder leonino. Desta vez, nenhum canto de sereia trocará as voltas aos sportinguistas. Leão escaldado, até de água fria tem medo!!!...

Leoninamente,
Até á próxima

P.S. - Deixo aqui uma achega complementar, que um enorme sportinguista fez questão de me fazer chegar. Para que os sportinguista possam reflectir no seu conteúdo:
"... Será expectável e desejável que após as eleições não apareçam outros papagaios terroristas, que ninguém sabe quem são, além de serem candidatos a presidentes do Sporting, que após cada derrota do Clube criticam, minam, insinuam e patrocinam grupelhos para o ataque e enxovalho dos dirigentes e profissionais do Sporting".
 

7 comentários:

  1. "modalidades (...) a causa maior do desequilíbrio orçamental do clube" a causa maior?!? como diz que disse?

    ResponderEliminar
  2. Claro que o que escrevi é susceptível de ser mal interpretado. Queria referir-me apenas ao desequilíbrio orçamental, dentro das modalidades. Ao que sei esse desequilíbrio, só no futsal e andebol ultrapassará os 2 milhões. Algo terá de ser feito.
    Mas obrigado pela reparo. Tentarei editar e evitar a confusão.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Mas dinheiro é coisa que não abunda hoje no Sporting e amanhã, ainda menos. Teremos de ser realistas. O que é preciso é melhorar consideravelmente a gestão do pouco dinheiro que há!...

    SL

    ResponderEliminar
  4. Amigo Álamo

    Como sabes o que se paga a um futebolista brasileiro de 2a linha chega e sobra para pagar o futsal ou o andebol, ou qualquer outra modalidade. Já vem de há longos anos essa ideia, que cada vez está mais errada.

    Eu, parafraseando-te, incluía mais um parágrafo ao teu texto:

    Será expectável e desejável que após as eleições não apareçam outros papagaios terroristas, que ninguém sabe quem são, além de serem candidatos a presidentes do Sporting, que após cada derrota do Clube criticam, minam, insinuam e patrocinam grupelhos para o ataque e enxovalho dos dirigentes e profissionais do Sporting.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo "8".

      O teu comentário não contém nenhuma inverdade. Todos nós sabemos que é assim. Eu jamais me passaria pela cabeça a extição de alguma modalidade, que penso ser a alma do nosso Sporting. Apenas defendo que não se cometam loucuras correndo atrás de objectivos megalómanos. É imperioso viver nas modalidades, com base na formação de cada uma e procedendo apenas a ligeiros ajustamentos no exterior. Ora não será bem isso que está acontecendo, como saberás melhor que eu. Se isso fosse levado à prática não assistiríamos às dificuldades de algumas modalidades anutónomas...
      Se quisermos assistir à recuperação económica e financeira do Sporting, terá de haver uma inversão de paradigma que varra todos os sectores da actividade desportiva e administrativa do Clube.
      O teu último parágrafo, como poderás confirmar, de tão inteligente e assertivo, vou "semeá-lo" também no post. Será importante o seu alerta.
      Que estejas bem e todos os teus.

      Abraço

      Eliminar
  5. Álamo,

    Obrigado pelo relevo que deste ao meu comentário. Para mim a ânsia de poder de alguns é um dos principais problemas do nosso clube.

    Espero, no dia a seguir às eleições, poder repetir a ideia que quis aqui deixar, mas chamando os bois pelos nomes.

    Um grande abraço, e

    VIVA O SPORTING!!!

    ResponderEliminar