domingo, 3 de fevereiro de 2013

A queda natural não seria tão nefasta !...



Edward Murphy meteu-nos medo com a lei que estabeleceu que "qualquer coisa que possa correr mal, então vai mesmo correr mal". Uns anos mais tarde, entre outros pensadores que eventualmente o tenham afirmado também, destacou-se Arthur C. Clarke, que nos aterrorizou, afirmando que “Murphy era um otimista".
Outros estudiosos que posteriormente se dedicaram a refinar as leis de um e outro, acabaram por nos oferecer visões mais vastas e interessantes sobre os postulados anteriores. Assim, sobre a lei que Murphy erigiu, sabemos hoje que:
"Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível".
Das leis que Arthur Clark nos legou, alguém retirou com substância e propriedade que:
"Qualquer esforço para se agarrar um objecto em queda provocará mais destruição do que se deixássemos o objecto cair naturalmente".
Vem esta minha dissertação a propósito de um comentário deixado por um dos meus leitores, António Gomes, sobre a danada da lei de Murphy, que parece pouco disposta a deixar-nos em paz, como ainda ontem confirmámos em Vila do Conde. Dizia esse sportinguista, presumo eu bem entendido, que melhor fora que Godinho Lopes tivesse contratado o sr. O'tootle, que como Clark, terá tido a coragem de chamar optimista a Murphy.
E sendo por demais evidente a marca de Edward Murphy, na carreira da equipa principal do futebol profissional do Sporting, em grande parte do consulado de Godinho Lopes e muito em particular nesta malfadada época, que vai decorrendo como se de um pesadelo se tratasse e confrontando-se a nação leonina com a possibilidade da queda iminente de Godinho Lopes, veio-me à lembrança o esforço aturado desenvolvido por alguns sportinguistas e outras figuras exteriores ao Clube - uns e outros saberão porquê, eu não tenho nada com isso! - para "agarrar um Godinho Lopes em mais do que evidente queda livre". E muito naturalmente lembrei-me do sucedâneo do pensamento de Arthur Clark:
Qualquer esforço para se agarrar um objecto em queda provocará mais destruição do que se deixássemos o objecto cair naturalmente!!!...
 
Leoninamente,
Até á próxima
 

2 comentários:

  1. Olha os meus 15 minutos.... de fama! ;-)

    Continua com o bom trabalho, pois tens aqui um leitor regular.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um grande e leonino abraço! O resto, são meros circunstancialismos, que nos aproximam ou afastam, porque cada um deve prezar, acima de tudo, o seu pensamento. Ficarão sempre a flutuar, os sentimentos, que serão o mais importante na minha vida! Como os pricípios e os valores e nesses... o Sporting será sempre um dos primeiros!...
      Obrigado pela atenção e... regularidade! Curvo-me sempre e muito, perante a inteligência...

      Sinceras e fortes Saudações Leoninas

      Eliminar