domingo, 2 de outubro de 2011

Um campeão também deve saber sofrer!...

A meio da primeira parte do jogo que hoje disputámos em Guimarães, uma entrada de Rinaudo a merecer, no máximo, um cartão amarelo, foi transformada por Bruno Paixão em expulsão para o jogador. Poucos minutos depois, uma bola tocada por um defensor vimaranense, foi desviada por Nilson para a linha lateral, depois de ultrapassar a linha de cabeceira, sendo o pontapé de canto transformado em lançamento da linha lateral para o Sporting. De sucessivas faltas duras de Bruno Teles sobre Carrillo, só a terceira foi penalizada com um amarelo. Pouco depois, uma falta idêntica à que foi motivo de expulsão para Rinaudo, cometida por Alex sobre Elias, apenas foi merecedora de cartão amarelo. E poderia continuar o repertório de erros, acções intimidatórias e omissões da equipa de arbitragem e em particular do homem vindo de Setúbal com o apito do sistema na boca.
Todos sabíamos que ia ser assim. Todos estávamos avisados para o que iria suceder. E talvez por isso, Diego Capel, aos 7 minutos, foi adiantando serviço com um golo espectacular. E talvez por isso também, a equipa, sentindo a injustiça da expulsão do seu lutador e equilibrador companheiro e outras injustiças de que sistematicamente foi sendo vítima, uniu-se ainda mais e evitou, durante todo o tempo em que jogou com apenas 10 unidades, que o adversário tivesse oportunidades flagrantes de golo. Já tínhamos visto a equipa reagir muito bem à expulsão de Insúa  e jogar 40 minutos com um jogador a menos, contra uma Lázio forte e agressiva. Hoje vimos a equipa ultrapassar a mesma dificuldade durante 68 minutos, contra umVitória de Guimarães que tudo tentou, mas não foi capaz de levar de vencida uma equipa que queria decididamente vencer a partida. Queria e venceu, com a força e o querer a que nos começamos a habituar.
O Sporting jogou bem enquanto Paixão não "entrou" no jogo! Praticou um futebol solto e bonito, marcou um golo que expressou claramente a sua superioridade e a tendência do jogo anunciava que a expressão do resultado, mais cedo que tarde se avolumaria. Mas o senhor do apito entrou no jogo e fez o que todos nós vimos. Engraçado que quase no final do jogo, numa jogada em tudo idêntica à que Rinaudo protagonizou, mas de dureza incomparavelmente superior, Evaldo, quase na marca de pontapé de canto, foi apenas admoestado com cartão amarelo. Aquele "carapauzinho" vindo das margens do Sado e a quem alguém já há um bom par de anos, teve a infeliz ideia de colocar um apito na boca, não teve entre as pernas aquilo que seria necessário para mostrar o vermelho ao jogador de leão ao peito. Seria o segundo jogador do Sporting a ser expulso e o sr. Bruno, apaixonadamente, temeu que as coisas atingissem proporções incompatíveis com a sua pequenez e vá de amarelar o homem. São assim os homens pequeninos, quando não sabem dançar...
Grande, mas mesmo muito grande, foi o nosso Sporting!... Um campeão também deve saber sofrer. E os que duvidaram do que a equipa tinha feito contra os italianos e atribuiram ao factor aleatório da sorte, a razão da justa vitória alcançada, puderam assistir hoje a mais uma prova de que a equipa está preparada para as mais diversas contingências e dificuldades. Unida, solidária e demonstrando aquele sentido de entreajuda próprio de campeões. Foi uma vitória que nos assenta muito bem, aquela com que encerrámos este ciclo infernal. Agora haverá que recarregar as baterias, recuperar as lesões e debilidades físicas de alguns, trabalhar, trabalhar muito, para conseguir elevar ainda mais o rendimento e os processos defensivos, ofensivos e de posse de bola.
A hora de todos aqueles que não têm sido titulares chegará, mais depressa do que possam pensar. Para que possam sempre responder presente, terão de trabalhar todos os dias, com empenho, com motivação. André Santos deve ter saído hoje de Guimarães com tudo isso na cabeça.
Rinaudo provou hoje o travo amargo da injustiça e sentiu na pele os grilhões do nojento sistema que desvirtua todo o futebol português. Reagiu com civismo e  sempre assim terá de ser. Com ele e com todos os outros, enquanto o decreto da sra. APAF de "tolerância zero para o Sporting" estiver em vigor.
Agora que o Sporting galgou mais uns degraus na classificação, o próximo ciclo será ainda mais terrível e difícil. Temos de estar todos preparados para o que aí vem!!!...
Leoninamente,
Até à próxima 

2 comentários:

  1. Eles vão tentando deixar-nos pelo caminho, e provavelmente daqui para a frente o façam com cada vez mais força e com cada vez mais tentáculos.

    No entanto, há muito tempo que não via uma equipa do Sporting com tanta vontade de vencer, de resistir, de honrar em campo o lema, os conceitos fundadores.

    É um orgulho apoiar esta equipa. E parece-me que Alvalade vai voltar a ser definitivamente a nossa casa (assim como qualquer outro estádio onde estejamos bem representados, como me parece que foi hoje o de Guimarães). Isto porque, tal como se viu na quinta-feira, quando uma equipa quer e os seus apoiantes estão do seu lado, muito pouco pode ser feito para os impedir de vencer.

    Haja esperança e empenho, e poderemos chegar longe este ano!

    ResponderEliminar
  2. Caro e estimado ReflexivoLeonino,
    A jornada que o Sporting tem pela frente até ao fim do campeonato será cada vez mais difícil e repleta de obstáculos!... Mas o que anima todos os sportinguistas é o facto de cada jogo ser a demonstração da capacidade desta equipa em ultrapassá-los. Podem esses escolhos estar relacionados com a sorte ou o azar inerentes ao próprio jogo, ou derivarem de causas exteriores, que a resposta será a mesma e tudo poderá ser ultrapassado. A equipa parece respirar essa confiança e transmite-a aos adeptos. E quem somos nós para lhe regatearmos aplausos?!...
    "Muito pouco pode ser feito para os impedir de vencer !...". Eu direi, AMEN !!!...
    SL

    ResponderEliminar