sábado, 1 de junho de 2019

'You'll never walk alone'!...



Varandas aperta o cinto
SAD registava prejuízos de 5,9 milhões de euros a 31 de Março mas acordo por Gelson salva exercício

«O Sporting fechou o terceiro trimestre da época, a 31 de março, com prejuízos de 5,9 milhões de euros (a 31 de dezembro, no final do primeiro semestre, o resultado líquido foi positivo em 6,5 milhões). Apesar do parcial negativo, os leões fazem questão de sublinhar, no relatório enviado ontem à CMVM, que o valor não contempla o acordo com o Atlético Madrid por Gelson Martins, oficializado a 14 de maio. 

A SAD garantiu, através desse compromisso, um encaixe de 22,5 milhões de euros. Mesmo considerando que 7,5 milhões desse total ficam, direta ou indiretamente, retidos em virtude da contratação de Vietto aos colchoneros, a administração entende que terá condições para fechar o exercício 2019/20, no dia 30 deste mês, com um resultado global positivo. Um dado ainda a confirmar mas que já dá um sinal claro de inversão de tendência, depois dos 19,9 milhões de euros negativos com que encerrou a época 2018/19, fortemente condicionada pelo ataque à Academia de Alcochete e suas consequências, desde logo nove rescisões unilaterais.

Os acordos ‘a posteriori’ por William Carvalho, Rui Patrício e Gelson Martins ajudaram a equilibrar a saúde financeira da SAD e fizeram disparar para 105 milhões de euros o volume de negócios nos primeiros nove meses do exercício. Ainda assim, para contornar as dificuldades de tesouraria, que chegaram a ameaçar o cumprimento de obrigações, o Sporting teve de recorrer a um empréstimo obrigacionista e a uma operação de financiamento, via titularização de créditos do contrato com a NOS. Tudo isto acompanhado por um significativo... aperto de cinto, principalmente nos últimos meses, no que toca à folha salarial do plantel, de que são exemplo as saídas de Nani ou Montero.

Até 31 de março de 2019, e comparando com o período homólogo de 2018, o Sporting gastou menos 4 milhões de euros com pessoal, de cerca de 56 milhões para 52 milhões de euros, "fruto da saída de alguns jogadores e treinadores", como refere o relatório. Em contrapartida, os rendimentos e ganhos operacionais baixaram 12,1 milhões de euros, muito por causa da ausência da Liga dos Campeões.

Os capitais próprios da sociedade (diferença entre tudo o que tem e tudo o que deve) estão agora nos 21,4 milhões de euros negativos mas é convicção dos leões que a situação poderá ser revertida até 30 de junho. "O recente acordo com o Atlético Madrid terá um impacto positivo nas contas do último trimestre", reforça a administração da SAD. 

No relatório enviado à CMVM, o acordo celebrado com a norte-americana Apollo (que nunca é citada) é descrito como uma "operação de titularização de créditos", que permitiu um "aumento dos ativos em cerca de 37,1 milhões de euros", mas também, e em simultâneo, "um aumento do passivo em cerca de 45,2 milhões de euros". O documento acrescenta uma informação relativamente ao financiamento. "Esta operação permitiu um encaixe financeiro bruto no montante de 65 milhões, dos quais cerca de 7 milhões são referentes aos Direitos da Sporting TV detidos pela Sporting Comunicação e Plataformas (empresa do Grupo Sporting)", explicam os leões. As receitas destinam-se a "substituir passivos, financeiros e não-financeiros".»
(João Lopes e Vítor Almeida Gonçalves, in Record Premium, em 01 Junho 2019 às 06:12)


Com a imagem de Frederico Varandas com que encabeço este postal, pretendo simbolizar a sua legítima apreensão perante a tarefa ciclópica que se lhe apresenta no maior desafio que terá pela frente no Sporting, simbolizada pela imagem que apresento depois da excelente análise de João Lopes e Vitor Almeida Gonçalves: alcançar o que até hoje ninguém terá conseguido, no Sporting, no mundo inteiro e em todos os séculos: a 'quadratura do círculo'!...

Sem entrar em grandes processos matemáticos, munido apenas de régua e esquadro e recorrendo ao básico teorema de Pitágoras (lado direito da imagem), o mais que o Presidente do Sporting conseguirá na tentativa de meter o quadrado do Rossio no círculo da Betesga (lado esquerdo da imagem), será uma aproximação de 99,083% à solução perfeita.

Mesmo assim tanto terá a combater esta tentativa, uns quantos que o hão-de acusar de lunático ao pretender fazer aportar ao Sporting os ganhos de competitividade, prestígio, títulos e saúde financeira ilustrados a verde carregado, quanto outros tantos ou ainda mais, o acusarão de delapidar 'património sagrado', que predestinados dirigentes, recentes e passados, terão feito aportar ao Clube, que agora ilustrei a vermelho...

Quão pequenos seremos nós, adeptos sportinguistas, se comparados com aqueles adeptos que ainda há pouco se sagraram Campeões Europeus e que cantam e gritam, entusiasticamente e a plenos pulmões antes de cada jogo...

'You'll never walk alone'!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário