sábado, 28 de abril de 2018

Não será mais um recorde mundial para o Benfica?!


Banco reestrutura dívida de Luís Filipe Vieira 
Ganha cinco anos para pagar dívida de quase 400 milhões (LINK)

«Luís Filipe Vieira ganhou mais cinco anos para liquidar a dívida de quase 400 milhões de euros que tinha com o antigo Banco Espírito Santo e que passou para o Novo Banco, avança o semanário ‘Expresso’. A maior parte da dívida diz respeito à Promovalor, empresa gerida pelo filho do presidente do Benfica, Tiago Vieira. 

O filho do líder benfiquista em conjunto com o vice-presidente do clube, Nuno Gaioso Ribeiro, criaram um fundo gestor de capital de risco - o Fundo de Investimento Alternativo Especializado, FIAE - que recebeu do Novo Banco a missão de rentabilizar os melhores activos da empresa durante cinco anos. 

Ora, o FIAE é gerido pela Capital Criativo, uma empresa fundada precisamente por Nuno Gaioso Ribeiro e da qual Tiago Vieira é accionista. De acordo com o semanário, o fundo arrancou com um capital de 146 milhões de euros e com o Novo Banco como investidor principal. Na prática, a dívida foi reestruturada já que o prazo de pagamento foi ampliado em cinco anos. Mas o prazo ainda pode ser dilatado já que o fundo pode ser renovado.

Para concretizar o negócio, a Promovalor teve de reforçar garantias e entregou ao fundo o Hotel Sheraton Reserva do Paiva, no Brasil, e o edifício Platinium, em Moçambique. 

O Novo Banco fica com garantias que ultrapassam 50 por cento destes dois activos no estrangeiro. 

Além destes activos, o fundo conta ainda com mais quatro terrenos localizados em Lisboa e no Algarve.»

Reflectindo sobre este candente e momentoso assunto, condói-me pensar na desdita dos sócios, adeptos e simpatizantes do Benfica: Luis Filipe Vieira muito provavelmente só abandonará o clube quando pagar a dívida ao Novo Banco! Não conheço relatos de um único bácorozinho que largue as tetas da porca da mãe, enquanto delas escorrer o leite!... 

Mas mais grave ainda será o facto de ninguém saber quanto tempo mais poderá ser dilatado o prazo para além dos 5 anos?! Em tais condições, Luís Filipe Vieira acabará por ser, inexoravelmente, o presidente vitalício do Benfica e acabará por
bater o recorde de 36 anos de Pinto da Costa, faltando-me apenas os dados para saber se...

Não será mais um recorde mundial para o Benfica?!

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário