quinta-feira, 12 de abril de 2018

Gostaria de ter escrito isto!...


AS NOTÍCIAS DA MORTE DE BdC SÃO MANIFESTAMENTE EXAGERADAS

«Bruno de Carvalho, a fazer fé nos vários boletins clínicos emitidos por especialistas de natureza distinta, está doente – parece que até muito doente – e há quem anuncie já a sua morte. No cargo, claro.

Ora, eu não sou cego nem acrítico perante o que se tem passado e torna-se evidente que o presidente do Sporting cometeu uma série de erros, muitos deles desnecessários, mesmo patéticos, e é ele o responsável principal pela difícil situação em que se encontra. Não sei se Bruno de Carvalho tem consciência plena desse facto – é muito importante que tenha – para ser parte da solução e não do problema.

O Sporting, instituição com mais de 100 anos,sobreviverá, com toda a certeza, sem a liderança actual e talvez no lamentável jogo de bailarinos em bicos de pés dos últimos dias surja mesmo uma alternativa sólida e credível. Se surgir deverá ser o próprio BdC a saber sair de cena e abrir espaço para a afirmação de um novo chefe. Mas não por decreto, procedimento administrativo ou pressão nas e das tv’s. O que se tem visto até agora é um desfile de notáveis – uns bafientos, outros cristão novos – que estão mais interessados em servir-se do Sporting do que em servir o Sporting. E, noutro plano, o accionista de "referência" da SAD já o estará a fazer.

Mas não há homens providenciais. Se quer continuar como presidente e legitimar mesmo a seu caminho, Bruno de Carvalho não precisa de ir a eleições mas tem que mudar sem perder a matriz. Tem que ter a humildade e a inteligência de mudar. Não sairá diminuído com isso. Nunca sairia e no tempo presente, de memória tão curta, ainda menos.

Olhando para o quadro um semana depois, ele ainda é a melhor solução. Não a menos má. Este processo pode ser uma lição. Será capaz de a aprender? As dúvidas são legítimas, mas cabe-lhe responder inequivocamente. No imediato necessita de paz (verdadeira e não podre) com a equipa de futebol – e deu um passo sensato – necessita de desenhar e anunciar um novo projecto para esta área chave do clube – com Jorge Jesus – e em termos gerais redefinir o modelo da gestão do Sporting de modo a torná-lo mais profissional e menos presidencial. Não é apenas deixar o Facebook. 

O próximo passo é um pedido de desculpas aos sócios. Sem ressentimentos. Se analisarmos o percurso de cinco anos como presidente do Sporting, e admitindo que possa estar ao mesmo tempo a viver uma situação emocional complexa – é difícil imaginar BdC a praticar um exercício de mea culpa. E há respeitados analistas que não acreditam que ele seja capaz de o fazer. É a natureza dele, insistem.

Pois, sejamos pragmáticos: ou o faz e tem futuro ou se mantém no seu labirinto e ficará na história como alguém que, após ter recuperado o clube, deitou tudo a perder. É simples...»
(Nuno Santos, Ângulo Inverso, in Record)

Gostaria de ter escrito isto!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário