sexta-feira, 13 de abril de 2018

E o tempo vai obrigando a Verdade a vir à tona!...


«Não tenho escrito nada sobre o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, embora saiba que calado também comunico uma mensagem. 
O ruído é imenso, no entanto, basicamente, parece-me que, pela primeira vez na história do futebol em Portugal querem escorraçar da liderança de um clube um presidente que fez 90% do trabalho bem feito. 
É que até os textos de ataque mais corrosivo agradecem a Bruno de Carvalho o facto de ter devolvido a alegria aos adeptos de irem ao estádio, fazendo aumentar o público em Alvalade; agradecem a recuperação financeira do Sporting; o Pavilhão João Rocha; o aumento das modalidades, com os regressos do ciclismo e do voleibol, por exemplo; a competitividade das várias equipas e os títulos nacionais e europeus; a Sporting TV, como meio de informação e massificação da marca Sporting; as vendas com lucros recorde no futebol profissional, onde até Shikabala deu lucro; o ataque ao sistema corrupto que manda no futebol português; os vouchers; o VAR; o fim dos fundos na compra de jogadores de futebol, etc., etc. 
Os críticos que querem Bruno de Carvalho fora do Sporting elogiam-lhe toda esta obra realizada em apenas cinco anos num clube que em 2013 estava falido e na Liga de futebol ocupava o 12° lugar, estando agora a discutir títulos com Benfica e FC Porto.
Os críticos só não perdoam a Bruno de Carvalho o deslize de ter ido ao Facebook assumir o papel de adepto criticando o desempenho dos jogadores no jogo de Madrid. E por isso sentenciam a morte política do presidente. Parece-me muito pouco para uma narrativa de campanha comparando com a referida obra feita. E lembrando que ninguém acusa BdC de ter roubado o clube.
Se a isto juntarmos as figuras patéticas de putativos candidatos à sucessão e a chusma de derrotados que já vieram a público bater no alegado morto, derrotados esses que estiveram no processo de destruição do Sporting até chegar Bruno de Carvalho, estão reunidas as condições para que esta crise se transforme em mais uma etapa do processo de afirmação e crescimento da liderança do actual presidente. É uma questão de ele continuar calado e aproveitar a licença de paternidade para descansar depois de cinco anos extenuantes.»

E atrás do tempo, tempo vem...

E o tempo vai obrigando a Verdade a vir à tona!...

Leoninamente,
Até à próxima

9 comentários:

  1. Assim estejamos TODOS preparados para ela...!!!

    SAUDAÇÕES LEONINAS

    ResponderEliminar
  2. Parabéns por este excelente texto. Acredito que a maioria dos sportinguistas, está e continuará a estar com o BdC. Saudações leoninas!

    ResponderEliminar
  3. "Os críticos só não perdoam a Bruno de Carvalho o deslize de ter ido ao Facebook assumir o papel de adepto criticando o desempenho dos jogadores no jogo de Madrid."
    Ufa, ainda bem que foi só isto que BdC fez de errado; um mero deslize e uma única vez!. Já podemos dormir todos mais descansados! Certamente a paz reinará em Alvalade depois...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se estiver errado não seria a primeira vez mas, mesmo assim, ouso perguntar ao Vasco Branco se é simplesmente familiar do Adolfo Dias ou se é uma nova versão desse triste personagem. É que noto um "sotaque" demasiado parecido. Certo que nenhum dele(s) me responderá deixo o alerta.

      Eliminar
    2. Não conheço tal personagem. Apenas acho graça a quem acha que isto é só fumaça... Como diz o ditado: à primeira és enganado, à segunda és parvo à terceira vez é porque queres...

      Eliminar
  4. tudo dito! É exactamente isto que eu penso! SL

    ResponderEliminar
  5. Até hoje, não acredito que BdC tivesse errado! "Deu um enorme grito de alerta". Agora esperemos que o tempo vá obrigando a verdade a vir à tona.

    ResponderEliminar
  6. Depois de um ano a repetir mantras e demagogias, os adeptos não querem a verdade, querem a confirmação da realidade que lhes sugeriram.

    Infelizmente tudo aponta para que a realidade seja outra, e só aqueles que são dignos terão a coragem de aceitar a realidade verdadeira.

    ResponderEliminar
  7. Ora aí está. Na muche! 100% o que acho! Porque não sendo um brunista de sempre, sou um 'justo' de sempre. E BdC, para além de todos os méritos aqui referidos têm mais uma valência: Não há discursos nem apertos de mão deferentes para com qualquer adversário -incusivé desportivos - e eu como sportinguista não quero voltar a esse estigma que nos marcou durante anos. Não há presidência e personalidade mais incontornável depois de João Rocha que tenha virado uma página com a expectativa de um final feliz do que BdC. O outro, José Roquete, instalou no clube uma tecnocracia transversal a todos os centros de gestão. E o erro foi ter chegado à decisão desportiva. Aquilo que é considerado um 'problema' em BdC eu assinalo com 'check' na exigência que com mais ou menos legitimidade/capacidade as equipas/atletas do Sporting vislumbram como um meio para atingir um fim. Sempre com a emoção que nos frustra quando não ganhamos! E o sportinguismo não pode esquecer essa emoção própria de quem quer mais, sempre mais e sabe que o pode conseguir. O futebol profissional é a única actividade que nos frustra as expectativas, porque será então? Sendo BdC um homem exigente compreenderá que os adeptos sejam também exigentes com ele e suscitem no seu comportamento uma maior contenção na comunicação. E ele que afinal até estava certo. Não 90%, mas 99%. Por 1% vamos abrir mão de alguém portador dessa 'qualidade emocional' que nos permite ter em média 40000 espectadores em cada jogo? pavilhão sempre composto? Por fim lembrar que não me lembro de tantos elogios magnânimes e encómios superlativos como se fôssemos um Barcelona ou Real Madrid adormecidos numa unanimidade crítica nunca vista para os nossos lados. Quem não os conheça que os compre...
    PS: Leio com frequência o Leoninamente, consulta obrigatória para quem sente verde e branco mas gostaria de humildemente suscitar no Álamo uma ponderação. A que, por vezes, invocando personalidades da comunicação afetas ao SCP (ou não), fruto do do instantâneo dessas leituras, transcreve para o blog reflexões - que apesar da emissão por terceiros - são todavia erráticas numa sensação de disparidade 'ideológica' algo maníqueista, flutuando entre o muito bom que foi feito e o muito mau há-de vir, ou que já se deu e nós (adeptos) não prescrutámos. Se prejuízo de reconhecer espaço de consulta obrigatória para quem sente o Sporting. Obrigado por isso.

    ResponderEliminar