quinta-feira, 12 de abril de 2018

Nada mais tenho a acrescentar!...


OS ABUTRES DO SPORTING

«O líder da oposição a Bruno de Carvalho chama-se Bruno de Carvalho. Todo este psicodrama da última semana, sejamos sérios, tem um responsável: o próprio presidente. O homem que se expõe demasiado e comete erros comunicacionais perfeitamente inauditos levou a que a sua base de apoio se degradasse em 72 horas, pondo em risco um trabalho que tem muitos aspectos positivos e que só gente injusta ou de má-fé não consegue reconhecer. O seu pecado original é que a forma, várias vezes criticável até pelos seus mais fiéis, se vem sobrepondo ao conteúdo.

Cabe aqui relembrar que eu não pertenço, nem pertenci, a órgãos sociais do clube, nunca lá trabalhei, não frequento os corredores de Alvalade, nunca integrei comissões de honra nem conselhos leoninos, não boto discursos na Sporting TV, não ando em jantares conspirativos, grupinhos ou chás das tias. Em suma, não sou da Situação nem da Oposição, sou o mero sócio 5.694, digo e escrevo o que me apetece, logo, não tenho pejo nenhum em tocar a rebate contra as hienas.

A carniça não está exposta a céu aberto e devia de haver mais respeito institucional por um homem que, até pode estar num mau momento (não sei, porque não falo com ele), que foi eleito pela grande maioria dos sócios e que lhe renovaram a confiança em eleições e assembleia geral. Para quem já se esqueceu, enquanto afiava as facas para a degola, o Sporting tem um presidente em pleno direito e se tem condições para continuar isso vai depender da sua consciência e vontade neste momento.

O que me irrita solenemente é a tragicomédia de décadas: qualquer crise no Sporting é aproveitada pelos abutres, urubus, pavões, desempregados, reformados e bichos-caretas para aparecerem. Oportunistas como sempre, sequiosos do protagonismo que não têm nas suas vidas profissionais. Os ditos notáveis que, para a esmagadora maioria dos sportinguistas, não passam de nata do entulho, deviam ter vergonha e estar calados porque nos momentos difíceis a melhor maneira de apoiar é com o silêncio e não com declarações avulsas.

O expoente máximo desta falta de noção da sua importância dá pelo nome de José Maria Ricciardi. Andou décadas a pôr e dispor, numa vivenda em Cascais decidia quem era o homem do leme por seu capricho como se o clube lhe pertencesse, e até um dia Luís Figo se deslocou à estância de Courchevel para ver se obtinha a sua bênção. Depois, decidiu dar o abraço da jibóia a Bruno de Carvalho, que caiu na armadilha, esteve na sua Comissão de Honra, elogiou-o como a Júlio César e foi o primeiro a apunhalá-lo como Brutus.

E, para terminar, o Sporting ainda tem um bombeiro que é incendiário. Jaime Marta Soares, que um mês antes de entrar nas listas de BdC elogiava Godinho Lopes e dizia que ele devia continuar, um tipo muito credível como veem, queria marcar uma AG que seria uma guerra civil com consequências trágicas. Bruno errou muito, sem dúvida, mas a corja subsiste e a memória continua curta no Sporting Clube de Portugal, infelizmente para tristeza dos adeptos, o emblema mais autofágico do Mundo.»

Rui Calafate tirou-me as palavras da boca. Para além do meu aplauso...

Nada mais tenho a acrescentar!...

Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:


  1. Luís Paixão Martins

    «Afinal aquele post motivacional de BdC no Facebook devia ter aparecido mais cedo.»

    ResponderEliminar
  2. E só não percebe isto..., quem não quer, porque não quer... ou quem quer fazer mal ao Sporting...

    Espero e desejo que BdC 'emende a mão' e ainda vá a tempo de ficar com a maioria do apoio leonino, que no meio da sua autofagia poderá muito bem, perder o discernimento de escolher bem, se isso vier a ser o caso... É que, não me parece que ninguém credível apareça neste momento... e o bando de hienas já aí anda... a pavonear-se..., ignóbil e hipocritamente para o assalto à caixa-forte...

    A vitória de ontem foi, mais ou menos uma vitória para eles... "Vêem como os jogadores deram o litro sem o presidente..." (e no final o resultado deu no mesmo, i.e., foi o melhor dos dois mundos para o inimigo... p.s. Nunca me lembro de tanto elogio a uma exibição do Sporting numa transmissão televisiva... Os homens até pareciam que queriam mesmo que o Sporting passasse... Porque seria...???)

    SAUDAÇÕES LEONINAS

    ResponderEliminar
  3. BC não andou bem em criticar os jogadores publicamente, devia te-lo feito no balneário (e pela "vontade" demonstrada nestes dois ultimos jogos - e a jogar desfalcados - parece que já o deveria ter feito há muito...)

    Mas na verdade muitos sportinguistas parecem mesmo ser autofágicos......e de memória curta...

    Aguardemos melhores dias (e a continuação da "vontade" da equipa...demonstrada nestes dois ultimos jogos...)

    SL

    ResponderEliminar