terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Nem que sejam precisos mais dois ou três anos de paciência!...


Sporting paga factura do insucesso a dobrar

«Recuperar 7 pontos ou 10 ou 12 é possível? Tudo é possível enquanto matematicamente não se tornar impossível. O que não vale a pena é continuarmos a alimentar a ideia de uma disputa de campeonato a três, quando um deles provou que não tem, para já, condições para se opor com êxito aos rivais – e atirou até a toalha ao chão. Refiro-me, obviamente, ao Sporting e ao conformismo de Jorge Jesus, que ao salientar, no final do clássico, o recurso a meia-dúzia de jogadores da formação, logo acrescentou: “Claro que isso paga-se…”

O problema é que se paga duas vezes, por não se ter optado no início da época por essa estratégia – com os riscos inerentes – e se ter dispensado os jovens talentos para acolher reforços tão imprestáveis como Douglas ou Petrovic, André ou Castaignos, para não falar na estranha insistência num tal Bruno Paulista.

Seria natural, e bom para o Sporting, que Bruno de Carvalho aproveitasse o próximo mandato para assumir de vez a aposta na formação, ainda que para isso seja necessário colocar mais dois ou três anos de paciência em cima dos já perdidos. A obsessão por ser campeão, dê por onde der, é o caldo perfeito da desgraça eterna: pelo dinheiro que se esbanja e pelo título que nunca mais chega.»
(Alexandre Pais, Quinta do careca, Blogs Record)


Confunde-me e surpreende-me a benevolência de Alexandre Pais! É que para não falar dos cinco que lembrou, ainda lhe faltou falar em Markovic e Meli e até, já agora, Elias!...

Mas, aqui entre nós e sem que JJ nos ouça, alguma razão o homem parece ter, naquilo que designa por "caldo perfeito da desgraça eterna"!...

Nem que sejam precisos mais dois ou três anos de paciência!...

Leoninamente,
Até à próxima

12 comentários:

  1. Alamo,
    Parece-me chegar a hora de acabar com um mito. "Que ao comprar jogadores emprestando as jovens promessas deixou de apostar na formacao".
    Nada mais errado. Com a lei que permite o emprestimo de ate 3 jogadores a cada equipa sem que possam jogar contra nos, matou as equipas b's, mas abriu as portas a Podences e Geraldes.
    Sairem da sua zona de conforto, saberem a diferenca nas estruturas, condicoes,em clubes cuja ambicao e a manutencao fe-los crescer como jogadores.
    Vejam como jogavam antes de sairem e agora..vejam!!
    JM por 40M€ fantastico, mas...quem tinhamos preparado para o substituir?? BOLA!!
    WC quase a sair, quem temos?? BOLA! Tinhamos 3,BP,Elias e Petrovic, mas TODOS FALHARAM!!
    JP estava e BEM a crescer no Belem e teve de voltar antes do tempo.
    Deixem-se de conversa da treta, a politica com os jovens esta certissima, o que temos e um scouting de trampa!!!
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito no que o meu amigo João Antunes pensa! O exemplo de JP poderá constituir um marco importante para o futuro. Veremos se JJ conseguirá maior evolução e utilização do que teria. Sou no entanto levado a pensar que o seu regresso terá sido ditado por uma necessidade circunstancial, face ao negócio irrecusável de Elias e à debilidade evidenciada pelos dois que acabaram por ser emprestados...

      Sobre o nosso "scouting" subscrevo inteiramente.

      SL

      Eliminar
  2. E se essa paciência estivesse a ser construída em cima de um campeonato e de um encaixe financeiro record... era tão mais difícil escrever textos de benevolência hipocrita que rapidamente será confirmada num texto... já a seguir...!!!

    SAUDAÇÕES LEONINAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Admito perfeitamente amigo ZE. Até porque, se bem me lembro, não seria caso virgem. Mas não terá sido esse o meu propósito ao trazer para aqui AP. Julgo que será um interessante motivo de reflexão e... nada mais. Continuo a pensar que uma boa reflexão, mesmo que sobre um mote absurdo, pode conduzir-nos a horizontes mais promissores...

      SL

      Eliminar
  3. Caros Amigos,penso que andamos todos enganados. Em Agosto passado íamos ganhar tudo.Em Dezembro íamos ganhar tudo ( em vez da Champions,era a conquista da Liga Europa). Em Janeiro íamos ganhar tudo em Portugal. Em Fevereiro não vamos ganhar nada. O discurso agora é - vamos apostar na formação e vamos ter paciência.
    Confesso-vos que estou descrente. Tenho a percepção que nestes últimos 2 anos andámos muito para trás. Sejamos REALISTAS, não temos dinheiro, estamos mal financeiramente, não temos tesouraria. Não nos iludamos. Se estivéssemos bem não teríamos pedido adiantado ( factoring ) o dinheiro da NOS cujo contrato só começa a vigorar daqui a 2 anos. Quando lá chegarmos que dinheiro terá o nosso Sporting?
    O contrato hoje celebrado com a Macron é mais um sinal dos nossos problemas de tesouraria. O contrato foi feito à pressa e por 4 anos. Foi um contrato celebrado quando estamos na mó de baixo.Foi um contrato tipo Montero ( 45 milhões de cláusula de recisão mas vendido por 5 milhões).
    Assusta-me o enorme investimento que o Sporting fez este ano, tanto no futebol como nas modalidades amadoras. Como o vamos pagar?
    Se mais uma vez não entramos na Champions , que dinheiro vamos ter para investir na próxima época? Dinheiro das vendas do Adrien e do William Carvalho? Eu prefiro vender o JJ!
    Caro Álamo, temo que não tenhamos hipótese de uma boa reflexão como sugere ( e bem ).
    SGL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apoiado.
      Ainda bem que há pessoas que têm a memória fresca.
      Parabéns António Abreu, pelo teu texto.
      Só mais uma pergunta. E as VMOC's?
      É que quando tivermos que pagá-las já o meu querido Sporting, o meu Sporting que aprendi a amar desde pequenino, infelizmente, deu em carvoaria - ardeu tudo. E nem um bombeiro que anda para lá aos trambolhões irá segurar o último móvel.
      Evitem a catástrofe, por favor, fds!

      Jubas

      Eliminar
    2. Cada um fala por si, eu não ando ENGANADA, força BdC....

      Eliminar
  4. E lembrar-me eu, que "todos estes problemas poderiam muito bem ter sido evitados"...
    Se há quatro anos não tivesse havido uma Direcção...
    "Que trouxe de volta" o Sporting...
    O que são as coisas...!

    SL

    ResponderEliminar
  5. Leoa Maria, minha felina,

    Quando deres conta já não há nada, nadinha.
    O Sporting é o Sporting. O Sporting não é o BdC.

    Jubas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aí está uma verdade em que estou de pleno acordo com o Jubas...
      O Sporting é o Sporting...!

      Eu e muitos sportinguistas estamos agradecidos a Bruno Carvalho...
      Por ter juntamente com a direcção a que presidu e o esforço de muitos sportinguistas...
      Evitado o desaparecimento deste Sporting de que ele e nós nos orgulhamos...

      Fez coisas erradas so longo da sua governação...?
      É claro que fez...

      Mas mesmo assim, eu e muitos sportinguistas vamos dizer-lhe...:
      Força Presidente... tem aqui os meus votos..
      Use-os oara a maior grande za do Sporting...

      Não ser esquecido... é uma boa virtude...

      Esta é a minha opinião...fique claro wue mesmo não concordando com a sua, a respeito...
      SL

      Eliminar
    2. "Quando deres conta já não há nada, nadinha".
      Oh jubas deixou-me a rir, acha mesmo que eu como gelados com a testa? Claro que o Sporting é o Sporting, nunca afirmei que o Sporting era BdC.
      Mas o Sporting precisa sempre de ser gerido por alguém com capacidade para tal, e BdC demonstrou ter essa capacidade, pelo menos no essencial, pensa que esqueço o que aconteceu, no antes BdC?, Se agora o clube está de boa saúde a BdC o deve, ou pensa que por causa dos resultados da equipa de futebol desta época, não terem sido os esperados, que vou pôr em causa o trabalho desta, direcção? Atrevo-me a dizer que se por qq obra dum "diabo" qq, for eleito o MR então aqui é que esta frase encaixa como uma luva, "quando deres conta já não há nada nadinha" o jubas e o seu candidato bem podem pregar, que a mim não me afecta "nadinha" pois como já disse não como gelados com a testa....
      SL

      Eliminar
    3. Leoa Maria, minha felina,

      Eu não sou apoiante de MR. De um ao outro venha o diabo e escolha.
      Se isto agora já está um desastre, com a vinda de outro pseudomessias a calamidade ainda seria maior.
      Eu sou partidário de uma gestão tipo Pereira Cristóvão, salvaguardando as devidas distâncias criminais em que ele se envolveu.
      Cara felina, não gosto sequer de gelados...
      As minhas desculpas de só agora ter respondido, mas só agora é que acabou o meu trabalho.

      Jubas

      Eliminar