sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Em remate, o vencedor foi... Bruno de Carvalho!...




Naturalmente que o debate da noite passada entre os dois candidatos à presidência do Sporting CP nas eleições de 4 de Março, permitiu ao sportinguista que sou, alinhar um conjunto alargado de conclusões muito pessoais que entendo dever levar ao conhecimento de quem me dá o privilégio da visita. Nesta condição direi:

1 - Competentíssima e inatacável a prestação do moderador Rui Miguel Mendonça, cuja conduta antes do debate foi, por evidente má fé, injustamente admitida por muitos como podendo vir a ter fortes probabilidades de não ser isenta.

2 - Um debato vivo, acutilante e duro de parte a parte, sem no entanto violar a fronteira que a grandeza do Sporting CP  e de todos os seus adeptos naturalmente exigia. 

3 - Prestação inteligentemente contida de Bruno de Carvalho que, sem rejeitar ir à luta nos sucessivos "assaltos" propostos pelo seu opositor neste combate, acabou por obrigar a que a decisão final "por pontos", resultasse da votação dos soberanos juizes apoiantes de cada uma das candidaturas: para os apoiantes de Lista A, o debate foi ganho por PMR, para os apoiantes da Lista B, BdC terá goleado o seu opositor. Exactamente o propósito flagrante do presidente em exercício, interessado na "bonança" que conseguiu alcançar.

4 - Pedro Madeira Rodrigues superou as minhas expectativas, pela desenvoltura e agressividade que me surpreenderam, mas acabou por confirmar a "verdura" que sempre se me afigurara desde o lançamento da sua candidatura: haverá uma série demasiado grande de lacunas no seu conhecimento sobre a missão a que se propôs, que nenhuma demagogia do mundo consegue disfarçar. Não me parece que tenha conseguido convencer um único sportinguista, para além dos seus apoiantes.

5 - Finalmente, o debate afigurou-se-me exactamente igual a um qualquer fármaco vulgarmente designado por placebo: nem fez bem, nem fez mal ao desfecho que todos adivinhamos!... 

Em remate, o vencedor foi... Bruno de Carvalho!...

Leoninamente,
Até á próxima

5 comentários:

  1. Respeito a sua opinião sobre o vencedor do debate, mas tenho opinião contrária, e considero a sua argumentação falaciosa.

    É perfeitamente leģítimo um sportinguista escolher um dos candidatos e anunciar a sua preferência publicamente. Também é legítimo um sportinguista fazer campanha acerrimamente desde a primeira hora contra o outro candidato.

    Mas não creio que seja legítimo afirmar que "... para os apoiantes da Lista A, o debate foi ganho por PMR, para os apoiantes da Lista B, BdC terá goleado o seu opositor". Em que dados se baseiam tal afirmação? Os sportinguistas foram consultados?

    Adicionalmente, quando afirma que PMR superou as suas expectativas pela desenvoltura e agressividade que o surpreenderam, revela que conhece mal PMR e que possivelmente algumas críticas que lhe tem dirigido são infundadas. Será que de surpresa em surpresa PMR poderá vir a ser um melhor presidente para o Sporting que BdC?

    Eu (também) não conheço bem PMR. E nunca apoiei a lista A. Mas considero que PMR venceu claramente o debate.

    Bem sei que as suas conclusões são pessoais, mas, insisto, expressões tipo "... não me parece que [PMR] tenha conseguido convencer um único sportinguista, para além dos seus apoiantes" fragilizam a sua argumentação a favor de BdC porque não passam de suposições sem verdadeira sustentação.

    E como dizia o outro, prognósticos só no fim ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao "anónimo das 06:47" direi que a falácia de que me acusa parece corresponder com exactidão às suas medidas! E nem precisarei de apresentar os argumentos: o seu comentário é elucidativo! Afinal, segundo a sua opinião, o debate também teve um vencedor e a sua argumentação em prol desse candidato não é nada frágil e vai muito para além da suposição...

      Ver o argueiro nos olhos dos outros e não reparar nos barrotes que tem à frente dos seus próprios olhos o que será?! Fica à responsabilidade da sua reflexão, se ousar ou for capaz de a fazer!...

      Eliminar
  2. Amigo Álamo, primeiro que tudo os meus parabéns a BdC pelo sangue frio que conseguiu manter, frente a alguém que passou os últimos quatro anos a denegri-lo.
    Qt ao debate no geral, se dúvidas houvessem sobre as verdadeiras intenções de MR, elas ficaram desfeitas, ao verificar-se que o seu projecto é: Destituir BdC e não trabalhar em prol do Sporting, para mim não foi qq surpresa pois já me tinha apercebido das verdadeiras intenções desta pessoa, há pelo menos uma certeza que tenho, BdC com todos os seus defeitos e erros é o presidente certo para o Sporting.
    Há algo que me surpreendeu, afinal MR decidiu ladrar mais, qd dizia que iria ladrar menos...

    ResponderEliminar
  3. A mim, BdC surpreendeu pelo autocontrole que demonstrou e não se apresentou com novas linhas programáticas, ao contrário do que eu esperava;

    PMR... bem, aquela do clube Naval ser uma piada mas a Câmara de Lisboa vai "aguentar" os custos, parece-me uma ideia peregrina - também serão piada as outras promessas feitas? As obras no Estádio, essas então são mesmo piadéticas. Uma coisa é certa: se PMR quiser dedicar-se à construção, ganhou já milhares de clientes, graças aos seus orçamentos...

    Olhando, hoje, para as 1ªs págs da pasquinagem e sendo fácil perceber a linha que tvês e respectivos comentadeiros vão seguir, creio bem que o dia 3 de Março e, até, no próprio dia das eleições, vai ser o ´"é fartar, vilanagem".

    ResponderEliminar
  4. A reflexão que ouso fazer é a seguinte:

    Cada sportinguista que acompanhou o debate tem a sua opinião sobre quem o ganhou, e possivelmente sobre qual dos candidatos deve ser o futuro presidente do Sporting. Ambas as questões são subjectivas e, repito, há que respeitar a opinião de cada sportinguista. A minha, por sinal, é bem diferente da opinião do Álamo (que respeito).

    Contudo, a argumentação do Álamo é falaciosa porque além de expressar a sua opinião pessoal sobre o vencedor do debate, acrescenta, por exemplo, que "... para os apoiantes de Lista A, o debate foi ganho por PMR, para os apoiantes da Lista B, BdC terá goleado o seu opositor". Mas como é que o Álamo sabe o que pensam os outros sportinguistas sobre quem ganhou o debate? Em que dados se baseia?

    "Fica à responsabilidade da sua reflexão, se ousar ou for capaz de a fazer!.."


    ResponderEliminar