segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Sporting pode ser feliz!...



Sporting pode ser feliz

"O Sporting tem um rumo, equipa, vontade, determinação e pode ser feliz ainda este ano. Bruno de Carvalho dá sinais de ter encaixado o princípio imperativo que diferencia a actuação de um presidente de um fervoroso adepto. O balneário lambeu as feridas, o treinador cerrou o grupo e assim, depois das típicas dores de parto, renasceu a motivação do leão.

Esta semana é tempo nuclear, pois no jogo entre grandes, FC Porto-Benfica, e em Londres, com o Chelsea, podem acontecer coisas bonitas para Alvalade. Se a estrelinha da sorte estiver com o Sporting, o campeonato pode encaminhar-se para o relançamento competitivo entre os três grandes e o acesso aos “oitavos” da Liga dos Campeões pode acontecer, neste último caso por mérito dos leões ou com a ajuda do outro par do grupo. Seguir na Champions será um feito extraordinário, de inveja.

A equipa cresce, mas sobretudo sente-se maturidade nos jogadores. E, muito importante, o banco tem qualidade, o que já garante substituições sem quebras da equipa e que, muitas vezes, têm sido a solução para jogos que estão intrincados. O último foi um bom exemplo disso: Carrillo entrou para a saída da grande estrela da equipa, Nani, e resolveu de forma portentosa uma partida que estava amarrada. O susto com a saída do homem capaz de resolver foi de duração curta, Carrillo encheu o estádio, marcou e deu a marcar. Resolveu.

Os comentadores são muito críticos em relação ao sector defensivo da equipa, sobretudo quanto aos centrais. Ora, a exigência melhora as coisas mas não se pode fazer Roma e Pavia num dia. Os dinheiros são o que são e o caminho faz-se andando no andamento que as pernas deixam. É de bom senso e da lógica que quando está lá a qualidade só jogando se evolui. Paulo Oliveira é uma das provas disso.

É bem melhor seguir um caminho sólido e estruturado, mesmo que os resultados não sejam cintilantes, que apostar em avanços e recuos como acontece com o rival encarnado. Sem dinheiro os vícios duram pouco."


Revejo-me nesta análise de Alberto do Rosário. Ainda ontem deixei por aqui transparecer um sentimento bem próximo, sem no entanto atingir a profundidade do texto deste leão.

Também eu venho notando que Bruno de Carvalho parece ter passado a usar a táctica da cobra: vai despindo lentamente a pele de adepto. Se não permitir a si próprio uma recaída, acho que poderá tornar-se num grande presidente. O raio da pele é que o tem tramado.

Depois, finalmente alguém começa a ver qualidade no banco leonino. Até há pouco era Rui Patrício e mais 10. Com a chegada de Nani e o despertar de meia dúzia de jovens promessas que, com Paulo Bento deportado, finalmente rechearam a nossa selecção, o quadro começou a mudar e agora, Rosário acaba por dizer o que há muito é o meu pensamento: "o banco tem qualidade"! Carrillo e Paulo Oliveira serão a prova disso e mais o que à frente se verá. Ai deuses o que aconteceria se Marco Silva tivesse um "irmão gémeo", para assumir o Sporting B! E quem diz um irmão de Marco Silva, até poderia falar em tantos outros "maluquinhos pela formação", que os há, felizmente, por aí...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Boas Álamo,

    concordo inteiramente contigo, temos presidente, temos equipa e temos futuro,

    abraço, SL

    aleixo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas, amigo Aleixo, ainda não teremos a paciência suficiente! E contra mim falo, porque desejaria que o futuro fosse já amanhã...

      Abraço e SL

      Eliminar