quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

E o central é... Tobias Figueiredo!...


E o central é... Tobias Figueiredo

"Marco Silva tem tido na organização defensiva o calcanhar de Aquiles da sua equipa. O veredicto, esse, é unânime e senta os defesas-centrais no banco dos réus. O treinador já experimentou de tudo um pouco. Maurício com Naby Sarr; Sarr com Paulo Oliveira; Oliveira com Maurício. O resultado foi quase sempre o mesmo: fraco. Cenário ideal, portanto, para introduzir Tobias Figueiredo na equação.

Ora, foi o que aconteceu em Guimarães, com Tobias a mostrar que está, aos 20 anos, em “ponto de rebuçado”, pronto para agarrar a oportunidade. Há um bom par de anos referenciado como uma das maiores promessas da Academia, só agora teve a oportunidade de se estrear oficialmente pela equipa principal. Apesar de gradual, o processo evolutivo de Tobias está repleto de avanços e recuos. Qualidade, nunca ninguém a negou; faltou-lhe, porém, acerto no capítulo disciplinar. Com efeito, foi a irregularidade apresentada neste último critério que atrasou a sua ascensão.

Com o mercado de Janeiro aí à porta, cabe a Tobias mostrar que, afinal, a SAD não precisa de ir longe para contratar um central capaz de resolver o problema. “É um atleta em quem acredito muito. Tem condições para vir a ser ‘o’ central do Sporting”, vaticinou Marco Silva, em Novembro. Será tamanha fé suficiente para embalar uma aposta efectiva em Tobias? A resposta pode surgir já no sábado, em pleno Estádio de Alvalade."
(António Adão Farias e João Lopes, in Record)

DADOS PESSOAIS
Nome: Tobias Pereira Figueiredo
Nacionalidade:  Portugal
Nascimento: 1994-02-02 (20 anos)
Naturalidade: Sátão -  Portugal
Posição: Defesa (Defesa Central) / Médio (Médio Defensivo)
Pé preferencial: Direito
Altura: 188 cm
Peso: 82 kg
Contrato:2019
Cláusula de rescisão: 45 milhões de euros
Percentagem do passe: 100% Sporting
Custo de aquisição: ZERO - Academia Sporting

Por culpas repartidas entre o jogador e Marco Silva, Tobias Figueiredo vinha sendo, de há muito, uma promessa adiada! Mas... o algodão não engana!...

Guimarães terá sido de novo berço! Desta vez de um valor seguro, com um futuro promissor, assim a mente ajude e a fortuna o acompanhe.

Se quiser triunfar como homem e atleta, a Tobias Figueiredo estarão a partir de agora, completa e incontornavelmente vedados os devaneios de juventude e os cómodos facilitismos que apenas conduzem ao fracasso. Porque quanto ao potencial, há muito que estamos conversados.

Tobias Figueiredo, sem pressas e ganâncias estúpidas, nunca deverá deixar de preservar e honrar o prato onde comeu e tomar como exemplo de trabalho e profissionalismo, quem percorreu caminho semelhante, até alcançar o lugar mais alto do futebol universal, quiçá para todo o sempre: CRISTIANO RONALDO!...

Muito juízo Tobias e que toda a sorte do mundo te acompanhe!...

Leoninamente,
Até à próxima 

4 comentários:

  1. Muita sorte para o Tobias! E por favor, que os sócios tenham paciência, porque ele não está com ritmo para a I Liga e vai demorar a adaptar-se.

    ResponderEliminar
  2. O problema de Tobias é ser um central direito...tal como Paulo Oliveira.
    Conseguirão harmonizar-se, complementar-se? Um bom problema, para um bom treinador.
    Fez muito bem a Tobias aquele "castigo" em Espanha, parece ter regressado mais maduro, como homem e como jogador. Do modo como tem evoluído nos Bês, temos aqui um central de topo: para além da presença física e da coragem, tem técnica e bom posicionamento.
    Boa sorte, Tobias.

    ResponderEliminar
  3. Desejo mta sorte ao Tobias, e aproveito para desejar ao amigo Álamo e a todos os sportinguistas que tal com eu, estão apenas interessados no bem do nosso clube, um ano novo cheio das maiores venturas, e que o bom senso se sobreponha a tudo, gerando um saudável entendimento entre as partes ( Bruno vs Marco)...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado querida amiga Leoa Maria, e que os seus desjos se cumpram!...

      Grande abraço e SL

      Eliminar