quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

A coisa aqui 'tá preta !!!...



Se alguma coisa tem a mais remota hipótese de dar errado, certamente dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível. E se algo pelo meio puder dar certo, tem grandes chances de acabar por dar errado também.

O criador desta teoria do caos, terá sido o capitão da Força Aérea americana, Edward Murphy que, ironicamente,  acabaria por ser a primeira vítima conhecida da sua própria lei.

Hoje, no estádio Aurélio Pereira, o Sporting B acabou por dar mais uma poderosa contribuição para a demonstração inequívoca de tão perversa lei, em todas as suas mais que estranhas e premonitórias nuances.

Como habitualmente, a equipa entrou em campo em profunda letargia e desconcentração. E ainda a primeira parte não ia a meio, já os insulares souberam passar para a frente do marcador, com a defesa leonina a "passar pelas brasas".

Pouco minutos depois, Fokobo, nervoso e faltoso desde o início, coleccionou o segundo amarelo e foi expulso.

Ironicamente, foi com apenas 10 elementos em campo que o Sporting reagiu e começou a controlar o jogo e aproximar-se com mais perigo da grande área adversária.

Veio a segunda parte e o domínio dos leões acentuou-se, até que quase a chegar à hora de jogo, o Sporting ganha um pénalti. E todo o mundo viu a sombra do major Murphy colocar-se atrás da baliza madeirense. E Ricardo Esgaio acabaria mesmo por falhar a grande penalidade. Ele, que tão raramente comete esse desperdício supremo do futebol.

Até final, muito anti-jogo dos rapazes comandados pela "ratazana" do Vitor Oliveira, muito coração dos leões e pouca, muito pouca razão, muito pouca inteligência, muito pouco futebol...

E o drama acentua-se: 6 jogos sem ganhar e sem marcar, 16º lugar na tabela e com tendência para baixar, se o D. Aves amanhã ultrapassar em casa o Benfica B, 3 pontos apenas acima da linha vermelha da descida e um futebol pobre, executado por quem já vimos de forma exuberante e plena de serenidade e confiança, espalhar riqueza e beleza pelos relvados do país e um calendário de arrepiar até final da primeira volta: Oriental (fora); Porto B (casa); V. Guimarães B (fora); Benfica B (casa); e Marítimo B, último da tabela (fora)!...

E João de Deus, confuso, abúlico e descrente, com um medalhão que lhe cobre o peito, exibindo o retrato do major aviador americano.

Nós, sportinguistas, cá continuamos tentando exorcisar tal "fado", mas cada um a confessar aos seus botões que...


A coisa aqui 'tá preta!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

5 comentários:

  1. Vi o jogo (Sporting Tv) e fiquei desolado. É certo, a equipa jogou melhor quando tinha menos um jogador. Mas, num jogo que seria sempre equilibrado, fazer a revira-volta jogando apenas com 10? E com 60 mnt de jogo pela frente? Seria muito, muito, difícil...e só por acaso (?) não aconteceu, em duas ocasiões: numa, Esgaio não concretizou (atenção, não digo falhou!) um penalti, com mérito inteiro para o GR do União;; na outra, Cissé...fez o habitual, ou seja, não acertou (acho que só acerta com a baliza quando falha). No entanto, há que dizê-lo, Cissé até foi dos mais esforçados, mas ele não é segundo avançado, não pode..se andar por ali a criar jogadas que, depois, teria que ser ele a concluir...se estivesse na sua posição.

    Uma nota para João de Deus: escrevi algures em Leoninamente, quando chegou ao Sporting, que tinha dele a ideia de que sabia pôr uma equipa a defender. Tinha sido assim na Oliveirense, valendo-se de 5 ou 6 torres que a equipa tinha e os adversários não tinham e nada melhorou no Gil Vicente porque... a equipa é o espelho do Fiuza.
    Do meu ponto de vista, quem aconselhou João de Deus ao Sporting, enganou-se.
    Quem, no Sporting, aceitou a sua contratação ou se enganou ou foi enganado.
    Mas hoje estava o estado-maior do Clube a assistir ao jogo e deverão ter-se percebido do que os jovens Bês precisam -para além de moral e de um valentíssimo berro, um murro a rachar a mesa.!!!
    Por isso, concordo, a coisa tá preta. Mas tem solução. Se calhar, irá ser a pior e mais criticável de todas. Mas...terá que ser. Os jogadores não podem andar uma época sem eira nem beira, descrentes, parecendo que desaprenderam as noções básicas do futebol. E nós somos óptimos a formar jogadores, porra!
    Epá, que se passa? O Esgaio falha passes sem conta, nem sabe se ataca, se defende; o Wallison, falha passes; o Gauld, que tanto prometia...pffff; o Podence, desaprendeu com os A's? O Tobias...mais vale nem comentar e do Fokobo, nem falo, é melhor, ele é semana sim, semana sim a asneirar.
    Se há coisa que não falta a um sportinguista, é a fé. E eu continuo com fé...apesar de tudo!
    SL, amigo Álamo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas ouça bem o que lhe digo, amigo Liondamaia, olhe que carregadinhos de fé, ainda descemos de divisão! Já falta pouco! Repare no V. Gimarães, depois de ir dar uma volta lá abaixo, parece ter aprendido...

      Não sei se falta um murro de partir mesas, se um berro de ensurdecer, se um balde de água gelada!... O que sei é que... a coisa 'tá mê'mo preta!...

      SL

      Eliminar
  2. Se bem percebi o nosso comentador, esta tarde estavam a assistir ao jogo os "altos comandos", inclusive Aurélio Pereira.
    Temos pela frente meia dúzia de jogos da 1ª volta, alguns (deveria dizer TODOS!!!) perfeitamente ao nosso alcance.
    E temos toda a 2 ª volta, esta já depois de Janeiro...
    E a maior parte destes jogadores vai ter a Taça da Liga...
    Co'os diabos, não são razões suficientes para que uns dêem o murro na mesa e outros dêem corda às botas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai amigo Liondamaia, é muita areia para a minha "camioneta verde", compreender aquilo a que estamos a assistir! Se lá estiveram todos os "altos comandos", tiveram uma excelente oportunidade para começar a elaborar a lista de dispensas para Junho!...

      Agora a sério, não sei por quanto tempo mais o BdC vai aguentar esta "bamuchata"?! Cheira-me a que virá por aí trovoada muito brevemente...

      SL

      Eliminar
  3. Pois, eu vi os jogo a espaços, por isso não vi de todo, mas o que me interessa é o resultado. Os números são um desastre e é lógico que algo de mau se passa. Na minha opinião a raiz do problema é o equívoco em torno da equipa B. Fazer contratações para a equipa B, ou enfiar na segunda equipa os jogadores que não se afirmam no plantel principal, estraga tudo. Estraga o ambiente e dificulta o trabalho do treinador da equipa B.

    Já disse que o maior erro de Bruno de Carvalho desde que chegou ao Sporting tinha estado aqui e em particular no modo como tratou o Oceano. O Oceano era empregado do Sporting, não era funcionário da anterior direcção. Não sei quanto ele ganhava, nem me interessa, só sei que não se pode tratar mal as pessoas por ganharem mais do que esta direcção acha que o clube podia pagar, porque eles ganhavam o que o clube lhes pagava, e se calhar nós fazíamos a mesma coisa. Não são os funcionários que têm de negociar por baixo, é o clube que tem de saber os seus limites. E por isso com este fundamentalismo perdeu-se um bom treinador e a equipa B foi sempre a cair, começando com o Dominguez já no tempo da outra direcção.

    Vamos a ver se para não se reconhecer um erro, acabam com a equipa B. Oxalá que não. Nada está perdido, há jogadores que chegam e sobram para voltar aos lugares cimeiros da II Liga, mas esta é uma equipa mal orientada e sem motivação alguma. Enquanto não se conseguir corrigir isto, não vamos melhorar.

    ResponderEliminar